Olá amigos,
É impressionante (e muito bacana) como no mundo dos apaixonados por vinhos uma coisa leva a outra e naturalmente surge um tema para compartilhar.
Na semana passada marcamos uma pizza na casa do meu confrade Haroldo Rodrigues, aproveitando a passagem do professor João Rodrigues por São Paulo, e como o último é um grande fã da uva Tannat decide abrir um Don Pascual Tannat Roble 1997. E já que o tema tendeu para o Uruguai e para a Familia Deicas decidimos abrir mais dois vinhos que ganhamos durante nossa última visita a esta incrível bodega, um Don Pascual Edicion Limitada Merlot 2000 e o Tannat 2006 desta linha.
E como as idéias vão surgindo, devido a idade dos vinhos e a preocupação com o estado das rolhas decidimos testar o famoso saca-rolhas The Durant.
Todas as informações sobre esse artefato podem ser obtidas neste link (The Durand), mas basicamente o fabricante diz que a utilização do Durand para rolhas mais antigas, frágeis ou comprometidas, elimina os resultados indesejáveis das rolhas quebradas, que as rolhas sejam empurradas para dentro das garrafas ou que as rolhas são parcialmente removidas deixando as peças a flutuar no vinho. O Durand remove a rolha inteira e contida. No final do Post tem o link para comprar.
Os resultados dos testes foram animadores, todas as rolhas removidas por inteiro e a operação de sacar a rolha não leva mais que 30 segundos, como mostrado no vídeo abaixo:
Mesmo para quem está acostumado a usar o saca-rolha de pinças convencional, esta ferramenta se monstra muito útil e ainda mais segura para as rolhas mais frágeis. E pra quem ainda não sabe como usar o modelo de pinças convencional, segue o vídeo:
Como usar o saca-rolha de pinça
Degustação da linha Don Pascual Roble
Don Pascual Tannat Roble 1997: Apesar de mostrar um pequeno declínio suportou muito bem esses 21 anos. Cor vermelho tijolo, sutis aromas de couro, tabaco e ameixa seca, boa acidez residual, corpo médio e boa persistência.
Don Pascual Edicion Limitada Merlot 2000: Vinho produzido no conceito de single barrel onde cada barril de carvalho da origem a um lote. Na foto da garrafa tem as indicações de lote. Na minha opinião o melhor de todos, aromas de chocolate e ameixa em calda, bastante equilibrado e com boa complexidade. Notas de chocolate no final. Um vinho encantador.
Don Pascual Edicion Limitada Tannat 2006: Também produzido no conceito de single barrel, cor rubi com halos atijolados, aromas de cacau e couro e notas herbáceas. Em boca é firme e tem boa potência com final de larga persistência.
E para quem busca mais informações sobre os vinhos e a visita na Família Deicas, todos os detalhes estão no link abaixo:
Serviço:
Para fazer uma reserva para visitar a vinícola no Uruguai basta clicar aqui
Onde comprar o abridor The Durand: https://thedurand.com/product/the-durand/
Mais um post bem útil, Sitta. Duas perguntas: 1) qual a superioridade que a parte do espiral propriamente dita acrescenta ao modelo de pinças e 2) vi vários vídeos do The Durand e em todos eles, incluindo o seu, a espiral transpassa toda a rolha; isto não poderia fazer com que resíduos da cortiça caíssem no líquido?
Um abraço e parabéns pelo sucesso do V3, meu amigo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Wilson.
Ajuda a conter mais a rolha. E principalmente evita que a rolha afunde, o que pode acontecer as vezes só com a pinça.
Como a espiral e bem afiada não costuma cair resíduos mas pode sim acontecer
CurtirCurtir
Esse abrir é um sonho de consumo, o abrir de pinça as vezes falha.
Uma pergunta esses Don Pascual antigos, fazem a linha mais elegante como Carmelo Patti ? Abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acho que não Fábio. São um pouco mais austeros
CurtirCurtir
Salve Sitta! Excelente post, é uma excelente noite! Independente do preço do Durand, realmente foi muito interessante vê-lo ao vivo, e constatar que a propaganda pró Durand é legítima. Precisamos arranjar mais umas garrafas evoluídas pra gente abrir!
Um abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigado amigo!! Graças a você o Post
CurtirCurtir
Muito legal esse Durand. E parabéns pelos vinhos degustados.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sitta, tenho a mesma curiosidade do Wilson.
Mas bem legal esse saca rolhas
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito legal esse post com vídeos didáticos…rsrsrs
Eu pensei que o saca-rolhas de pinças fosse o melhor mas pelo visto o mostrado está um passo adiante e prende ainda mais a rolha. Muito bom!
Gostei de ver esses Don Pascual mais elaborados pois com os mais recentes não me empolguei tanto.
Um abraço e saúde 🍷
CurtirCurtido por 1 pessoa
Poxa Artur. Tomei um 2016 no Uruguai que achei excelente. Nesta linha single Barrel.
CurtirCurtir
Ótimo
Post Sitta! Como sempre. Esse saca-rolha pode ser encontrado no Brasil? Saúde! 🙏🍷
CurtirCurtido por 1 pessoa
Luis. Sei que vende pela Amazon
CurtirCurtir
Obrigado! 🙏🍷
CurtirCurtido por 1 pessoa
Rodrigo, parabéns pelo post. A primeira vez que me deparei com um Durand achei caro e não tinha certeza sobre o benefício, já que o de pinças tem funcionado muito bem para as safras antigas, mas vou reconsiderar. Deixo aqui a sugestão de um post sobre diferentes malas de transporte de vinhos (VinGardeValise, Winefit, WineBags, etc. Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado Rafael.
Vou estudar esse assunto mas confesso que eu não costumo usar pois algumas dessas malas costumam chamar muita atenção na fiscalização. Mas o tema e ótimo.
Abraços
CurtirCurtir
Bom dia!
Estou com um Don Pascul Edición Limitada Single Barrel (2 barricas de 2000 e uma de 2004), comprado diretamente lá em Juanicó, por ocasião da minha primeira visita ao Uruguai, em 2017.
Comentei com um sommelier sobre ela, e a pessoa me alertou de que, talvez, este vinho já esteja em seu auge e comece a declinar.
Você ou alguém mais teria informações sobre este vinho? Se esta observação procede, se posso guardar por mais tempo ou se é melhor bebê-lo agora?
Obrigado.
Saudações.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Já provei algumas vezes esse vinho na safras 2000/2002 e 2004 Se não me engano. Ambos já estão na hora de ser abertos. Abraços
CurtirCurtir