Viña Odfjell – Vinhos Orgânicos e Biodinâmicos.

Há algum tempo o tema de vinhos orgânicos ou biodinâmicos me traz bastante curiosidade, não exatamente pelo conceito mas principalmente por haver uma certa confusão com a produção de vinhos naturais. Basicamente minha principal dúvida era entender se esse conceito de produção altera as características que aprecio em um vinho, como um bom estágio (em carvalho principalmente) para amadurecimento e vinhos potentes e concentrados.

Durante a última edição de lançamento do Guia Descorchados, fiz contato com o proprietário da vinícola, Laurence Odfjell, que gentilmente abriu as portas de sua propriedade para que pudéssemos conhecer a fundo o incrível trabalho feito por lá. Adiantando o resultado, pude perceber que o processo melhora a qualidade da uva, sem influir nos outros aspectos importantes para um bom vinho!

A família de origem norueguesa comprou as terras localizadas no Maipo há cerca de 25 anos e, desde o início da Odfjell Vineyards, a visão dos proprietários tem sido trabalhar em harmonia com o meio ambiente. O primeiro passo que foi eliminar o uso de produtos químicos. Depois de alguns anos, essa decisão permitiu que a vinícola seguisse em direção a uma gestão orgânica e certificasse todos os vinhedos pela Ecocert.

Mais tarde, em 2009, começaram a explorar culturas biodinâmicas nos vinhedos do sul, para finalmente concluir essa transição com os vinhedos do Padre Hurtado. Em 2012, a certificação DEMETER reconheceu 100% dos vinhedos como biodinâmicos.

Durante nossa visita acompanhada pela gerente de exportações para a América Latina, Claudia Yaksic, pude observar diversos dos aspectos biodinâmicos dos quais vale destacar principalmente:

– A vinícola tem um haras próprio com cavalos (pôneis) dos Fiordes da Noruega para arar os vinhedos, evitando assim a compactação do solo causada pela maquinaria.

 

– Produção do próprio composto orgânico e biodinâmico feito de restolho e bagaço misturado com estrume dos cavalos dos fiordes e de apenas duas vacas, suficientes para todo o vinhedo, reduzindo assim o impacto dos resíduos.

– Plantação de flores e desenvolvimento de “ilhas ecológicas” para atrair insetos benéficos (predadores naturais) e aumentar a biodiversidade do ecossistema da vinha. Isso normalmente é ao contrário nas vinícolas onde evita-se a presença de insetos para evitar possíveis pragas.

IMG-20180514-WA0060[1]

– A construção da vinícola, encravada no solo e com paredes espessas foi feita de maneira a evitar o uso de  refrigeração forçada, ou seja, a vinícola não utiliza ar condicionado para manter a temperatura ideal (não é necessário). Isso é feito de forma natural. Entretanto a vinícola não produz vinhos brancos por completo pois as temperaturas de processo não permitem. O único branco da vinícola, o Armador Sauvignon Blanc é produzido inicialmente em um terceiro, sob supervisão da Odfjell e tem seu processo concluído na vinícola.

 

Na última etapa da visita, uma degustação dos principais vinhos da vinícola, que foi dirigida pela enóloga Francisca Palácios, pude provar alguns dos ótimos vinhos da Odfjell: Armador Sauvignon Blanc 2017, Armador Cabernet Sauvignon 2016, Orzada Carmenere 2016, Orzada Carignan 2016, Orzada Cabernet Sauvignon 2016 e um de seus vinhos ícone, o Aliara 2012. Destaque para os vinhos a seguir:

 

Armador Cabernet Sauvignon 2016: Impressionou bastante pelo custo x benefício. Esse 100% Cabernet Sauvignon é envelhecido basicamente em tanques de aço inox mas 20% passa 6 meses em carvalho de terceiro uso. Bem equilibrado e com bom corpo. Um dos melhores na faixa de preço.

Orzada Carmenere 2016: Entre os 3 bons vinhos dessa linha provados, este surpreendeu frente ao meu favorito Carignan. E olha que nem passa por madeira. Aromático e frutado no palato, tem corpo médio e final de boa persistência.

Aliara 2012: Um vinho diferenciado, corte de 40% Malbec, 32% Carignan, 22% Cabernet Sauvignon, 6% Syrah, passa 18 a 24 meses em barrica francesa de primeiro uso. Cor púrpura, Carignan predominante com aromas de frutas negras e chocolate. Em boca é macio e potente com taninos aveludados e notas de baunilha e ameixas. Final longo.

Serviço:
http://odfjellvineyards.cl
A Vina Odfjell possui programas de visitas com diversas opções de degustações e duração. Os preços variam de CLP $14.000 a  CLP $64.000 por pessoa (aproximadamente R$ 80 a R$ 350 por pessoa). Todos os detalhes, inclusive opções de almoço podem ser consultados no link: http://odfjellvineyards.cl/es/turismo-y-degustaciones/

 

4 comentários em “Viña Odfjell – Vinhos Orgânicos e Biodinâmicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s