Degustação às Cegas Parte 4 – Sem Vergonha de Errar

Olá,

Esta parte 4 é o último post da série que fala sobre Degustação às cegas e trará a minha opinião sobre o assunto. Para quem ainda não leu as 3 primeiras partes dessa série, escrita por 3 pessoas diferentes, os links estão abaixo:

Degustação às Cegas Parte 3 – O “Intruso” na Degustação ás Cegas

Degustação às Cegas – Parte 2: Exceto em degustações verticais

Degustação às Cegas – Parte 1: Uma Viagem pela Essência do Vinho

Bom, demorou um pouco para que eu aceitasse a degustação às cegas. A razão da rejeição era muito simples: vergonha de dar um palpite completamente errado (e não foram poucos). Depois, com o tempo, percebi que isso era uma grande bobagem pois até os avaliadores mais experientes também erram. É humanamente impossível com tantas uvas, países produtores, variações de métodos de produção, tipos de solo, variações de safra, que alguém consiga acertar todos os vinhos em uma degustação nesse padrão.

20180130_204425.jpg

Então, nesse caso, o melhor a fazer é relaxar, aproveitar o vinho e num clima bem humorado dar boas risadas. É obvio que com o tempo a gente passa a acertar mais vezes, mas principalmente poder avaliar um rótulo sem interferência de preço, produtor, preferências pessoais já vale muito! Eu vejo pelas avaliações do Vivino, que algumas pessoas tende a dar uma nota melhor somente por ter pago muito caro uma garrafa de vinho ou simplesmente para acompanhar as altas pontuações dos experts que muitas vezes não combinam com nosso perfil de gosto.

Ontem por exemplo, servi dois vinhos às cegas, para um grupo de sete pessoas, o Valduero Reserva Premium 6 anos safras 2009 e 2010. Degustamos os dois vinhos ao mesmo tempo e dada as diferenças provocadas pela safra, condições de armazenamento, rolha entre tantos outros fatores, quase ninguém disse ser o mesmo vinho em safras diferentes. Alguns inclusive disseram ser regiões diferentes pois de fato haviam diferenças significativas.

20180306_220440

Então gente, não tenham vergonha de errar e divirtam-se com a degustação. Com certeza será um grande aprendizado.

6 comentários em “Degustação às Cegas Parte 4 – Sem Vergonha de Errar

  1. Parabéns! Foi super interessante acompanhar todos!! Vi muitas pessoas mais motivadas depois de suas postagens. Adoro degustações às cegas, sempre mais divertidas!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário