As Maravilhosas Surpresas do Mundo dos Vinhos

Olá Amigos,

Eu acredito que aqueles pequenos esforços que fazemos de coração, sempre nos trazem surpresas incríveis e como consequência ótimas recompensas.

Na segunda-feira (04/06) mesmo com uma agenda extremamente apertada em Montevidéu decidi dar uma passada na bodega Pisano, que fica em Progreso, a cerca de 40 km da capital. Visto que a vinícola não tem programa de visitas, o objetivo era só um, comprar uma garrafa de um vinho que só é vendido na vinícola para presentear um amigo que fará aniversário em breve. A visita deveria ser rápida pois a pouco mais de uma hora, tínhamos um almoço marcado e estávamos a cerca de 30 minutos de distância.

Chegando na vinícola e quando fomos atendidos, me identifiquei como escritor do blog e também como um grande apreciador dos vinhos da Pisano, e perguntei se havia possibilidade de comprar o tal vinho. Mesmo em horário de almoço, fui muito bem atendido e a pessoa que me recebeu foi procurar o vinho no deposito. Eis que para minha surpresa, quando ela retorna, também vinha Daniel Pisano, um dos sócios da vinícola.

img-20180604-wa0039.jpg

Bom, pra resumir a história, Daniel é a simpatia em pessoa além de obviamente ser um grande conhecedor de vinhos. Ele perguntou se eu tinha tempo livre e obviamente aquele havia se tornado um compromisso muito importante. Sem hesitar respondi que sim e iniciamos um tour pelas instalações da vinícola que esta prestes a completar 100 anos da primeira colheita, que ocorreu em 1924.

A bodega possui uma parte mais antiga, com equipamentos utilizados no início da operação e uma parte mais moderna onde são produzidos a maior parte dos vinhos atualmente. As fotos abaixo mostram um pouco do que pude conhecer na visita:

Depois da visita, Daniel ainda escolheu cuidadosamente 2 vinhos para que pudéssemos provar em uma incrível sala de degustações, decorada com inúmeras garrafas de recordação e outras tantas que ele ainda vai provar, presente de amigos e parceiros de outras vinícolas.

Os dois escolhidos foram vinhos da linha RPF da Pisano, um Tannat 2004 e um Syrah 2004. Vale ressaltar o incrível cuidado com que Daniel manuseia as garrafas, desde a retirada da prateleira até servir na taça, evitando ao máximo agitar o vinho que tem quase 15 anos de guarda. Aliás, por coincidência, o RPF Tannat foi o primeiro vinho uruguaio que provei, mas não recordo a safra.

Os vinhos estavam perfeitos, sem nenhum sinal de evolução, inclusive na cor que ainda era um violeta bastante vivo. Mas isso nem era o mais importante. Uma hora se passou com as ótimas histórias que Daniel foi contando mas, ainda haviam outros compromissos. Comprei os vinhos e segui viagem para retornar com mais calma em um futuro próximo.

Obrigado Daniel pelas ótimas horas e pela surpresa que você nos proporcionou neste fantástico mundo dos vinhos!

Serviço:
A vinícola não possui programa de visitas mas tem uma sala de vendas que funciona de segunda-feira a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas e aos sábados das 8 às 11:30 horas
Site:
http://www.pisanowines.com/

11 comentários em “As Maravilhosas Surpresas do Mundo dos Vinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s