Viña Marichal

Como eu havia dito em alguns posts anteriores, cada vinícola uruguaia tem um charme especial. A Marichal me cativou pela maneira como ela se aproxima dos amantes do vinho, gerando uma enorme empatia pela marca e seus proprietários.

Conheci o proprietário da bodega, Juan Andres Marichal, pelas redes sociais após postar no Instagram um dos vinhos da bodega pouco antes do Tannat Tasting Tour realizado na Bienal do Anhembi em São Paulo. Então combinamos para nos conhecermos pessoalmente no evento e no mês passado tive oportunidade de visitar a vinícola, que fica a pouco menos de uma hora de Montevideu, em Juanicó. Chegamos a vinícola em meio a uma imensa tempestade o que impediu as fotos externas.

Já no evento em São Paulo fiquei surpreso pela aproximação criada com os frequentadores do evento. Eles trouxeram algumas placas com frases de efeito que foram um absoluto sucesso. E na visita a vinícola permanece essa maneira bem-humorada e cortês de lidar com o público.

A administração da vinícola junto com a sala de degustação fica na antiga casa dos bisavôs de Juan Andres, a origem da família Marichal é das Ilhas Canárias, mas a tradição nos vinhos veio da parte italiana na família, que também influencia os almoços campestres onde são servidos tradicionais canelones.

A produção é de cerca de 120.000 garrafas por ano e parte das uvas são vendidas, a produção vem crescendo ano a ano e a ideia é chegar a 200.000 garrafas. Atualmente 50% das garrafas ficam no mercado interno e 50% são exportadas, principalmente para Estados Unidos e Alemanha. As variedades plantadas são o Tannat, Merlot, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e em menor quantidade o Sauvignon Gris, Semillon e Tempranillo.

A divisão de enologia é divida em três pessoas, o que permite um extremo cuidado desde a plantação até o momento correto de distribuir no mercado incluindo Juan que estudou enologia em Mendoza e trabalhou com grandes enólogos como Mariano de Paolo na La Rural e com Carlos Basso.

Os vinhos provados na degustação foram o Marichal Sauvignon Blanc Premium Varietal 2017, o Blanc de Noir Reserve Collection 2017, o Pinot Noir Reserve Collection 2015, o Tannat Reserve Collection 2017 e o Ícone da bodega Marichal Grand Reserve Tannat A 2009, safra que somente encontramos na própria vinícola.

A seguir minhas notas para os vinhos:

Marichal Sauvignon Blanc Premium Varietal 2017: Para abrir a degustação um Sauvignon Blanc bastante fresco que não passa por carvalho, aromas de frutas cítricas e notas herbáceas. Em boca é bastante cítrico com final mineral. Nota 3,4 estrelas.

20171027_153039

 

Blanc de Noir Reserve Collection 2017: A grande surpresa da degustação. Blend de 65% Pinot Noir e 35% Chardonnay e 70% do vinho passa três meses em carvalho. Rosa claro, aromas de morango com notas florais e boa complexidade em boca. Nota 3,7 estrelas.

Pinot Noir Reserve Collection 2015: Não é minha uva favorita mas é um vinho agradável pois 80% do vinho passa 12 meses em carvalho francês. Tem mais corpo que um Pinot habitual com aromas e sabores de morango e cereja. Final de média persistência. Nota 3,5 estrelas.

20171027_162831

Marichal Grand Reserve Tannat A 2009: A melhor safra que provei deste vinho, o que mostra que precisa de bons anos na adega. Produção super limitada de 2.381 garrafas que passaram 18 meses em carvalho 100% novo. Um vinho maduro e bem integrado com notas de frutas vermelhas maduras, café, cacau e baunilha. Em boca é potente e estruturado com taninos adocicados e largo final. Nota 4,3 estrelas.

Serviço:

Viña Marichal: Website

3 comentários em “Viña Marichal

  1. Belo post. A produção do Marichal Grand Reserve Tannat A 2009 é de chamar a atenção. Pelo volume de garrafas produzidas, provavelmente o vinho estagia em apenas 8 barricas novas de carvalho. Belas notas Sitta!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s