Amigos,
Talvez esse seja o prato mais controverso há ser harmonizado com vinho e boa parte dos meus amigos tem restrições a esse casamento. Eu, na verdade, tenho restrições à cerveja e não sou nada fã de caipirinha, então vinho sempre é a minha opção de bebida, até com a feijoada. Vale ressaltar que o gás da cerveja torna a digestão do prato ainda mais difícil.
Já fizemos inclusive uma confraria no Restaurante do Bolinha, especialista no prato, e o resultado foi bom para alguns mas não agradou a todos. Recentemente no aniversário de um grande amigo fizemos novamente esse teste. Acredito que o resultado foi ainda melhor porque utilizamos a chamada “feijoada light”, sem os miúdos de porco, o que torna o prato menos pesado.
Para determinar qual o melhor vinho para harmonizar com a feijoada, precisamos entender os elementos que compõem o prato e os principais são: proteínas, gorduras e sal. Dessa forma a feijoada requer vinhos encorpados e com bastante taninos para se sobressair ao prato. Também é interessante observar a textura do prato e a feijoada é um prato viscoso, denso, que requer um vinho de textura similar

Durante a confraria testamos algumas harmonizações com vinho branco e espumante e o resultado não foi muito bom. Dizem que a acidez do espumante ajudaria a harmonizar a feijoada, o que de fato não ocorreu e ainda trouxe o problema do gás para dificultar a digestão. Os vinhos brancos e gelados, mesmo que numa tentativa de harmonização por contraste, tiveram um resultado ainda menos agradável.
Minhas indicações:
De todos os vinhos que tive oportunidade de tentar harmonizar, dois em particular me agradaram muito. Obviamente deve haver outras uvas similares, como a Baga por exemplo, que tragam o mesmo resultado, mas a minha recomendação ficaria para as duas a abaixo.
- Tannat: é uma uva tinta da família da Vitis vinifera originária do sul da França e que possui alto volume de taninos (assim como a Baga). O resultado são vinhos de grande volume, com boa estrutura e finais de boca prolongados
- Cabernet Sauvignon: é uma casta de uvas da espécie Vitis vinifera originária da região de Bordeaux, no sudoeste da França, ela é resultado do cruzamento entre as uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc. São vinhos encorpados e tânicos, com elevado potencial de guarda.
Vale lembrar que estamos sorteando um Hedone Gran Reserva Malbec, da Lauri Viana, quem ainda não se escreveu para o sorteio, tem até o dia 28/02/2018. Basta acessar o link a seguir e ver as regras: Bodega Lauri Viana.
Quem não gosta de feijoada com vinho é porque não gosta de vinho e fica inventando desculpas.
Quem conhece comidas e gosta de vinhos sabe o potencial gastronômico da bebidas
CurtirCurtido por 1 pessoa
Harmonizo bem com malbec mas tuas escolhas foram excelentes. Parabéns!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Valeu a dica!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ótimas dicas! Já tentei com espumantes e realmente não foi legal!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Taí um casamento complicado Sitta, já fiz com CS e Malbec, mas não é fácil!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Matéria bacana. Gosto dela com Tannat. Sempre faço assim, embora o espumante vai bem no começo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tannat e o melhor Xará
CurtirCurtir
Bacana quebrar paradigmas, e a combinação feijoada/vinho é um desses tabus, e vc provou que é perfeitamente possível!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adoro Feijoada!!! Ainda não provei com Tannat… Ótima dica Sitta!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sempre harmonizei feijoada com rosé espumante seco de bom corpo ou com champagne, pois geralmente o prato é suntuoso e precisamos a cada garfada limpar a boca para nova garfada. Eu, particularmente, acho que vinhos com taninos acentuados ficam com sabor metálico na presença do sal que o potencializa. Como gosto é subjetivo, o que vale é se sentir bem.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Já fiz a experiência com alguns vinhos e achei que os vinhos tannat vão muito bem com o prato, gostei do post! Abraço Sitta!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Porque não…… vamos experimentar.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sitta, tb sou do time “vinho pra qq ocasião “. E com feijoada é a mesma coisa. Vou tentar com Tannat na próxima. Valeu a dica!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Está aí uma harmonização difícil mesmo, já tentei com branco e tinto, e não me dei bem, preciso tentar com Tannat, ótima dica Sitta!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Rodrigo, acredito que o grande problema da feijoada é o feijão preto e a couve, que aumenta o amargor quando combinado com taninos acentuados.
Nas minhas experiencias, o que mais me agradou foi a combinação com vinhos rosés com boa acidez.
Abraço amigo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Anotado, mas vinho gelado com a feijoada não me agradou.
CurtirCurtir
Rodrigo, eu provei uma vez com carignan e ficou bom!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Rodrigo, por sugestão de um sommelier, harmonizei com carmenere chileno e ficou ótimo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Próxima feijoada vou abrir um tannat pra experimentar! Valeu Sitta!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Belo teste Maíra.
CurtirCurtir