Pizza & Vinho – Dia da Pizza na Sacada Pizzaria

Amigos,

Ontem, dia 10/07 foi o dia da Pizza e para um descendente de italianos e morador do tradicional bairro da Moóca, reduto dos imigrantes da Bota em São Paulo, comemorar a data com pizza e vinho é praticamente uma obrigação.

O local escolhido foi a Pizzaria Sacada, uma das mais tradicionais do Bairro com 44 anos no coração da Moóca. A Sacada todo ano realiza um evento para clientes e convidados ilustres, como os diretores do Clube Juventus, políticos do bairro e imprensa local para comemorar a data.

 

Falando um pouco de história, pizza e vinho sempre harmonizaram perfeitamente e baseados nos dados a seguir, podemos supor que esta ligação vem de muito mais tempo do que imaginamos.

Origem da Pizza:

A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água.

Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam a massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália. Era um alimento de pobres do Sul da Itália. Mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sanduíche. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços de linguiça ou ovos por cima.

No Brasil, até os anos 50, as pizzarias eram uma exclusividade das colônias italianas e seus redutos. A partir daí elas se disseminaram por todo o país até se transformarem, nos dias atuais, num dos mais saborosos pratos de nossa culinária.

Estima-se que no Brasil sejam produzidas cerca de 1 milhão de pizzas por dia e que o Estado de São Paulo consume mais da metade desse total.

Origem do Vinho:

O vinho possui uma longínqua importância histórica e religiosa e remonta diversos períodos da humanidade. Cada cultura conta seu surgimento de uma forma diferente. Os cristãos, embasados no Antigo Testamento, acreditam que foi Noé quem plantou um vinhedo e com ele produziu o primeiro vinho do mundo. Já os gregos consideraram a bebida uma dádiva dos deuses. Hititas, babilônicas, sumérias, as histórias foram adaptadas de acordo com a tradição e crença do povo sob perspectiva.

Do ponto de vista histórico, sua origem precisa é impossível, pois o vinho nasceu antes da escrita. Os enólogos dizem que a bebida surgiu por acaso, talvez por um punhado de uvas amassadas esquecidas num recipiente, que sofreram posteriormente os efeitos da fermentação. Mas o cultivo das videiras para a produção do vinho só foi possível quando os nômades se tornaram sedentários. Existem referências que indicam a Geórgia como o local onde provavelmente se produziu vinho pela primeira vez, sendo que foram encontradas neste local graínhas datadas entre 8000 a.c. e 5000 a.c.

Dicas de Harmonização:

A pizza na verdade é um prato bastante simples e por isso não precisamos de um vinho “complicado”.

E se temos os mais diferentes tipos de cobertura, também podemos variar nos vinhos escolhidos para harmonizar com a pizza. Nesse caso eu costumo manter uma certa tradição, um bom vinho italiano Sangiovese (Chianti), com seus taninos leves e boa acidez, combina bem com o molho de tomates e com perfeição às tradicionais margherita e mozzarella. Para as pizzas de calabresa ou portuguesa (embutidos) eu prefiro um Cabernet Sauvignon do Novo Mundo, com um pouco mais de taninos, que combinarão bem com os sabores mais intensos. As pizzas com funghi ou champignon podem combinar perfeitamente com um Carmenere.

Muitos inclusive sugerem a combinação com alguns vinhos brancos, como a pizza de 4 queijos com Chardonnay, por exemplo. Eu prefiro ficar somente nos tintos.

Dia da Pizza.

Como a comemoração na Sacada Pizzaria foi no formato de rodízio, escolhemos um vinho mais eclético, que pudesse combinar tanto com os embutidos e queijos mais fortes e também balancear a acidez.

Desta forma o vinho da noite foi o Don David Reserva Malbec 2015. Um vinho produzido na região de Salta, na Argentina com passagem em 12 meses em carvalho e boa potência.

 

E vocês? qual o vinho preferido com a pizza? deixem uma mensagem nos comentários!

Serviço:
Sacada Pizzaria:
RODÍZIO DE PIZZAS COM MAIS DE 30 SABORES
TODAS AS NOITES DAS 18H ÀS 23H30.
CARTA DE VINHOS COM MAIS DE 50 RÓTULOS.

RUA CEL. JOVINIANO BRANDÃO, 59 – MOOCA
SÃO PAULO, SP.

Whatsapp: (11) 96602-1484
Telefone: (11) 2639-6846 / 2028-0722 / 2028-0798

9 comentários em “Pizza & Vinho – Dia da Pizza na Sacada Pizzaria

  1. Bela matéria, Sitta!! Pizza vai muito bem com vinho tinto!! Adoro os Chiantis, barbarescos e amarones!! Os brunellos e os barolos também se encaixam muito bem!! Não sou muito fã da harmonização de vinhos do novo mundo com pizza. Sou mais tradicionalista!! A acidez dos vinhos Italianos casam muito bem com a acidez do molho de tomate e com a gordura do queijo e demais elementos da pizza!! Sucesso amigo!! Forte abraço!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s