Família Deicas

No dia 02, desse mês de agosto, tive a oportunidade de visitar novamente a vinícola Família Deicas (Estabelecimento Juanicó) localizado em Canelones no Uruguai. Entretanto dessa vez a visita foi mais especial pois estive em companhia do meu amigo Gustavo Ortega, que é atualmente o número 1 do ranking do aplicativo Vivino naquele país. Gustavo é arquiteto e foi o responsável pela reforma de parte do prédio além de ter como hobby os vinhos e por isso se formou Sommelier profissional.

Gustavo foi o responsável pela reconstrução da Cava após o furacão de 2002 quando tudo o que estava ao nível do solo praticamente entrou em colapso. Sua reconstrução foi em tempo recorde e durou 49 dias, visando atender os compromissos programados na vinícola com representantes de países da América do Sul.

Para tornar a visita ainda mais especial, fomos recebidos por Fernando Deicas e seu filho Santiago Deicas, duas das três gerações que dirigem atualmente a vinícola.

AllDa esquerda para direita: Gustavo Ortega, Fernando Deicas, Rodrigo e Mabel Sitta e Santiago Deicas. 

Em 1979, Juan Carlos Deicas, fundou o Establecimiento Juanicó, que hoje em dia é uma das principais vinícolas do Uruguai. Antes de ser propriedade da Família Deicas, as terras do Establecimiento Juanicó passaram por diferentes donos.

Porém, a grande mudança produziu-se recentemente, quando Fernando Deicas – nascido em 1961 e formado em Engenharia Química em 1987 – assumiu o controle da vinícola no começo dos anos 80.  Com uma nova visão e uma grande mudança de mentalidade, a família Deicas incorporou novas tecnologias e fez um forte investimento industrial para enfrentar novos desafios e assim abrir as portas do novo mundo para a vinícola.

As novas gerações têm contribuído com outras visões e enfoques mais modernos e internacionais.  Santiago Deicas, o filho mais velho e representante da terceira geração da família Deicas, hoje está com 27 anos e desde seus 14 anos participa de feiras no exterior, assessorando-se com peritos internacionais, realizando continuamente viagens a França e outros países de longa tradição na produção de vinhos.

Santiago, foi nomeado Coordenador de Diretoria da vinícola em 2011 e em 2013 formou-se em Engenharia de Alimentos.

Em 2010, a vinícola decidiu separar a produção de certos vinhos especiais e nasceu então a vinícola Premium Família Deicas.  Esta vinícola fica em Progreso, Canelones, e o ícone dela é um casarão antigo conhecido pelo nome de Domaine Castelar.

Este casarão foi construído pelo Dr. Cándido Juanicó, filho do proprietário dessas terras entre 1845 e 1850. Foi restaurado e remodelado pela Família Deicas, tarefa que levou aproximadamente 4 anos.  Atualmente a casa possui dois andares, uma cave subterrânea com condições para a criação de vinhos premium da vinícola, e além disso está cercada de um entorno verde natural, com plantações de vinhedos e oliveiras, que o tornam um lugar de uma beleza peculiar.

 

Atualmente são fermentados 6 milhões de litros por ano, o que representa quase 15% da produção de vinhos no Uruguai. A vinícola possui grandes pipetas de concreto para fermentação de vinhos com capacidades para até 150.000 litros. Recentemente Paul Hobbs, um dos mais famosos enólogos do mundo e proprietário de vinícolas em diversos países prestou assessoria para a Família Deicas.

Durante minha visita tive a oportunidade de conhecer todas as instalações da vinícola, e fiquei particularmente encantado com a cava e com a sala de barricas. Almoçamos com vinhos especialmente selecionados por Fernando Deicas, diretamente de adega privada da família. Os vinhos escolhidos estão destacados a seguir:

Prelúdio Barrel Select Branco 2016: Na minha opinião, de todos que provei, é sem dúvida o melhor vinho branco da América do Sul. Um vinho sublime, nessa safra 100% Chardonnay barricado por 11 meses em carvalho francês. De cor dourada, aromas de banana, baunilha, mel e amêndoas. Em boca é um primor de equilíbrio com notas de baunilha e final com notas amanteigadas. Um vinho encantador.

 

Don Pascual Edicion Limitada Single Barrel 2006: Todas as 256 garrafas desse lote pertencem ao mesmo barril de carvalho. Por superstição de Fernando Deicas, como estávamos em cinco pessoas, escolheu a garrafa número 5 do lote. Absolutamente no auge, ofuscou o Cru Garage. Após o estágio em carvalho é engarrafado sem filtragem. Cor vermelho sangue, aromas de frutas maduras, café, chocolate, tabaco e couro. Em boca é potente com taninos marcados e bem pronunciados, notas de cacau e ameixas pretas e final longo e muito prazeroso. Um vinho 5 estrelas.

Don Pascual

Familia Deicas 1º Cru Garage Tannat 2000: O vinho que deu origem ao fantástico Máximo Deicas, esse 100% Tannat passa até 24 meses em carvalho francês de 1º uso e que apesar de já ter quase 20 ainda vai muito longe. Um vinho equilibrado e elegante com aromas e sabores de frutas negras e café. Final longo e aveludado.

Garage

Licor de Tannat Familia Deicas 2015: Este Tannat Licor é o primeiro a ser produzido no Uruguai a partir das uvas Tannat através do processo utilizado na produção dos Porto Vintage. Ele foi desenvolvido pela terceira geração da Deicas, Santiago e Fernando Deicas (filho), quando tinham 15 e 13 de idade, respectivamente. Um excelente vinho de sobremesa perfeito para acompanhar o trio de doces de leite servido no almoço (sorvete, panqueca e bombom).

Licor de tannat

Opções de visitas

A vinícola está aberta a visitas e possui quatro opções que devem ser reservadas com antecedência, duas para visita às instalações e degustação de vinhos e outras duas onde inclui-se o almoço. O preços abaixo são por pessoa.

Experiencia Puro Carácter: 30 dólares.

Degustação dos vinhos da linha Don Pascual, desde a linha varietal até a edição limitada acompanhada de uma tábua de frios e queijos e da degustação do azeite extra virgem Família Deicas.

Experiencia Premium Select: 60 dólares.

Neste caso a degustação inclui os 5 principais vinhos da casa, incluindo o Espumante Nature Castelar, a linha Atlantico Sur Single Vineyard, Preludio, Massimo Deicas Tannat e Tannat Licor acompanhada de uma tábua de frios e queijos e da degustação do azeite extra virgem Família Deicas.

Menú con Carácter: 65 dólares

Almoço de três passos e degustação dos vinhos da linha Don Pascual.

Experiencia Gourmet Familia Deicas: 110 dólares.

Almoço de 5 passos com a degustação dos 5 principais vinos da casa.

Fontes: Arquivo pessoal do arquiteto Gustavo Ortega e site da vinícola Família Deicas.

23 comentários em “Família Deicas

  1. Fantástico Sitta…já havia degustado o Familia Deicas 1° Cru Garage Tannat 2000 e o achei espetacular. Agora com esta belíssima matéria vou atrás de outros da Familia!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ontem estive na Deicas com minha esposa e pudemos comprovar tudo o que vc falou Rodrigo!! Realmente, os vinhos são maravilhosos, provamos o menu de 5 passos, vale muito a pena devido aos vinhos que são servidos, ainda provamos o Preludio Branco que não estava na lista. E para completar o almoço ainda conhecemos Gustavo Ortega que também estava almoçando lá e lhe mandou um abraço!! Parabens pelas dicas, tudo muito válido! Abrx

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s