Vinho e Feijoada Podem Harmonizar?

Amigos,

Talvez esse seja o prato mais controverso há ser harmonizado com vinho e boa parte dos meus amigos tem restrições a esse casamento. Eu, na verdade, tenho restrições à cerveja e não sou nada fã de caipirinha, então vinho sempre é a minha opção de bebida, até com a feijoada. Vale ressaltar que o gás da cerveja torna a digestão do prato ainda mais difícil.

IMG-20180203-WA0021

Já fizemos inclusive uma confraria no Restaurante do Bolinha, especialista no prato, e o resultado foi bom para alguns mas não agradou a todos. Recentemente no aniversário de um grande amigo fizemos novamente esse teste. Acredito que o resultado foi ainda melhor porque utilizamos a chamada “feijoada light”, sem os miúdos de porco, o que torna o prato menos pesado.

Para determinar qual o melhor vinho para harmonizar com a feijoada, precisamos entender os elementos que compõem o prato e os principais são: proteínas, gorduras e sal. Dessa forma a feijoada requer vinhos encorpados e com bastante taninos para se sobressair ao prato. Também é interessante observar a textura do prato e a feijoada é um prato viscoso, denso, que requer um vinho de textura similar

bolinha (7)_red
Imagens da feijoada completa cedidas pelo Restaurante do Bolinha

Durante a confraria testamos algumas harmonizações com vinho branco e espumante e o resultado não foi muito bom. Dizem que a acidez do espumante ajudaria a harmonizar a feijoada, o que de fato não ocorreu e ainda trouxe o problema do gás para dificultar a digestão. Os vinhos brancos e gelados, mesmo que numa tentativa de harmonização por contraste, tiveram um resultado ainda menos agradável.

Minhas indicações:

De todos os vinhos que tive oportunidade de tentar harmonizar, dois em particular me agradaram muito. Obviamente deve haver outras uvas similares, como a Baga por exemplo, que tragam o mesmo resultado, mas a minha recomendação ficaria para as duas a abaixo.

  1.  Tannat: é uma uva tinta da família da Vitis vinifera originária do sul da França e que possui alto volume de taninos (assim como a Baga). O resultado são vinhos de grande volume, com boa estrutura e finais de boca prolongados
  2.  Cabernet Sauvignon: é uma casta de uvas da espécie Vitis vinifera originária da região de Bordeaux, no sudoeste da França, ela é resultado do cruzamento entre as uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc. São vinhos encorpados e tânicos, com elevado potencial de guarda.

20180203_151830

Vale lembrar que estamos sorteando um Hedone Gran Reserva Malbec, da Lauri Viana, quem ainda não se escreveu para o sorteio, tem até o dia 28/02/2018. Basta acessar o link a seguir e ver as regras: Bodega Lauri Viana.

18 comentários em “Vinho e Feijoada Podem Harmonizar?

  1. Sempre harmonizei feijoada com rosé espumante seco de bom corpo ou com champagne, pois geralmente o prato é suntuoso e precisamos a cada garfada limpar a boca para nova garfada. Eu, particularmente, acho que vinhos com taninos acentuados ficam com sabor metálico na presença do sal que o potencializa. Como gosto é subjetivo, o que vale é se sentir bem.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Rodrigo, acredito que o grande problema da feijoada é o feijão preto e a couve, que aumenta o amargor quando combinado com taninos acentuados.
    Nas minhas experiencias, o que mais me agradou foi a combinação com vinhos rosés com boa acidez.
    Abraço amigo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s