5 Curiosidades Relacionadas ao Vinho

IMG-20171003-WA0130

English Version on the bottom of the Post

  1. Agradeçam às Vespas pelo Vinho

Ninguém gosta de vespas, principalmente por sua atitude agressiva. Mas, apesar do seu hábito de picá-lo por absolutamente nenhuma razão, todos devemos as maravilhas do vinho a esses insetos de mau humor.

Durante o verão, o fungo Saccharomyces Cerevisiae cresce nas uvas da vinha, e essa levedura em particular é fundamental para fazer vinho, cerveja e pão. Claro, os vinicultores adicionam ainda mais fermento mais tarde, mas se esse fungo não estiver presente nas uvas desde o início, o vinho simplesmente não terá o mesmo sabor. No entanto, há um pequeno problema. Esse fungo só cresce durante o verão. O frio do inverno costuma matar todos os fungos.

É aí que as vespas entram. As vespas adoram as uvas. Quando os frutos amadurecem no verão, os insetos ingerem o fruto e voam de volta aos seus ninhos, onde eles dão a “papa” mastigada às suas larvas.

Quando eles comem a fruta, os insetos ingerem o fermento e os estômagos proporcionam o ambiente perfeito para sobreviver aos meses gelados. Mais importante ainda, quando as vespas alimentam seus jovens, eles passam o fungo para seus bebês. Dessa forma, quando as larvas amadurecem, elas reintroduzem o fungo nas vinhas e iniciam o processo novamente.

  1. Punição Justa!

O Código de Hammurabi (1800 A.C.) incluía uma lei que punia os vendedores de vinhos fraudulentos: eles deveriam ser afogados em um rio.

Brinde

  1. Brindemos Uns aos Outros

Na Grécia antiga, era o anfitrião do jantar que tomava o primeiro gole de vinho para assegurar aos convidados que o vinho não foi envenenado, daí a frase “drinking to one’s health” (Um brinde a sua saúde). Já o brinde começou na Roma antiga quando os romanos continuaram a tradição grega, mas começaram a jogar um pedaço de pão torrado em cada copo de vinho para amenizar os gostos indesejáveis ou a acidez excessiva.

20160826_155934

  1. Tipos de Garrafa x Tipos de Uva

Tradicionalmente, o vinho é vendido em uma garrafa que reflete as origens das uvas que fizeram o vinho. As garrafas com “ombros” angulares e gargalos longos são para vinhos originários da região de Bordeaux, na França e incluem Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec. As garrafas com os “ombros” mais longos e inclinados são para os vinhos que originaram a região da Borgonha, na França e incluem Chardonnay e Pinot Noir. O nome da garrafa Hock muito alta e delgada vem de um termo britânico para a região da Alemanha e da França, onde elas se originaram. Elas também são conhecidos como garrafas alsacianas ou alemãs, e os vinhos tipicamente são feitos de Riesling ou Gewurztraminer. Na maioria dos lugares, não existem leis para regular quais garrafas são utilizadas para os vinhos, mas o negócio do vinho pode ser muito tradicional e muitas adegas seguem as diretrizes da garrafa.

  1. E tem um Estudo Italiano… Será?

Um estudo italiano argumenta que as mulheres que bebem dois copos de vinho ao dia têm melhor sexo do que aqueles que não bebem nada.

English Version

Fact 1 Click here

Facts 2, 3 and 5 Click here

Fact 4 Click here

 

Fontes:

http://listverse.com/2014/08/21/10-strange-stories-about-wine/

http://listverse.com/2012/10/28/top-10-fascinating-wine-facts/

https://www.factretriever.com/wine-facts

7 comentários em “5 Curiosidades Relacionadas ao Vinho

  1. Muito interessante, curiosidades que não fazia idéia! Mudou meu conceito quanto às vespas, elas são umas queridas….quanto ao item 2, se estivesse valendo ainda hoje, pode ser que faltassem rios…parabéns pelo post!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s