Degustação Empório Frei Caneca – Susana Balbo e Viña Ventisquero.

No último dia 19, o Empório Frei Caneca em parceria com a importadora Cantu, realizou uma degustação com alguns rótulos de duas vinícolas que me agradam muito, a argentina Susana Balbo (Domínio del Plata) e chilena Viña Ventisquero.

Esse ano tive a oportunidade de visitar as instalações da Domínio Del Plata em Lujan de Cuyo, Mendoza. A vinícola foi fundada em 1999 pela mais emblemática das enólogas da Argentina, a genial Susana Balbo após mais de 30 anos de trabalho em vinícolas de vários países. A vinícola possui 3 dos 20 melhores vinhos Argentinos que já provei: Nosotros Malbec, Nosotros Sofita e Nosotros Francis.

A Viña Ventisquero, produz vinhos por quase todas as regiões do Chile, com destaque para a linha de vinhos Tara, produzida no deserto do Atacama. A linha possui um vinho branco Chardonnay e dois vinhos tintos: um Merlot e Syrah e outro Pinot Noir. Destaque também para os ícones da vinícola: Enclave e Pangea. Este último é um grande conhecido, pois, há alguns meses atrás eu participei de uma degustação vertical das safras 2009 a 2012.

A degustação foi coordenada pela sommeliere Giuliana Hack, que fez uma completa apresentação das vinícolas e conduziu a degustação técnica dos vinhos.

20171019_211158
Da direita para a esquerda: Ana Cristina de Souza, Agência Persona – Giuliana Hack, Sommeliere – Rodrigo Sitta, V ao Cubo

Os vinhos apresentados na degustação foram:

Crios Rosé of Malbec 2017: Abrimos a degustação com um dos vinhos da linha de entrada da vinícola, um rosado produzido de uvas Malbec. Aromas de framboesa, cereja e morango com notas floral, mineral. Em boca é leve, equilibrado, floral e com bom frescor.

Susana Balbo

BenMarco Malbec 2013: Esse 100% Malbec passa 11 meses em carvalho francês de segundo uso. Cor púrpura com aromas de fruta madura, notas tostadas e café. Em boca tem notas apimentadas e taninos firmes com final frutado.

Grey GCM 2015: Um exótico corte de 60% Garnacha, 20% Cariñena e 20% Mataro (Monastrell e Mouvedre), bastante leve tanto que passa apenas 6 meses em carvalho francês de quinto uso. A ideia foi fazer um vinho de corpo médio é boa acidez e o resultado me agradou bastante.

Grey Carmenere 2014: A grande surpresa da noite. O vinho levou quase uma hora para abrir em taça, mas o resultado foi muito bom. Esse 100% Carmenere passa 18 meses em carvalho francês (34% novo). Aromas de chocolate e pimentão tostado, em boca tem bom equilíbrio, taninos adocicados e notas de chocolate e baunilha. Final agradável e encorpado.

Grey Cabernet Sauvignon 2014: Um pouco abaixo do seu irmão Carmenere. Corte de 95% Cabernet Sauvignon, 2% Cabernet Franc e 3% Petit Verdot passa 18 meses em carvalho francês (34% novo). Aromas de frutas vermelhas com notas mentoladas. Em boa tem boa estrutura mas ainda precisa de tempo para integrar.

Pangea 2013: Bem melhor que o 2012 que provei há poucos meses, no mesmo nível das melhores safras que provei. Já era esperado ser o melhor da noite, o que de fato se confirmou. Esse 100% Syrah passou 18 meses por carvalho francês depois mais 12 meses em garrafa. Cor roxo intenso, aroma de frutas negras, cacau e baunilha. Em boca tem notas frutadas com leve amadeirado e taninos intensos. Final longo e frutado

Syrah

Serviço:

Site: http://www.emporiofreicaneca.com.br

Email: compras@emporiofreicaneca.com.br

Telefone: (11) 3472-2082/2080

8 comentários em “Degustação Empório Frei Caneca – Susana Balbo e Viña Ventisquero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s