As Mulheres no Mundo do Vinho – Fabiana Bracco, Coração da Bracco Bosca

Hoje é o Dia Internacional da Mulher e o Blog V³ vem fazer uma homenagem a todas as mulheres, representadas aqui pelas mulheres do mundo do vinho, sejam elas profissionais da área ou apenas apreciadoras de vinho.

Hoje, muitas mulheres tem merecidamente posição de destaque no mundo dos vinhos, realizando trabalhos fantásticos como enólogas, administrando vinícolas ou fazendo parte de sua equipe e entre tantas mulheres incríveis a quem tive o prazer de conhecer como Leonor Freitas e Susana Balbo, vou contar a história da Fabiana Bracco, que hoje está a frente da vinícola uruguaia Bracco Bosca e a quem conheci de um jeito bastante inusitado.

Depois da minha postagem do link a seguir, TOP 20 vinhos de fevereiro, ela me contatou de uma maneira extremamente profissional para saber por que um de seus vinhos não havia me agradado muito. Foi uma surpresa muito positiva porque nem todos os profissionais procuram esse feedback para aprimorar seu trabalho e Fabiana se mostrou muito humilde e dedicada a sua paixão pelo vinho para ouvir meus comentários baseados obviamente em minha opinião pessoal. Imediatamente adquiri enorme respeito pelo seu trabalho.

A vinícola Bracco Bosca foi fundada em 2005, mas seus vinhedos estiveram na família por cinco gerações. Originalmente do Piemonte, na Itália, a família mudou-se para o Uruguai e se instalou na região de Atlântida para continuar a tradição do vinho. Darwin Bracco e Mirtha Bosca foram aqueles que decidiram comprar a terra dos “Gallegos”, proprietários da terra que estava localizada em frente à casa principal, onde as vinhas já existiam, e foi a base para a construção da almejada bodega.

Em particular, na Bracco Bosca, a influência feminina sempre foi muito forte e Fabiana tem sua avó e sua mãe como grandes exemplos.

Fabiana está ligada desde muito cedo ao mundo dos vinhos pois nasceu e cresceu na casa em frente a onde está instalada hoje a vinícola. Formou-se em Relações Internacionais e tem Pós-Graduação em Marketing. Antes de assumir a Bracco Bosca, trabalhou em diversas vinícolas em diferentes países como Argentina e Espanha, além de ter trabalhado nas uruguaias Pisano e Narbona onde ainda é gerente de exportações.

Após uma doença em família, teve que optar entre vender a vinícola, ou assumir as operações e o coração falou mais alto. Hoje, é proprietária da bodega ao lado de sua mãe, e dirige todas as operações da Bracco Bosca acompanhando de perto o trabalho do enólogo Marcelo Laitano e do responsável pelo vinhedo, Enrique Sartori.

IMG-20180307-WA0092
Fabiana Bracco e a “família” Bracco Bosca

Perguntada como ela vê as mulheres hoje no mundo do vinho, principalmente no Uruguai, ela diz que em geral as mulheres ganharam muito espaço e reconhecimento nos últimos anos, basta observar os vinhos altamente pontuadas na Argentina, Chile, França e Austrália, por exemplo, (eu também poderia citar Portugal) e que são elaborados por mulheres. Ela acredita que a elegância natural que as mulheres têm e tanto prezam, transpassa para o mundo dos vinhos, com vinhos menos adstringentes e as vezes até mais fáceis de beber sem perder a personalidade e a qualidade. Para tentar explicar melhor, é como os cachorros que assumem a personalidade de seu dono.

Mesmo assim, sempre teve que lutar contra o preconceito de alguns e que por vezes ainda escuta a frase “se você fosse homem seria perfeita”. Um verdadeiro absurdo, principalmente nos tempos atuais.

Sobre seus planos para o futuro e seus sonhos ela diz que quando pensa nessa resposta, percebe que uma grande parte do seu sonho foi alcançada desde o dia em que viu toda sua família preparando um pedido durante um sábado inteiro. Sem celulares, apenas risos e boas vibrações e um pouco de fadiga. Além disso, se em 2030 seus filhos ou algum neto ainda estiverem por perto, o sonho estará mais do que cumprido. E acima de tudo, as pessoas gostam do seu vinho produzido com amor e dedicação.

Fabiana faz questão de ressaltar que sem o apoio de seu marido e seus filhos, nada disso seria possível porque por trás de uma grande profissional mulher sempre existe um grande homem!!

IMG-20180307-WA0093

Aproveito para parabenizar todas as mulheres, especialmente as do Blog V³, Mabel e Ana Carolina. Hoje vamos abrir um vinho para comemorar a data!!

 

5 comentários em “As Mulheres no Mundo do Vinho – Fabiana Bracco, Coração da Bracco Bosca

  1. Fantástica a atitude e a humildade dela, com certeza já veremos os vinhos da Bracco de outra forma. E imagino seu longo caminho nesse mundo predominantemente masculino (ainda) do vinho.
    Agora, não precisa de lá muitas datas comemorativas pra abrirmos um vinho, né?? 🤣

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s