No dia 02, desse mês de agosto, tive a oportunidade de visitar novamente a vinícola Família Deicas (Estabelecimento Juanicó) localizado em Canelones no Uruguai. Entretanto dessa vez a visita foi mais especial pois estive em companhia do meu amigo Gustavo Ortega, que é atualmente o número 1 do ranking do aplicativo Vivino naquele país. Gustavo é arquiteto e foi o responsável pela reforma de parte do prédio além de ter como hobby os vinhos e por isso se formou Sommelier profissional.
Gustavo foi o responsável pela reconstrução da Cava após o furacão de 2002 quando tudo o que estava ao nível do solo praticamente entrou em colapso. Sua reconstrução foi em tempo recorde e durou 49 dias, visando atender os compromissos programados na vinícola com representantes de países da América do Sul.
Para tornar a visita ainda mais especial, fomos recebidos por Fernando Deicas e seu filho Santiago Deicas, duas das três gerações que dirigem atualmente a vinícola.
Da esquerda para direita: Gustavo Ortega, Fernando Deicas, Rodrigo e Mabel Sitta e Santiago Deicas.
Em 1979, Juan Carlos Deicas, fundou o Establecimiento Juanicó, que hoje em dia é uma das principais vinícolas do Uruguai. Antes de ser propriedade da Família Deicas, as terras do Establecimiento Juanicó passaram por diferentes donos.
Porém, a grande mudança produziu-se recentemente, quando Fernando Deicas – nascido em 1961 e formado em Engenharia Química em 1987 – assumiu o controle da vinícola no começo dos anos 80. Com uma nova visão e uma grande mudança de mentalidade, a família Deicas incorporou novas tecnologias e fez um forte investimento industrial para enfrentar novos desafios e assim abrir as portas do novo mundo para a vinícola.
As novas gerações têm contribuído com outras visões e enfoques mais modernos e internacionais. Santiago Deicas, o filho mais velho e representante da terceira geração da família Deicas, hoje está com 27 anos e desde seus 14 anos participa de feiras no exterior, assessorando-se com peritos internacionais, realizando continuamente viagens a França e outros países de longa tradição na produção de vinhos.
Santiago, foi nomeado Coordenador de Diretoria da vinícola em 2011 e em 2013 formou-se em Engenharia de Alimentos.
Em 2010, a vinícola decidiu separar a produção de certos vinhos especiais e nasceu então a vinícola Premium Família Deicas. Esta vinícola fica em Progreso, Canelones, e o ícone dela é um casarão antigo conhecido pelo nome de Domaine Castelar.
Este casarão foi construído pelo Dr. Cándido Juanicó, filho do proprietário dessas terras entre 1845 e 1850. Foi restaurado e remodelado pela Família Deicas, tarefa que levou aproximadamente 4 anos. Atualmente a casa possui dois andares, uma cave subterrânea com condições para a criação de vinhos premium da vinícola, e além disso está cercada de um entorno verde natural, com plantações de vinhedos e oliveiras, que o tornam um lugar de uma beleza peculiar.
Atualmente são fermentados 6 milhões de litros por ano, o que representa quase 15% da produção de vinhos no Uruguai. A vinícola possui grandes pipetas de concreto para fermentação de vinhos com capacidades para até 150.000 litros. Recentemente Paul Hobbs, um dos mais famosos enólogos do mundo e proprietário de vinícolas em diversos países prestou assessoria para a Família Deicas.
Durante minha visita tive a oportunidade de conhecer todas as instalações da vinícola, e fiquei particularmente encantado com a cava e com a sala de barricas. Almoçamos com vinhos especialmente selecionados por Fernando Deicas, diretamente de adega privada da família. Os vinhos escolhidos estão destacados a seguir:
Prelúdio Barrel Select Branco 2016: Na minha opinião, de todos que provei, é sem dúvida o melhor vinho branco da América do Sul. Um vinho sublime, nessa safra 100% Chardonnay barricado por 11 meses em carvalho francês. De cor dourada, aromas de banana, baunilha, mel e amêndoas. Em boca é um primor de equilíbrio com notas de baunilha e final com notas amanteigadas. Um vinho encantador.
Don Pascual Edicion Limitada Single Barrel 2006: Todas as 256 garrafas desse lote pertencem ao mesmo barril de carvalho. Por superstição de Fernando Deicas, como estávamos em cinco pessoas, escolheu a garrafa número 5 do lote. Absolutamente no auge, ofuscou o Cru Garage. Após o estágio em carvalho é engarrafado sem filtragem. Cor vermelho sangue, aromas de frutas maduras, café, chocolate, tabaco e couro. Em boca é potente com taninos marcados e bem pronunciados, notas de cacau e ameixas pretas e final longo e muito prazeroso. Um vinho 5 estrelas.
Familia Deicas 1º Cru Garage Tannat 2000: O vinho que deu origem ao fantástico Máximo Deicas, esse 100% Tannat passa até 24 meses em carvalho francês de 1º uso e que apesar de já ter quase 20 ainda vai muito longe. Um vinho equilibrado e elegante com aromas e sabores de frutas negras e café. Final longo e aveludado.
