Amigos,
São inúmeros os benefícios conhecidos e comprovados sobre o consumo regular de vinhos, tanto que há poucos dias postei 5 Razões para Beber Vinho Todos os Dias (clique aqui para ler o Post). Entretanto, existem alguns cuidados importantes para quem, como eu, bebe vinho praticamente todos os dias, pois apesar de todos os benefícios, exitem sim algumas desvantagens que precisam ser compensadas.
1. O vinho pode gerar ganho de peso:
Há diversos estudos sobre o vinho e suas calorias e se ele engorda ou não. Alguns estudos descobriram que ele pode engordar, outros descobriram que vinho emagrece, e outros ficaram em algum lugar no meio. A probabilidade é que, como com tudo, depende de quanto você toma e do metabolismo de cada pessoa. Há um forte argumento que sugere que se você beber moderadamente, ele terá pouco efeito na sua cintura, se é que terá algum. Uma taça ou duas no jantar provavelmente não terá um efeito perceptível.
Outro ponto importante: depende do vinho que você está bebendo. Nem todos os vinhos contêm a mesma quantidade de calorias. Há dois principais produtores de calorias no vinho (ou dois aspectos que são fáceis de medir): álcool e açúcar. Quanto mais álcool, mais calorias o vinho terá. O mesmo vale para o açúcar, quanto mais doce o vinho, maior a quantidade de calorias.
Sugestão: faça exercícios regulares. O exercício é a chave para promover a perda de peso e mantê-lo em forma.
2. O vinho pode gerar desidratação e por consequência a chamada ressaca:
Você sabia que a principal causa da ressaca é a desidratação? A sensação de boca seca após uma ingestão excessiva de vinho é um dos sintomas causados pela falta de água no organismo. Acontece que, como o álcool é um diurético, ele provoca excesso de urina. A mistura de açúcar com álcool causa uma desidratação maior do que o seu corpo está acostumado
Além de água, a urina expele sais minerais que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Pela carência desses minerais, além da boca seca, a ressaca desencadeia dores de cabeça, no estômago e mal-estar.
A ressaca pode ser ainda pior quando você mistura o consumo de vinho com o cigarro, pois isso pode retardar o processo de desintoxicação do álcool no corpo. Por isso, evite fumar enquanto bebe e no dia seguinte à ingestão do vinho. Não sou um daqueles que fazem campanha contra o fumo, mas essa foi a principal causa da morte do meu pai, há poucos meses.
Quando as dores de cabeça surgem durante a ressaca, muitas pessoas indicam o consumo de café amargo. Isso pode ser um erro pois a bebida é diurética e pode acelerar a desidratação do corpo.
Sugestão: beba água. É sempre aconselhável que se beba ao menos um pouco de água entre uma taça e outra de vinho.
3. O vinho, como qualquer bebida alcoólica pode gerar dependência.
O álcool provoca dependência física e psíquica quando é ingerido diariamente e de forma abusiva. Quer isto dizer que, o organismo passa a reagir quando se vê privado dessa substância, através de uma série de sintomas que compõem um quadro denominado Síndrome de Abstinência Alcoólica.
Como evitar: perceber a diferença entre um consumo razoável e um consumo abusivo.
Fontes: http://www.mundoboaforma.com.br http://www.vidadequalidade.org/
Mais um ótimo post. Certíssimo. Parabéns!!!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Mais um excelente artigo, Rodrigo! Grande abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Dizem os especialistas que uma boa forma de evitar a ressaca e a desidratação é, entre uma taça e outra de vinho, tomar a mesma quantidade de água ou mais. E ao final da “beberrança” tomar mais meio litro de água. Funciona!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Exato Hoppe.
Muita água pra evitar a ressaca
CurtirCurtir
Cada vez melhor, amigo! Dá gosto de ler. Um abraço Rodrigo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Concordo com o Hoppe, água evita ressaca.
Bom post Sitta!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bom post! Água e água!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
E aqui ou acolá, uma tacinha de vinho heim, Tiaraju?! Rss. Um abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Belo artigo Sitta!! Não tinha lido, ainda!! Parabéns!! Sucesso sempre amigo!! Forte abraço!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mais um belo artigo, Sitta! Beber água regularmente tem sido um hábito cada vez mais difícil mesmo quando não estamos no vinho. O dia a dia de trabalho duro e constante nos faz “esquecer” de beber água. É preciso se policiar mesmo quando não se está bebendo. Um corpo hidratado regularmente é sempre um corpo mais preparado para tudo.
Um abraço!
CurtirCurtido por 2 pessoas
E acontece que muito dos eventos de Vinho não leva em conta esse cuidado importante
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito pertinentes avisos, infelizmente o vinho não é só prazer e há um lado ruim que devemos estar atentos e muitas vezes esquecemos dele. Parabéns pela iniciativa.
CurtirCurtido por 2 pessoas