Acredito que alguns de vocês ainda não tenham ouvido falar da Viña Edén. Afinal, trata-se de um empreendimento relativamente novo e sua produção é pequena e tratada com o conceito de vinícola boutique, além de ser comercializada quase 100% no mercado interno.
Os vinhedos estão localizados sobre as pedregosas serras do Pueblo Edén, há cerca de 90 minutos de Montevidéu e apenas 20 minutos de Punta del Leste. O solo tem características minerais e sofre a influência oceânica, formando as condições ideais para a criação e produção sustentável de vinhos bastante diferenciados.
A vinícola foi desenhada em três níveis com o objetivo de utilizar a força da gravidade para os movimentos da uva e do vinho, nas diversas etapas da produção. Somente três pessoas (sendo dois enólogos) trabalham na produção dos vinhos, hoje distribuídos em quatro rótulos em comercialização e um Rose que deverá entrar no portfólio em breve. Hoje existem mais pessoas ligadas ao turismo da vinícola do que na produção de vinhos. Isso faz com que os vinhos sejam cuidadosamente acompanhados durante todo processo, tanto que somente são liberados ao mercado nas safras onde os parâmetros de qualidade necessários são obtidos.
Como a vinícola está encravada nas pedras da montanha em condições ideais de luz, temperatura e humidade, não é necessário o uso de refrigeração mecânica. O conceito ecológico é amplamente trabalhado pela Edén.
A vista no mirante do restaurante é muito bonita, assim como a arquitetura das instalações. No restaurante pode-se optar pelo menu de 3 pratos acompanhado pela degustação de 3 vinhos ou por pratos individuais e eleger uma garrafa de vinho. Recomendo a segunda opção, achei a dose servida no menu degustação pequena pelo valor cobrado.
Os vinhos degustados estão a seguir:
Viña Edén Methode Champenoise: Um espumante natural blend de 15% Pinot Noir e 85% Chardonnay utilizando apenas “mosto flor cuvée”. Perlage fino, aromas de frutas cristalizadas, pão de brioche e amêndoas tostadas. Em boca tem boa persistência e cremosidade. Nota 3,9 estrelas.
Viña Edén Chardonnay 2015: Esse 100% Chardonnay fica em contato com as borras (sur lie) entre 8 e 10 meses. Cor amarelo claro, aromas cítricos, bastante mineral no nariz com notas de pedra de isqueiro. Em boca é bastante mineral e de boa intensidade e volume com notas de frutas brancas e final mineral. Nota 3,8 estrelas
Viña Edén Tannat Reserva 2015: Esse 100% Tannat passa 13 meses em carvalho Francês com 15,3% abv. Cor rubi intransponível, aromas de frutas maduras negras e vermelhas com toques de tabaco e chocolate. Em boca é firme com taninos macios com notas de amoras, cereja madura e chocolate. Final de média persistência. Nota 3,7 estrelas.
Cerro Negro 2015: Vinho ícone da vinícola, corte de 50% Tannat, 40% Merlot e 10% Marselan com 16 meses de envelhecimento em carvalho Francês. Cor rubi intenso, aromas de chocolate, ameixas, cerejas e framboesas. Em boca tem boa estrutura e ótimo equilíbrio com taninos suaves e final prolongado. Nota 4,1 estrelas.
Já provei e aprovei.
Ótima apresentação da vinícola.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Xará, fiquei curioso em conhecer a vinícola. Qual o preço do Cerro? Excelente matéria
CurtirCurtido por 1 pessoa
Custa lá uns 150 reais. Aqui acho que ainda não tem
CurtirCurtir
Mais um excelente post Rodrigo! Recentemente estive no Uruguai, mas não tive a oportunidade de conhecer está vinícola, mas com certeza numa próxima viagem vou comprovar seus relatos! Abrxxx
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fica agendado para a próxima ida ao Uruguai.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sitta,
Obrigado pelas informações.
Até mais tarde na confraria on-line.
CurtirCurtido por 1 pessoa