3 Cuidados para Beber Vinho Regularmente.

Amigos,

São inúmeros os benefícios conhecidos e comprovados sobre o consumo regular de vinhos, tanto que há poucos dias postei 5 Razões para Beber Vinho Todos os Dias (clique aqui para ler o Post). Entretanto, existem alguns cuidados importantes para quem, como eu, bebe vinho praticamente todos os dias, pois apesar de todos os benefícios, exitem sim algumas desvantagens que precisam ser compensadas.

brinde.jpg

1. O vinho pode gerar ganho de peso:

Há diversos estudos sobre o vinho e suas calorias e se ele engorda ou não. Alguns estudos descobriram que ele pode engordar, outros descobriram que vinho emagrece, e outros ficaram em algum lugar no meio. A probabilidade é que, como com tudo, depende de quanto você toma e do metabolismo de cada pessoa. Há um forte argumento que sugere que se você beber moderadamente, ele terá pouco efeito na sua cintura, se é que terá algum. Uma taça ou duas no jantar provavelmente não terá um efeito perceptível.

Outro ponto importante: depende do vinho que você está bebendo. Nem todos os vinhos contêm a mesma quantidade de calorias. Há dois principais produtores de calorias no vinho (ou dois aspectos que são fáceis de medir): álcool e açúcar. Quanto mais álcool, mais calorias o vinho terá. O mesmo vale para o açúcar, quanto mais doce o vinho, maior a quantidade de calorias.

Sugestão: faça exercícios regulares. O exercício é a chave para promover a perda de peso e mantê-lo em forma.

2. O vinho pode gerar desidratação e por consequência a chamada ressaca:

Você sabia que a principal causa da ressaca é a desidratação? A sensação de boca seca após uma ingestão excessiva de vinho é um dos sintomas causados pela falta de água no organismo. Acontece que, como o álcool é um diurético, ele provoca excesso de urina. A mistura de açúcar com álcool causa uma desidratação maior do que o seu corpo está acostumado

Além de água, a urina expele sais minerais que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Pela carência desses minerais, além da boca seca, a ressaca desencadeia dores de cabeça, no estômago e mal-estar.

A ressaca pode ser ainda pior quando você mistura o consumo de vinho com o cigarro, pois isso pode retardar o processo de desintoxicação do álcool no corpo. Por isso, evite fumar enquanto bebe e no dia seguinte à ingestão do vinho. Não sou um daqueles que fazem campanha contra o fumo, mas essa foi a principal causa da morte do meu pai, há poucos meses.

Quando as dores de cabeça surgem durante a ressaca, muitas pessoas indicam o consumo de café amargo. Isso pode ser um erro pois a bebida é diurética e pode acelerar a desidratação do corpo.

Sugestão: beba água. É sempre aconselhável que se beba ao menos um pouco de água entre uma taça e outra de vinho.

3. O vinho, como qualquer bebida alcoólica pode gerar dependência.

O álcool provoca dependência física e psíquica quando é ingerido diariamente e de forma abusiva. Quer isto dizer que, o organismo passa a reagir quando se vê privado dessa substância, através de uma série de sintomas que compõem um quadro denominado Síndrome de Abstinência Alcoólica.

Como evitar: perceber a diferença entre um consumo razoável e um consumo abusivo.

Fontes:
http://www.mundoboaforma.com.br
http://www.vidadequalidade.org/

12 comentários em “3 Cuidados para Beber Vinho Regularmente.

  1. Dizem os especialistas que uma boa forma de evitar a ressaca e a desidratação é, entre uma taça e outra de vinho, tomar a mesma quantidade de água ou mais. E ao final da “beberrança” tomar mais meio litro de água. Funciona!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Mais um belo artigo, Sitta! Beber água regularmente tem sido um hábito cada vez mais difícil mesmo quando não estamos no vinho. O dia a dia de trabalho duro e constante nos faz “esquecer” de beber água. É preciso se policiar mesmo quando não se está bebendo. Um corpo hidratado regularmente é sempre um corpo mais preparado para tudo.
    Um abraço!

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s