Amigos.
Mais 5 curiosidades sobre esse incrível mundo do vinho. E quem ainda não viu o 5 primeiros, basta clicar no link a seguir: 5 Curiosidades Relacionadas ao Vinho
1. Vinho Ainda Mais Viciante
Em 1860, um estudante de pós-graduação alemão descobriu como refinar o componente ativo nas folhas de cocaína em sua forma cristalina familiar, e rapidamente isso se tornou uma moda. Após essa descoberta, químico francês chamado Angelo Mariani fez uma fortuna vendendo cocaína misturada com vinho tinto. O seu Vin Mariani foi endossado, entre outros, pela Rainha Victoria, o presidente dos EUA, William McKinley e o papa Leão XIII.
Entretanto, o Vin Mariani foi uma solução relativamente fraca. As primeiras pessoas que usaram cocaína em quantidades significativas e concentrações eram, naturalmente, médicos, e tornaram-se suas primeiras vítimas.
2. Vinho até no Banho.
No Japão há um spa onde você pode nadar em chá, café e vinho. O YUNESSUN é um parque temático de termas, localizado na famosa área de passeios turísticos Hakone.
Segundo seus administradores, este “banho de vinho” tem uma brilhante cor de uva e um rico aroma e é usado como um banho de rejuvenescimento. É um banho que você pode esperar efeitos de embelezamento da pele também.
Diz-se que foi muito utilizado por pessoas como Cleopatra e pela Rainha Mary Stuart, da Escócia, um dos monarcas mais fascinantes e polêmicos do século XVI.
Outro fato curioso é que o spa costuma não permitir o acesso de pessoas que possuam tatuagens mesmo que sejam elas sejam relacionadas aos vinhos!!
3. A Garrafa Mais Antiga
Encontrada durante a escavação para a construção de uma casa em uma vinha perto da cidade de Speyer, na Alemanha, a garrafa estava dentro de um dos dois sarcófagos de pedra romana que foram desenterrados. A garrafa data de cerca de 325 D.C. e foi encontrada em 1867.
A ânfora de vidro amarelo esverdeado tem alças formadas na forma de golfinhos. Uma das várias garrafas descobertas, é a única com o conteúdo ainda preservado.
O líquido antigo possui muito sedimento sedoso. Cerca de dois terços dos conteúdos são uma mistura mais espessa e nebulosa. Este é provavelmente o azeite, que os romanos geralmente costumavam “flutuar” no topo do vinho para preservá-lo da oxidação. As rolhas de cortiça, embora conhecidas por existir na época, eram bastante incomuns. Seu método de preservação do óleo foi, aparentemente, efetivo o suficiente para proteger o vinho da evaporação até os dias atuais.
A garrafa está em exibição permanente, juntamente com outras antiguidades vinícolas, no Historisches Museum der Pfalz e vale a pena visitar se estiver viajando perto da área de Speyer, na Alemanha.
4. Quem não tem Cão, Caça com Gato.
Você já se deparou com uma garrafa de vinho prontinha para ser aberta e você sem saca-rolhas? Bem existem várias maneiras de abrir uma garrafa de vinho sem nenhum tipo de saca-rolhas.
Uma das maneiras mais inusitadas é com seu sapato! Se você ainda não viu como isso é feito, pode conhecer clicando aqui.
Primeiramente você deve remover a cápsula do vinho. Coloque a garrafa de vinho na abertura do seu sapato. Pode ser qualquer tipo de sapato plano (não pode ser de saltos altos ou tamancos), desde que sua abertura seja grande o suficiente para acomodar a garrafa que deve entrar primeiro no fundo, de modo que a rolha esteja de frente para você. Para manter a garrafa no sapato, você segurará a garrafa com uma mão e o sapato com a outra mão. Continuando a segurar o sapato e a garrafa, bata o fundo do seu sapato contra uma parede várias vezes (você só precisa fazer contato na parede com a porção do seu sapato diretamente abaixo da sua garrafa). Seu sapato irá proteger a garrafa de quebrar, mas não bata demais. Algumas boas batidas devem começar a mover a rolha devido à pressão na garrafa.
Outra maneira simples é com um parafuso e um alicate. Eu mesmo já abri desta maneira e o vídeo está na sequência. Basta prender um parafuso na rolha e utilizar um alicate para sacá-la com o auxílio do parafuso.
5. Milionários Excêntricos e de Mal-Gosto
O rumor de pessoas que adicionam coca-cola aos vinhos mais caros e mais famosos, como o Chateau Lafite na China, é verdade. A cultura chinesa coloca ênfase na exibição de status e prestígio e a aparência é muitas vezes tudo. Via de regra esse prestígio é apoiado como uma casa de cartas de imitações de marcas como Gucci, Mont Blanc e Rolex. Então, sempre que alguém com uma alta posição social oferece um banquete para familiares, amigos, chefes e subordinados, eles garantem que garrafas de vinhos famosos e caros como Chateau Lafite, Mouton e Petrus estejam nas mesas. Então, muitos destes convidados vão misturar Coca, Sprite ou limonada com esses vinhos sublimes com a justificativa de “melhorar o seu gosto”.
Isso é muito difícil de entender, especialmente por aqueles de nós que sonham em provar desses vinhos raros e exclusivos.
Fontes: https://www.yunessun.com/en/ http://www.winepros.org/wine101/history.htm http://content.time.com/time/arts/article/0,8599,2086759,00.html http://www.insideiwm.com/2011/06/03/waiter-theres-coke-in-my-wine
A parte dos métodos alternativos para abrir garrafas de vinho, além de interessante é bastante útil (kkkk) — embora eu sempre viaje com saca-rolhas. Mas mistura de vinho com refrigerante é de chorar, principalmente quando se abrem uns caros
CurtirCurtido por 2 pessoas
Imagina só Artur
CurtirCurtido por 2 pessoas
Muito interessante!!!!! Eu só sabia do abrir vinho com sapato. O resto foi bom aprender.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Sitta, já abri com uma toalha, mesmo processo do sapato, coisa de louco kkkkk
CurtirCurtido por 2 pessoas
Bacana estas curiosidades do vinho, parabéns pela matéria Sitta!!!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Será que ainda tem algum Vin Mariani dando sopa por aí??
CurtirCurtido por 2 pessoas
Seria interessante conhecer kkkkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bom artigo, Sitta!!
Boas curiosidades!!
Abraços amigo!!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Nada como um bom vinho! Muito legais essas curiosidades. Post muito interessante.
Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa