Valbuena 3º Año safra 1985

Com o tempo a memória pode ratear, mas quando se degusta um vinho mítico pela primeira vez nunca se esquece. Meu primeiro Vega Sicília, o mais prestigiado vinho espanhol e nobre integrante da seleta galeria dos melhores vinhos do planeta, foi em junho de 2016. Após essa data tive a oportunidade de provar algumas vezes os vinhos da prestigiada Vega Sicília, mas ontem pela primeira vez provei o Valbuena 3º Año safra 1985.
A principal curiosidade sobre esse vinho é que ele parou de ser produzido em 1987 por decisão de Pablo Alvarez, que aos 27 anos e recém-formado em direito, assumiu a vinícola, dando grande e positivo impulso ao negócio.
Com a parte técnica bem encaminhada, nas mãos do experiente Mariano Garcia, Pablo aproveitou para ter uma visão global do mundo do vinho e ver o que era prioritário na vinícola. Suas atenções se voltaram para a recuperação dos vinhedos, cuja área plantada, depois de anos sem investimento, havia diminuído para somente 80 hectares, fazendo com que parte das uvas tivessem de ser compradas de terceiros. Embora isso fosse feito com discernimento, a dependência e a falta de controle sobre todo o processo não era conveniente, do ponto de vista qualitativo, no médio e longo prazo.
Diante disso, uma de suas primeiras decisões, em 1987, foi deixar de produzir o Valbuena 3º Año, concentrando os esforços em três rótulos, o 5º Año, o Vega Sicilia Único e o Único Reserva Especial, um vinho não safrado elaborado a partir de uma mescla de várias safras.
O nome Valbuena 3º, assim como de seu “irmão” mais velho Valbuena 5º vem do período, em anos, que o vinho passa em envelhecimento em carvalho e garrafa antes de ser liberado ao mercado. E o vinho é basicamente produzido de uvas Tempranillo, com a adição de Cabernet Sauvignon, Merlot e até Malbec em algumas safras.
O vinho resistiu muito bem ao tempo e foi servido diretamente da garrafa sem utilizar decanter. A rolha, devido a idade do vinho, foi sacada com um saca-rolhas de pinças e saiu por completo (conforme mostrado no vídeo).


Valbuena 3º 1985: Um vinho para ficar na memória. Cor granada com halos de evolução bem formados, aromas terciários de tabaco e couro com notas de cacau e toques herbáceos. Em boca tem bom equilíbrio, notas de anis e couro e final bastante equilibrado. Nota 4,4 estrelas.

IMG-20171007-WA0057

Fonte:
http://www.winefit.com.br/news/vinho/o-sesquicentenario-do-maior-vinho-espanhol/

10 comentários em “Valbuena 3º Año safra 1985

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s