Vinhos de Fora do Circuito Tradicional Parte 1 – Rússia.

Amigos,

Para algumas pessoas é difícil se aventurar no mundo dos vinhos, pois o medo de errar ou de comprar um vinho considerado ruim é grande. Mas existem países que estão fora da lista dos queridinhos do mundo do vinho e que possuem uma produção bastante interessante e qualificada desta bebida.
Eu sempre tive a curiosidade de provar vinhos de fora do circuito tradicional e entre eles da Rússia, tanto que já troquei por duas vezes vinhos com um amigo do Vivino da Rússia.
Aproveitando a iniciativa do confrade Ivan Ribeiro, vamos publicar uma série de curiosidades sobre países menos tradicionais. A Rússia é nossa primeira parada!

Curiosidades e Detalhes sobre Vinhos Russos:

Muito embora a Rússia não seja uma grande produtora de vinhos e, na sua grande maioria, produza vinhos mais doces, existem grandes vinhos de sobremesa elaborados na região desde a época dos Czars.

Os vinhos fortificados de Massandra são um dos mais conceituados e premiados vinhos de sobremesa produzido na Rússia, tendo diversos estilos: Porto, Jerez, Marsala e Tokaji, dentre outros, sendo recomendada a sua apreciação e prova.

No entanto, a história do vinho na Rússia não para por aí. Representando um mercado consumista de um pouco mais de 9% da população que consome álcool o vinho vem ganhando espaço e corpo em território Russo.

Em 1950 a União Soviética representava o 5ª maior território em videiras e o 7º lugar no mercado produtor de vinho no mundo. Posição que foi mudando no decorrer dos anos pela má qualidade de produção dos vinhos por partes das vinícolas do País.

Hoje em dia, após algumas regulamentações e exigências feitas pelo governo, que levou a perda de licenças por parte de algumas vinícolas nos idos de 1990, o mercado encontra-se promissor e crescente.

A Rússia conta hoje com mais de 22 vinícolas e mais de 14 produtores de vinhos de garagem, e muitos vinhos produzidos com diversas castas. Tudo isso registrado em livros e guias, como o “Guia Nacional de Vinhos” publicado em 2012, e que fora escrito por diversos Sommeliers e produtores da Rússia e o “Russian Wine Country” publicado em 2014 por Charles Borden, um aficionado pela viticultura Russa e que acompanhou a evolução da mesma nos últimos anos desde 1992.

Dentre essas vinícolas, podemos destacar a renomada vinícola Abrau-Durso, localizada nos arredores de Novosibirsk, bem como as vinícolas Chateau le Grand Vostok, Lefkada, Vedernikov, dentre outras, vinícolas novas e criadas após o ano de 2006.

Screenshot_20180715-222045

Após a publicação do Guia, os vinhos passaram a ser mais catalogados e controlados, cresceram as vinícolas no País, localizadas ao longo das margens do Rio Don e do Rio Kuban. Com grande maioria dessas vinícolas regulamentadas pela lei de classificação dos vinhos Russos com IGP. Existindo, ainda em tramitação, o processo de AOP.

Russia1
Regiões Produtoras da Rússia

Russia2

Com todos esses avanços, notamos que o vinho Russo é um mercado extremamente promissor, com algumas referências do mercado e que devem ser comprovadas pela visitação in loco, ou degustação dos vinhos das vinícolas citadas aqui, servindo como base os seguintes vinhos: Saperavi, da Fanagória; o Riesling (dentre outras), da Abrau-Dursso e o Renaissance, da vinícola Raevskoe.

Ivan Ribeiro do Vale Junior.
Sommelier Profissional e WSET 2.
Advogado.
Membro da Confraria Mês Que Vem Tem Mais.
@ivanrvalejr
@confrariamesquevemtem

 

9 comentários em “Vinhos de Fora do Circuito Tradicional Parte 1 – Rússia.

  1. Muito bacana! Imagina o potencial mercadológico da Rússia!
    Bom saber que eles estão dando atenção e regulamentando a vinicultura, quem sabe em um futuro próximo teremos bons exemplares vindo do Leste Europeu.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s