Antigua Bodega Stagnari

Bodega Stagnari

Localizada em Canelones, a cerca de 25km do centro de Montevidéu, considero esta uma das melhores vinícolas para se visitar no Uruguai. Não se assuste no caminho, os últimos quilômetros são por uma estrada de terra, você está na direção correta e em breve as placas de indicação surgirão.

Construída em 1928, a Antigua Bodega Stagnari é administrada por Virginia Stagnari e seus filhos Carlos e Mariana, e conta com o trabalho da reconhecida enóloga Laura Casella – que deu a cara atual dos vinhos da charmosa bodega. A maior parte da produção é dedicada a vinhos de mesa, e a parte dedicada a vinhos finos (executada com maestria, diga-se de passagem), é focada principalmente nos vinhos produzidos com as uvas Tannat e Merlot.

Bogeda 3

Na visita, além do passeio pelas instalações da vinícola, pode-se optar pelas degustações: Clássica, Essencial e Premium e o valor varia entre 35 e 70 dólares. Todas as opções são acompanhadas de tábua de frios e queijos.

Na minha opinião, a vinícola tem três dos melhores vinhos do Uruguai: Osiris Merlot, Osiris Tannat e o fantástico Il Nero, recentemente eleito o melhor vinho em duas confrarias com degustação às cegas, mesmo com concorrentes mais renomados e caros.

Bogeda 2

Nossa opção foi pela degustação Premium (USD70) que conta com os vinhos apresentados na sequência:

Prima Donna Sauvignon Blanc 2015 – O vinho de abertura da degustação, fermentado exclusivamente em tanques de aço inox, bastante cítrico com abacaxi e limão, tanto no aroma quanto no paladar. Tem boa acidez e final mineral.

Mburucuya Assemblage Collection 2015 – O nome é originário de uma flor autóctone. Trata-se de um pentavarietal (40% Cabernet Franc, 30% Syrah, 10% Tannat, 10% Merlot e 10% Sangiovese). O vinho não passa por carvalho, tem notas bastante minerais no olfato e paladar. Proposta interessante mas não exatamente o meu perfil de vinho.

Osiris Reserva Merlot 2007 – Dos que já provei, o melhor Merlot do Uruguai. Passa 15 meses em barricas de carvalho americano, e tem uma complexidade aromática notável. O paladar é frutado com ótimo equilíbrio e final bastante persistente.

Il Nero Tannat 2009Esse não faz parte da degustação, mas tivemos a oportunidade de degustar. Um vinho de baixíssima produção, 100% Tannat, uvas provenientes do vinhedo de Santa Lúcia. Envelhece por 36 meses em carvalho francês e americano de primeiro e segundo uso, e mais 30 meses em garrafa antes de ir ao mercado. Aromas expressivos principalmente em frutas negras. Em boca é estruturado e volumoso com final potente e equilibrado.

Bogeda 4

13 comentários em “Antigua Bodega Stagnari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s