Degustação às Cegas – Parte 2: Exceto em degustações verticais

Olá,

Seguindo com as opiniões de alguns amigos sobre as Degustações às Cegas, desta vez trago a opinião de mais um Confrade do Rio Grande do Sul, Alexandre Hoppe, especialista em vinhos sul-americanos, principalmente os Uruguaios. Para ler a primeira parte da matéria basta clicar aqui.

Fui desafiado pelo amigo Sitta a dar minha opinião sobre as degustações às cegas para o seu Blog. Tarefa fácil!!!
As cegas…. Sempre!!! ( Ou quase sempre…)
São nas degustações às cegas que os vinhos se revelam. Sem a influência do produtor ou do rótulo do vinho, avaliamos só o seu conteúdo. Nos livramos de todo e qualquer pré-conceito e avaliamos só o vinho.
E digo mais. Nos encontros da nossa Confraria fazemos questão de “cegar” as garrafas e servir os vinhos em decanters e esses sim vão para a mesa. Chamamos isso de “duplo cego”. Assim não temos ideia nem do tipo ou tamanho da garrafa e nem do lacre que eventualmente fica a mostra e poderia dar pistas sobre o vinho.

Mas….Sempre há exceções. Acho que em degustações verticais não há necessidade de ser às cegas. Nesse tipo de degustação avaliamos a evolução do vinho e suas nuances. Penso que nesses casos sim é interessante saber qual o vinho.

 

Sabendo-se qual o vinho e quais as safras que fazem parte da farra temos possibilidade de ver como o tempo de guarda fez seu papel, qual a safra mais equilibrada, e as diferenças e qualidades de cada safra.
Tenho a convicção de que o maior papel desses encontros é a confraternização e o bate-papo com amigos. Que tenhamos saúde, muitos vinhos e encontros. Um brinde a vida é as amizades.

Sobre o autor:

Alexandre Hoppe é médico, Gaúcho, apaixonado por vinhos e pelos pagos do Uruguai.

5 comentários em “Degustação às Cegas – Parte 2: Exceto em degustações verticais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s