Pizza e Vinho – Dia da Pizza na Sacada Pizzaria

Como bom descendente de italianos, nascido e criado no bairro da Mooca, em São Paulo, um dos redutos mais tradicionais dos imigrantes da Bota, sou apaixonado pela combinação vinho e pizza.  Desde muito pequeno, aprendi com meu avô, que foi proprietário de uma indústria de massas, essa maravilhosa dupla.

Conforme o site Mundo Estranho, seus criadores foram mesmo os italianos. Mas existem várias hipóteses para explicar a chegada do ancestral da pizza à Itália. A principal delas conta que, três séculos antes de Cristo, os fenícios costumavam acrescentar ao pão coberturas de carne e cebola. Só que o pão deles era parecido com o pão sírio, redondo e chato como um disco. A mistura também foi adotada pelos turcos, que preferiam cobertura à base de carne de carneiro e iogurte fresco. Durante as Cruzadas, no século 11, o pão turco foi levado para o porto italiano de Nápoles. Os napolitanos tomaram gosto pelo petisco e foram aperfeiçoando-o com trigo de boa qualidade para a massa e coberturas variadas, especialmente queijo. Nascia, então, a pizza quase como a conhecemos hoje. Faltava só o tomate, introduzido na Itália no século 16, vindo da América, e incorporado como ingrediente tão básico quanto o queijo.

Obviamente, quando chegou ao Brasil foram, ao passar do tempo, inseridas diferentes coberturas, desde as tradicionais até as mais inusitadas. Já vi, por exemplo, em uma pizzaria no Rio Grande do Sul, coberturas como estrogonofe e sorvete.

E se temos os mais diferentes tipos de cobertura, também podemos variar nos vinhos escolhidos para harmonizar com a pizza. Nesse caso eu costumo manter uma certa tradição, um bom vinho italiano Sangiovese (Chianti), com seus taninos leves e boa acidez, combina bem com o molho de tomates e com perfeição às tradicionais margherita e mozzarella. Para as pizzas de calabresa ou portuguesa (embutidos) eu prefiro um Cabernet Sauvignon do Novo Mundo, com um pouco mais de taninos, que combinarão bem com os sabores mais intensos.

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho no Brasil, desde 1985.

A Sacada Pizzaria, uma das mais tradicionais da Mooca, realizou um evento para comemorar a data. Esse jantar contou com a presença de diversos jornalistas, como Luciano Faccioli e Paulo Grega, do R7, blogueiros como Marcus Frediani, do Crazy Kiwi, Carmem Guaresemin, do E De Repente 50 e Eduardo Abbas, do TV Borracha Blog, além de representantes de associações locais, como o presidente do Clube Atlético Juventus, sr. Domingos Sanches, e a assessora de imprensa do clube, Cristina Strutz.

Os vinhos para a ocasião foram escolhidos pela patrocinadora do evento, a vinícola Don Guerino, da Serra Gaúcha:

Sinais Cabernet Sauvignon 2014 – 100 % Cabernet Sauvignon, elaboração sem passagem por carvalho. Vinho jovem, de cor vermelho profundo, com aromas de frutas vermelhas e pimenta. Em boca tem médio corpo e médio equilíbrio com notas de ameixas e framboesas. Um vinho interessante para os iniciantes.

Sinais Vinho

Sinais Merlot 2014 – 100% Merlot e também sem passagem em carvalho, aromas de cerejas e amoras, médio equilíbrio e final frutado.

Sinais Merlot

Serviço: Sacada Pizzaria – R. Cel. Joviniano Brandão, 59 – Mooca
Whatsapp: (11) 99624-9393   Tel: (11) 2639-6846 / 2028-0722 / 2028-0798

4 comentários em “Pizza e Vinho – Dia da Pizza na Sacada Pizzaria

  1. Pizza e vinho! Não tem como errar! Interessante essa iniciativa com a Don Guerino. Eu particularmente gosto dos vinhos deles, leves, simples e frutados. E pizza em São Paulo então, nem se fala! Um abraço Rodrigo

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário