Degustação Don Pascual Roble e o Saca-rolhas The Durand

Olá amigos,

É impressionante (e muito bacana) como no mundo dos apaixonados por vinhos uma coisa leva a outra e naturalmente surge um tema para compartilhar.

Na semana passada marcamos uma pizza na casa do meu confrade Haroldo Rodrigues, aproveitando a passagem do professor João Rodrigues por São Paulo, e como o último é um grande fã da uva Tannat decide abrir um Don Pascual Tannat Roble 1997. E já que o tema tendeu para o Uruguai e para a Familia Deicas decidimos abrir mais dois vinhos que ganhamos durante nossa última visita a esta incrível bodega, um Don Pascual Edicion Limitada Merlot 2000 e o Tannat 2006 desta linha.

E como as idéias vão surgindo, devido a idade dos vinhos e a preocupação com o estado das rolhas decidimos testar o famoso saca-rolhas The Durant.

 

Todas as informações sobre esse artefato podem ser obtidas neste link (The Durand), mas basicamente o fabricante diz que a utilização do Durand para rolhas mais antigas, frágeis ou comprometidas, elimina os resultados indesejáveis das rolhas quebradas, que as rolhas sejam empurradas para dentro das garrafas ou que as rolhas são parcialmente removidas deixando as peças a flutuar no vinho. O Durand remove a rolha inteira e contida. No final do Post tem o link para comprar.

Os resultados dos testes foram animadores, todas as rolhas removidas por inteiro e a operação de sacar a rolha não leva mais que 30 segundos, como mostrado no vídeo abaixo.

 

Mesmo para quem está acostumado a usar o saca-rolha de pinças convencional, esta ferramenta se monstra muito útil e ainda mais segura para as rolhas mais frágeis. E pra quem ainda não sabe como usar o modelo de pinças convencional, segue o vídeo:

Como usar o saca-rolha de pinça

Degustação da linha Don Pascual Roble

Don Pascual Tannat Roble 1997: Apesar de mostrar um pequeno declínio suportou muito bem esses 21 anos. Cor vermelho tijolo, sutis aromas de couro, tabaco e ameixa seca, boa acidez residual, corpo médio e boa persistência.

 

Don Pascual Edicion Limitada Merlot 2000: Vinho produzido no conceito de single barrel onde cada barril de carvalho da origem a um lote. Na foto da garrafa tem as indicações de lote. Na minha opinião o melhor de todos, aromas de chocolate e ameixa em calda, bastante equilibrado e com boa complexidade. Notas de chocolate no final. Um vinho encantador.

Don Pascual Edicion Limitada Tannat 2006: Também produzido no conceito de single barrel, cor rubi com halos atijolados, aromas de cacau e couro e notas herbáceas. Em boca é firme e tem boa potência com final de larga persistência.

 

E para quem busca mais informações sobre os vinhos e a visita na Família Deicas, todos os detalhes estão no link abaixo:

Família Deicas

Serviço:
Para fazer uma reserva para visitar a vinícola no Uruguai basta clicar aqui
Onde comprar o abridor The Durand: https://thedurand.com/product/the-durand/

 

 

15 comentários em “Degustação Don Pascual Roble e o Saca-rolhas The Durand

  1. Mais um post bem útil, Sitta. Duas perguntas: 1) qual a superioridade que a parte do espiral propriamente dita acrescenta ao modelo de pinças e 2) vi vários vídeos do The Durand e em todos eles, incluindo o seu, a espiral transpassa toda a rolha; isto não poderia fazer com que resíduos da cortiça caíssem no líquido?
    Um abraço e parabéns pelo sucesso do V3, meu amigo!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Wilson.
      Ajuda a conter mais a rolha. E principalmente evita que a rolha afunde, o que pode acontecer as vezes só com a pinça.
      Como a espiral e bem afiada não costuma cair resíduos mas pode sim acontecer

      Curtir

  2. Salve Sitta! Excelente post, é uma excelente noite! Independente do preço do Durand, realmente foi muito interessante vê-lo ao vivo, e constatar que a propaganda pró Durand é legítima. Precisamos arranjar mais umas garrafas evoluídas pra gente abrir!
    Um abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Muito legal esse post com vídeos didáticos…rsrsrs
    Eu pensei que o saca-rolhas de pinças fosse o melhor mas pelo visto o mostrado está um passo adiante e prende ainda mais a rolha. Muito bom!
    Gostei de ver esses Don Pascual mais elaborados pois com os mais recentes não me empolguei tanto.
    Um abraço e saúde 🍷

    Curtido por 1 pessoa

  4. Rodrigo, parabéns pelo post. A primeira vez que me deparei com um Durand achei caro e não tinha certeza sobre o benefício, já que o de pinças tem funcionado muito bem para as safras antigas, mas vou reconsiderar. Deixo aqui a sugestão de um post sobre diferentes malas de transporte de vinhos (VinGardeValise, Winefit, WineBags, etc. Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado Rafael.
      Vou estudar esse assunto mas confesso que eu não costumo usar pois algumas dessas malas costumam chamar muita atenção na fiscalização. Mas o tema e ótimo.
      Abraços

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s