Dois Dias em Montevidéu.

Amigos,

Óbvio que viajar nas férias é sensacional, mas cada vez mais eu percebo que férias, para muitos, podem ser artigo de luxo.

Eu mesmo passei 17 anos na indústria e raríssimas vezes consegui tirar férias maiores do que 10 dias. Via de regra eu apenas conseguia alguns finais de semana prolongados ou alguns dias para esfriar a cabeça. Mesmo quando conseguia tirar esses 10 dias, sempre deixava alguns dias para “picar” as férias e desta forma conseguia viajar ao menos uma vez a cada 2 meses, ótimo para recobrar as forças.

Daí aprendi que a América do Sul é um ótimo caminho para quem tem um final de semana prolongado a disposição. São vôos curtos, e tem boas opções de cidades com vôos diretos. Acredito que entre todos os destinos que visitei o meu favorito é Montevidéu. Então preparei um roteiro de 3 dias com muito vinho e diversão para compartilhar com vocês.

Quinta-feira

Ida no voo da Gol G3-7632 saindo de Guarulhos as 21:05 horas. Você não perde o dia de trabalho e chega a Montevidéu as 23:40 horas. Normalmente até no máximo à 01:00 você já está no hotel (sugestão são os bairros de Punta Carretas ou Pocitos).

Dia 01 – Sexta-feira

11 horas – Degustação na Antigua Bodega Stagnari

Já começamos por uma das melhores vinícolas do Uruguai onde você pode provar alguns dos meus vinhos favoritos desse país, o Il Nero e o Osíris.

A vinícola fica a cerca de 35 minutos do bairro de Punta Carretas, onde eu costumo ficar, então não é necessário levantar muito cedo. O atendimento é excepcional e os vinhos justificam a visita. Normalmente o tour e a degustação levam 1:30 horas.

 

 

Os valores e maiores informações podem ser obtidas no link a seguir: Antigua Bodega Stagnari

13:30 horas – Degustação e Almoço na Família Deicas

Talvez a minha favorita, os vinhos são espetaculares!

Partindo da Stagnari, são cerca de 20 minutos para chegar a Deicas, e vocês podem escolher entre o menu de 3 ou 5 tempos, acompanhados pelos principais vinhos da casa.

 

 

Além disso vocês podem conhecer a adega da família e escolher um vinho para degustar durante o almoço, sempre de safras antigas. Na minha última visita provei um Don Pascual Tannat Single Barrel safra 2006 que estava fantástico.

 

 

Os valores e maiores informações podem ser obtidas no link a seguir: Família Deicas

20:00 – Viños Y Tapas no BocaNegra Wine Bar.

A melhor opção para a noite de sexta-feira em Punta Carretas, para que gosta de vinhos! São 18 opções de vinhos por taça (que variam de acordo com o dia) e mais de 100 opções de vinhos na carta onde a garrafa sai praticamente ao preço das lojas e paga-se uma simbólica taxa de rolha.

 

 

Ótimo ambiente, as tapas são deliciosas e o atendimento é muito bom. Normalmente funciona até as 0:30 horas mas nas noites mais animadas podem ir um pouco além.

Para informações e reservas basta acessar o link a seguir:  bocanegravinosytapas.com

Dia 02 – Sábado

11 horas – Degustação na Bracco Bosca

A vinícola fica a cerca de 60 minutos de Punta Carretas, em Atlantida e é uma das mais aconchegantes do Uruguai. Outro fator que me atraiu bastante foi a decoração, muito moderna e jovial.

Vale a pena degustar os principais da casa, principalmente o Gran Reserva Ombu Merlot e o Reserva Petit Verdot, o meu favorito.

 

 

Os valores e maiores informações podem ser obtidas no link a seguir: Bracco Bosca Winery

14:00 horas – Almoço no Mercado do Porto

O Mercado del Puerto (Mercado do Porto) não é um mercado nos moldes tradicionais, mas um importante centro gastronômico, cujo carro chefe é a parrillada (prato com variadas carnes assadas na parrilla, churrasqueira à base de lenha).

 

 

Entre tantos restaurantes de Montevidéu presentes no mercado, o El Palenque é o querido de locais e turistas. Você pode sentar numa das mesas, ou defumar, quer dizer, sentar no balcão. Essa foi minha opção e ao me ver frente a frente à grelha e cercada somente de uruguaios, vi que tinha feito a escolha certa.

Nos arredores do mercado, ocorrem feirinhas de artesanato, com lindos trabalhos manuais.

21:00 – Jantar no Francis Restaurant.

Pra fechar com chave de ouro! Sem dúvida o melhor e mais sofisticado restaurante de Montevidéu. Tem duas unidades, Punta Carretas e Carrasco. Eu prefiro o primeiro.

 

 

O Cardápio é bastante variado e inclui pratos tradicionais e de cozinha contemporânea.  Dá pra se perder entre tantas boas opções mas o  Risoto de Aves é sensacional e a mousse de doce de leite é obrigatória.

 

 

A carta de vinhos tem ótimos vinhos uruguaios mas também tem vinhos chilenos e argentinos com preços atrativos e muitas vezes safras mais antigas. Há pouco tempo tomei um fantástico Coyam 2007 (da Vina Emilina) que estava no auge.

Importante fazer reserva antecipada.

Para informações e reservas basta acessar o link: Restaurante Francis – Montevidéu

Domingo

Um bom café da manhã no hotel e retorno ao Brasil no voo G3-7361 que parte de Montevidéu as 15:25 horas.

Vale chegar ao aeroporto com antecedência e passar na loja de vinhos que fica dentro da sala de embarque chamada El Rincon del Tannat e comprar e provar alguns vinhos. O preço costuma ser melhor do que nas lojas da cidade.

Espero que aproveitem a viagem! e deixem uma mensagem nos comentários com sugestões de cidade da América do Sul para criarmos um roteiro.

13 comentários em “Dois Dias em Montevidéu.

  1. Excelente post, Sitta!

    Posts assim sobre outros destinos são muito bem vindos! É raro achar alguém com tanto conhecimento sobre os vinhos e vinícolas da América do Sul quanto você. Compartilhe sempre esse valioso conhecimento.

    Abração,

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s