7 Cuidados para Manutenção de Adegas Climatizadas

Amigos.

Algumas dicas importantes para a manutenção das adegas climatizadas e para o correto armazenamento dos vinhos. Cuidados simples mas muito importantes para manter o bom funcionamento dos equipamentos e a integridade das garrafas.

1. Umidade:
Os níveis de umidade devem ser mantidos entre 50 a 70% para evitar que o lado exposto da rolha seque ou que o excesso de umidade promova o crescimento de fungos e o potencial dano a rótulos das garrafas.

2. Luz:
Fontes diretas de luz, principalmente luz solar, devem ser evitadas. Muitas vinícolas usam vidros escurecidos que reduzem o risco de danos causados por raios ultravioletas, mas isso não oferece proteção total. Além disso, a luz do sol, mesmo através das janelas , pode causar flutuações de temperatura ao longo do dia.

3. Remover detritos:
Pelo menos uma vez por ano, todas as garrafas devem ser removidas do gabinete e a unidade interna deve ser examinada quanto a sujeira, esferas de isopor, palha etc. Elas geralmente aderem aos frascos e depois caem no gabinete e podem obstruir os orifícios de drenagem dentro do gabinete.

4. Limpe a vedação da porta da adega:
A faixa de vedação (gaxeta) ao redor da porta deve ser limpa regularmente para prolongar a vida útil e evitar gastos desnecessários de energia elétrica.

5. Não mantenha grandes vasos de plantas na sua adega:
Os vasos de plantas, especialmente os grandes, contêm muita umidade que pode ser o terreno fértil para cupins e outras pragas. É especialmente o caso de plantas com muito conteúdo de celulose em seus talos, galhos ou cascas.

6. Cuidado com vibrações e excesso de movimentações:
A vibração perturba o processo lento de evolução bioquímica no vinho. É melhor manter o vinho em um local em vez de movê-lo continuamente.

7. Ventilação natural:
Isso permite a eliminação do acúmulo de odor ou mofo. A adega deve ser aberta no mínimo uma vez por semana para trocar o ar.

Fontes:
https://www.vintec.com
https://www.rosehillwinecellars.com
http://martinwine.com

8 comentários em “7 Cuidados para Manutenção de Adegas Climatizadas

  1. Ótimas dicas. Ontem acabei de consertar a adega, a placa queimou por depósito da etiqueta de papel na drenagem…o tecnico recomendou não guardar garrafas com aquela etiqueta.
    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Se enrolar a garrafa em plástico filme, especialmente a rolha, a unidade é indiferente. Porque não há exposição do lado externo da rolha ao ar. Também evita o contrário, o aparecimento de mofo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s