Vinho com Hambúrguer

Acho que você nunca mais vai pedir aquele refrigerante famoso para acompanhar seu sanduíche!

Amigos, nesse próximo Post, escrito pelo confrade Fernando Lacerda, trazemos uma dica de harmonização de hambúrguer com vinho. Boa leitura a todos!!

Maceió, a Bahamas brasileira. Praias lindas, sol o ano todo, festas de réveillon magnificas, camarão barato e um povo lindo e acolhedor. Mas pouca gente sabe de um evento que acontece religiosamente nas noites de quinta feira na capital alagoana, quando Junior, um dos maiores Gourmets do nordeste brasileiro prepara seus hambúrgueres.

Grelha

Tudo começa à tarde, quando Junior escolhe em sua coleção de madeiras nobres (todas com certificação de origem), a que vai defumar o bacon que coroa seus hambúrgueres majestosos. Enquanto espera que a padaria lhe entregue os pães especiais feitos sob encomenda e com receita exclusiva, mói na faca a mistura de carnes, mantida sob o mais completo segredo, que depois será moldada e levada à grelha à carvão até que atinja o ponto perfeito de suculência para ser servida.

 

Com tudo pronto, a casa já está cheia de gente do bem. Junior carameliza as cebolas roxas acrescentando um pouco do açúcar mascavo produzido naquele Estado e as flamba em cachaça Premium.

Com queijo de primeira fatiado, os sanduíches são cuidadosamente montados e, um a um, entregues aos convidados que arregalam os olhos ao recebê-los. O primeiro e mais caprichado é entregue com todo o carinho e reverência para sua sobrinha Bella, que mora em São Paulo e hoje finalmente está visitando o tio, coisa que faz com menos frequência que gostaria.

 

 

Hora da bebida: Coca-Cola? Não. Cerveja? Também não. O gás de ambas fica “brigando” por espaço no estômago.

Junior não titubeia, abre uma (ou duas, rsss) garrafas de vinho pra acompanhar essas obras de arte. Primitivo di Manduria, da Puglia, na Itália ou seu “irmão” Zinfandel da Califórnia, nos EUA são as escolhas recorrentes e indiscutíveis para acompanhar os sanduíches.

São vários os motivos que fazem do Primitivo di Mandúria a melhor escolha para esse tipo de hambúrguer gourmet: muito corpo e extrato seguram bem a gordura da carne, bacon e queijo. Os aromas defumados e balsâmicos do vinho harmonizam perfeitamente com seus congêneres da carne, que por ser moída, ainda que na faca, não requerem taninos potentes. Ótimo, pois os vinhos dessa casta não costumam ser muito tânicos.  Mas o mais relevante dessa harmonização é o açúcar residual que todo Primitivo di Manduria / Zinfandel costuma carregar.

Sim, a Primitivo é uma das castas com maior concentração de açucares. Não é incomum encontrar vinhos cuja fermentação não deu conta de transformar todo esse açúcar em álcool e CO2, restando um pequeno residual que combina maravilhosamente com o molho BBQ ou o Catchup de goiabada que adoçam nosso sanduba maravilhoso.PrimitivoDiManduriaMonteTessa

Não é por acaso. O ingrediente mais representativo da Puglia são suas enormes e adocicadas cebolas roxas, das quais saem inúmeras receitas como protagonistas ou coadjuvantes e, é claro, todas acompanhadas de uma taça de Primitivo di Manduria.

Pra ficar perfeito, Junior completa o evento de quinta com Nina Simone Feeling Good https://youtu.be/D5Y11hwjMNs, pois é assim que todos se sentem ao provarem a dupla Hambúrguer & Primitivo di Manduria.

Não termine sua refeição estufado. Hambúrguer se come com vinho !!!!

Serviço:
A Purovino importa com exclusividade para o Brasil o Primitivo di Manduria do produtor Monte Tessa. Excelente exemplar da tipicidade e exuberância que a Primitivo entrega.
Contatos pelo site: http://www.purovino.com.br

Sobre o Autor

Fernando Lacerda é enófilo, WSET, presidente de confraria, bebe vinho em doses “industriais” e sócio da Purovino.

8 comentários em “Vinho com Hambúrguer

  1. Sitta, esse Junior é o Jarbas Junior?
    Se for, posso atestar que é o melhor hambúrguer que já provei, além do que foi com ele que aprendi o pouco que sei de hambúrguer, sem contar a hospitalidade do casal que é imbatível.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Espetacular a escolha da matéria e os hamburguers do amigo Jarbas de Maceio, o qual tive a honra de provar com minha família em ferias em Maceió
    Harmonizamos com belos vinhos
    Parabéns 👏👏🔝🔝🍔🍔🍷🍷

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s