Vertical de Don Maximiano Founder’s Reserve

No último dia 22 de agosto, junto com os amigos Hélio e Edson Zveibil, tive a oportunidade de participar da degustação de uma vertical de Don Maximiano, vinho ícone da vinícola Errazuriz, criado por Eduardo Chadwick.

A primeira safra elaborada de Don Maximiano foi a de 1983 e o vinho permaneceu com a composição de 100% Cabernet Sauvignon até a safra de 2004 quando tornou-se um corte que varia a cada ano de acordo com a definição do enólogo. Este foi o primeiro vinho Premium do Chile.

Nada melhor do que a degustação vertical para avaliar a evolução do vinho no tempo, mas também para que se perceba o trabalho que o enólogo desenvolve ao longo dos anos. Outro ponto interessante é entender o momento ideal para abrir a garrafa, em 5, 10 ou 15 anos, quando o vinho de guarda deverá encontrar o seu auge.

A vertical oferecida pela Gran Cru Matriz, localizada nos Jardins foi composta pelas safras 2007, 2010 e 2014 e foi apresentada por Sebastian Ramirez Lavin, Diretor Regional para a América Latina e Caribe do grupo Errazuriz, que além da própria Errazuriz administra as marcas Chadwick, Seña, Arboleda e Caliterra.

vertical

Eu já havia provado anteriormente as safras 2007 e 2014, assim como provei a 2012, mas obviamente que o resultado é bem diferente quando provamos lado a lado as diferentes safras.

Don Maximiano Founder’s Reserve 2007: O primeiro vinho servido e, na minha opinião, o melhor da noite assim como na opinião da maioria dos participantes. Nesta safra o blend é 82% Cabernet Sauvignon, 6% Petit Verdot, 6% Cabernet Franc e 6% Syrah com 20 meses em carvalho francês de primeiro uso e 14,5% de álcool. Já mostra alguma evolução na cor com um halo bem definido, aromas de fruta em compota, tabaco junto com couro e chocolate. Em boca tem ótima estrutura, corpo médio para encorpado e bastante aveludado. Final bastante persistente. Nota 4,6 estrelas.

2007

Don Maximiano Founder’s Reserve 2010: Na minha opinião foi o último colocado, mas alguns participantes acharam o melhor da noite, na minha opinião faltou potência. Nesta safra o blend é 78% Cabernet Sauvignon, 10% Carmenere, 7% Petit Verdot e 5% Syrah com 22 meses em carvalho francês dos quais 81% de primeiro uso e 14,5% de álcool. Cor vermelho rubi, aromas de frutas vermelhas, pimenta preta junto com pimentão e chocolate. Em boca tem boa estrutura, corpo médio e bastante frutado com algumas notas lácteas. Final frutado e de bom comprimento. Nota 4,0 estrelas.

2010

Don Maximiano Founder’s Reserve 2014: Fantástico pela idade, com certeza poderá superar em breve o 2007. Nesta safra o blend é 68% Cabernet Sauvignon, 18% Carmenère, 9% Malbec y 5% Petit Verdot com 20 meses em carvalho francês dos quais 70% de primeiro uso e 14,0% de álcool. Cor vermelho rubi, aromas de frutas vermelhas, cassis, chocolate, café e baunilha. Em boca tem boa estrutura e muita potência com taninos firmes e notas de cacau e café. Final frutado e intenso. Nota 4,5 estrelas.

2014

7 comentários em “Vertical de Don Maximiano Founder’s Reserve

  1. Dessas 3 safras só provei a 2007. Foi em 2013 no aeroporto JFK na Vino Volo, em viagem a trabalho. Vinho soberbo, inesquecível. Parabéns a você e aos confrades pela magnífica experiência dessa vertical.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Provei este vinho em São Leopoldo ,na casa de um amigo , realmente um vinho com sensacional tanino , bem untuoso e de boa persistência , vinho para guarda . Sensacional matéria Sitta , Parabéns

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s