Desafio Nosotros 2005 x Estiba Reservada 2005

Amigos,

Vocês que são apaixonados por vinhos como eu, já devem ter notado que algumas degustações são mais especiais. Apesar de uma simples reunião de amigos, para tomar  alguns bons vinhos e colocar a conversa em dia, já me motivar muito, eu tenho dedicado algum tempo em criar atrativos ainda mais especiais para essas reuniões.

Na semana passada, de forma espontânea, surgiu a ideia de colocar dois vinhos ícones argentinos frente a frente para avaliar não somente o melhor deles, mas também se a fama é justificada. Pode tomar esses vinhos lado a lado sem dúvida aprimora nossos critérios de avaliação.

O local escolhido para a degustação foi o restaurante El Tranvia de Santa Cecília, ideal para degustações pois não cobra taxa de rolha. O vinho de entrada enquanto os tintos repousavam no decanter foi o Silex 2011: um branco de Didier Dagueneau que já poderia ser uma grande estrela da noite e o vinho de sobremesa foi o MR Moutain Wine 2010 de Telmo Rodriguez, um 100% Moscatel.

IMG_20171122_005021_973

Mas vamos ao que mais importa, as estrelas da noite!

Estiba Reservada 2005: Nessa safra é um corte de 79% Cabernet Sauvignon com 21% de Cabernet Franc, Petit Verdot e Malbec envelhecido por 24 meses em carvalho novo francês e teor alcoólico de 13,5%.

Nosotros 2005: Infelizmente a vinícola não disponibiliza a ficha técnica mas pelo que consegui apurar é Composto de 85% de Malbec, 10% de Cabernet Sauvignon e 5% de Petit Verdot com passagem de 18 meses em carvalho francês e teor alcoólico de 15,6%.

IMG_20171121_210835_295

As notas atribuídas pelos participantes foram:

Estiba

Nosotros
Carlos Silva

97

95

Edson Zveibil

93

92

Haroldo Rodrigues

95

94

José Eduardo Soares

95

94

Rodrigo Sitta

94

95

94,8

94,0

Minhas considerações:

– Essa mesma safra do Estiba Reservada foi um dos melhores vinhos que provei esse ano, achei essa garrafa de 5 a 10% abaixo da anterior. Pode ser o dia, pode ser a garrafa, mas acontece.

– Considero que o Nosotros está no auge, já com fruta em compota e leves terciários enquanto o Estiba ainda deve evoluir e dessa forma a tendência é aumentar a vantagem em alguns anos.

– Ambos ficaram ao menos uma hora em decanter. A ordem de serviço foi inicialmente o Nosotros, depois ambos pareados e terminamos com o Estiba Reservada.

– São dois vinhos formidáveis.

– O Estiba Reservada custa ao menos o dobro do Nosotros.

11 comentários em “Desafio Nosotros 2005 x Estiba Reservada 2005

  1. Não sou muito favorável a duelos desse tipo, embora entenda que possa ser divertido. São vinhos de estruturas diferentes e o próprio preço já reflete isso. O Estiba precisa de muito tempo para perder o herbáceo, já o outro é melhor mais jovem. Comparação complexa.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s