O Peru é um país de arraigada tradição e de passado indígena, mas também fortemente ligado aos costumes impostos pelos conquistadores espanhóis, que chegaram à região na primeira metade do século 16. Essa mistura de culturas deixou em seu vasto território monumentos históricos, igrejas e sítios arqueológicos. A natureza também não deixa por menos: aqui, há belas florestas, desertos e cordilheiras nevadas.


Obviamente que o principal foco de quem vai fazer turismo no Peru é conhecer o que está exposto acima, mas também há espaço para separar ao menos um dia e dedicá-lo ao enoturismo. Há grandes e pequenas vinícolas e em cada uma delas o enófilo tem a oportunidade de realizar degustações de vinhos e pisco. Também pode-se comprar diretamente dos produtores. O período ideal para essas visitas é a época da colheita da uva, entre o final de fevereiro e o início de abril.
A qualidade dos vinhos ainda é um pouco inferior aos dos vizinhos da América do Sul, mas com os regulares investimentos em tecnologia de produção da indústria peruana, vem melhorando significativamente, e já existem bons rótulos para degustar.
Duas vinícolas são bastante destacadas no cenário de enoturismo: a Viñas Queirolo, que produz a marca Intipalka e a Bodega Tacama, que na minha opinião produz o melhor vinho peruano, o Don Manuel Tannat.
Viñas Queirolo – Localizada a 300 quilômetros ao sul de Lima, no Vale Ica, conta também com o Hotel Viñas Queirolo em sua estrutura turística. Esse que é o único hotel situado em meio a uma vinícola no Peru. Com essa proposta, eles se tornaram a primeira vinícola no Peru a oferecer aos visitantes uma experiência abrangente com vinificação e pisco, com estadia incluída. O hotel tem uma ocupação de 90% ao ano.
O visitante primeiro caminha pelos vinhedos e instalações da vinícola, depois produz o vinho de forma artesanal e, por fim, experimenta a experiência de harmonização com a cozinha peruana.
Bodega Tacama – Localizada também no Vale Ica, a vinícola oferece quatro opções de tours para visitação. Como o custo é relativamente baixo, indico o Tour Don Manuel, que inclui a visita às instalações, a degustação dos vinhos de alta gama, como o Don Manuel, descrito abaixo, e uma tábua de queijos para acompanhar. O tour sai por pouco mais de R$100 (135 soles). Também é possível almoçar no novo restaurante da bodega, o Tambo de Tacama.


Don Manuel Tannat 2012 – Foi o melhor dos vinhos peruanos que provei (não são muitos). Este 100% Tannat passa 12 meses em carvalho francês e 6 meses em garrafa antes de ser destinado ao mercado. Aromas de frutas negras maduras, baunilha e chocolate. Em boca tem boa estrutura e volume com aportes minerais. Final de média persistência.

Excelente matéria xará
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sitta, quando estive em Lima nos serviram um vinho Intipalka, não lembro qual deles, não agradou muito, tanto que não animei pra trazer. Esse Don Manuel não conheci, anotado.
Parabéns pela matéria!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Concordo! Tomei esse e outros lá…até trouxe um desse… região vinícola deles próximo as linhas de Nazca ponto turístico muito interessante do Peru.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que interessante Sitta. Novidade para mim os novos vinhos peruanos. Os que conhecia não valeram a prova!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gostei bastante do post Sitta!! Tô com um vinho peruano em casa, deu até vontade de abrí-lo !!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sitta, estive recentemente no Peru, por breve momento, 4 dias, e confesso que não tive tempo de dar atenção ao Enoturismo. Mas teimosamente, insisti em cada restaurante que ia. Os vinhos da Intipalka não me agradaram muito, nem o N1, top da vinicola. O que mais me agradou foi da Tacama, o Seleccion Especial, que é um corte de Petit Verdot e Tannat – mas realmente na da excepcional. Faltou provar o Don Manuel… Quem sabe na próxima. Lindas imagens no post, parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amigos. A Tacama também tem o Don Manuel Petit Verdot. Não tive a oportunidade de provar mas as referências indicam ser tão bom quanto o Tannat. Saúde a todos !!
CurtirCurtir
Boa dica meu amigo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns, bela postagem….
CurtirCurtido por 1 pessoa
Interessante postagem e ótima dica! Parabéns, Sitta!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Post bem bacana, realmente uma novidade! Valeu por nos apresentar novas fronteiras do vinho!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nice post, makes we wanna go for another wine tour in S-A.
Abroço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Hi Ed. Hope to see you soon here my friend.
CurtirCurtir
Rodrigo obrigado pela informação , muito útil para nossa viagem para Peru !!! grande abraço e obrigado por todo o que faz pelo mundo do vinho !!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ótima matéria!! Indo pro Peru agora em março e já com suas dicas! Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sitta, um vinho muito interessante do Peru é o Quebrada de Ihuanco, feito com a uva Quebranta, utilizada no Pisco. Esse vinho é uma parceria entre vinícola e restaurante CENTRAL, sendo o único local possível de encontrar / tomar (150 soles a garrafa para levar). Abraços!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Valeu pela dica. Vou procurar
CurtirCurtir