Licor de Tannat Familia Deicas 2015: Este Tannat Licor é o primeiro a ser produzido no Uruguai a partir das uvas Tannat através do processo utilizado na produção dos Porto Vintage. Ele foi desenvolvido pela terceira geração da Deicas, Santiago e Fernando Deicas (filho), quando tinham 15 e 13 de idade, respectivamente. Um excelente vinho de sobremesa perfeito para acompanhar o trio de doces de leite servido no almoço (sorvete, panqueca e bombom).
Opções de visitas
A vinícola está aberta a visitas e possui quatro opções que devem ser reservadas com antecedência, duas para visita às instalações e degustação de vinhos e outras duas onde inclui-se o almoço. O preços abaixo são por pessoa.
Experiencia Puro Carácter: 30 dólares.
Degustação dos vinhos da linha Don Pascual, desde a linha varietal até a edição limitada acompanhada de uma tábua de frios e queijos e da degustação do azeite extra virgem Família Deicas.
Experiencia Premium Select: 60 dólares.
Neste caso a degustação inclui os 5 principais vinhos da casa, incluindo o Espumante Nature Castelar, a linha Atlantico Sur Single Vineyard, Preludio, Massimo Deicas Tannat e Tannat Licor acompanhada de uma tábua de frios e queijos e da degustação do azeite extra virgem Família Deicas.
Menú con Carácter: 65 dólares
Almoço de três passos e degustação dos vinhos da linha Don Pascual.
Experiencia Gourmet Familia Deicas: 110 dólares.
Almoço de 5 passos com a degustação dos 5 principais vinos da casa.
Experiência fantástica xará. Parabéns pelo post.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que satisfação, Rodrigo! Essa é uma vinícola impressionante, de gente talentosa e muito competente. Parabéns, pelo texto bem redigido de novo. Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Grande experiência Sitta! Além da vinícola e seus vinhos serem incríveis, a companhia realmente agregou ao momento.
Grande abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sitta, é um privilégio ler seus posts! É quase como se viajássemos contigo. Parabéns por transmitir tanta vivacidade nos comentários. Forte abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sitta, que experiência maravilhosa. Obrigado por compartilhar conosco. A matéria está muito bem feita. Forte abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fantástico Sitta…já havia degustado o Familia Deicas 1° Cru Garage Tannat 2000 e o achei espetacular. Agora com esta belíssima matéria vou atrás de outros da Familia!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Maravilha Sitta!!! Esse lugar realmente é incrível!!! Ótimo texto.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Otimo texto, expressou muito bem a grandiosidade da Deicas. E só posso reafirmar o quanto é bom a experiência Gourmet.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Realmente. E os vinhos são fora de série. Saúde
CurtirCurtir
Maravilha! Parabéns pelo post!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Grande matéria, Sitta! Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Rodrigo, obrigado, mais um excelente post!!! Parabéns !! Mês que vem, estarei lá, e vou comprovar Tdo isso! Gde abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sitta, novamente grato pelo convite para participar desse almoço, mas minha programação estava muito apertada. A Deicas eu comparo à Tondonia da Espanha, porque seus brancos são simplesmente extraordinários e os tintos não ficam atrás.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que beleza, Rodrigo! Tenho que ir lá de carro e voltar com o porta-malas cheio! Bela matéria. Um abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Un gusto realmente haber compartido contigo y Mabel la visita. Que se repita!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gustavo. Muito obrigado pela atenção e pela recepção na Deicas. Abraços
CurtirCurtir
Excelente Matéria Rodrigo Parabéns m
CurtirCurtido por 1 pessoa
Viajo contigo quando leio suas matérias, muito bom.Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bom post Sitta. Parabéns!!! Deu vontade de visitar o Uruguai e a vinicola.
Abs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Como sempre, excelente texto, parabéns
Abs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ontem estive na Deicas com minha esposa e pudemos comprovar tudo o que vc falou Rodrigo!! Realmente, os vinhos são maravilhosos, provamos o menu de 5 passos, vale muito a pena devido aos vinhos que são servidos, ainda provamos o Preludio Branco que não estava na lista. E para completar o almoço ainda conhecemos Gustavo Ortega que também estava almoçando lá e lhe mandou um abraço!! Parabens pelas dicas, tudo muito válido! Abrx
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bacana demais amigo. Essa bodega é incrível e o Gustavo um cara nota 10
CurtirCurtir
Sim, exatamente!! Comprovei tudo isso!! Obrigado pela força
CurtirCurtido por 1 pessoa
Há 5 anos, em Montevidéo, com minha mulher, fui a Casa Violeta para um jantar. Lá tive o prazer de degustar um Prelúdio 2006 – lote 5, (só restavam 4 garrafas) sugerido pelo gentil e competente Gerente/ Sommelier Alejandro. Nectar dos Deuses. Por razões outras não tive a oportunidade de conhecer a Família Deicas. Pena. Espero, ainda este ano, depois da “loucura” dessa pandemia, retornar. Inesquecível experiência.
CurtirCurtido por 1 pessoa
O Prelúdio é um dos melhores vinhos uruguaios que já provei. Ainda mais nas safras antigas
CurtirCurtir