Vinhos de Fora do Circuito Tradicional Parte 4 – Croácia.

Amigos,

Aproveitando a iniciativa do confrade Ivan Ribeiro, estamos publicando uma série de curiosidades sobre países menos tradicionais na produção de vinhos. A Croácia é nossa quarta parada!
E para quem ainda não viu o Post da terceira parada, a Suécia, o link esta a seguir:

Vinhos de Fora do Circuito Tradicional Parte 3 – Suécia.

Curiosidades e Detalhes sobre Vinhos Croatas:

A Croácia está localizada em uma região que passou por diversas transformações politicas, econômicas e de conflitos nas últimas décadas. Desta forma, o país vem ressurgindo das cinzas e mantendo sua cultura viticultura enraizada desde a época de seus colonizadores gregos.

croacia2

Na Croácia temos duas importantes regiões vinícolas, a Primorska Hrvatska ou Coastal Croatia, que fica na região costeira, e a Kontinentalna, no interior. A Primorska inclui a sub-região da Istria e toda a costa adriática até a Dalmácia, inclusive as inúmeras ilhas. A Kontinentalna Hrvatska ou Inland Croatia, vai do noroeste ao sudeste croata.

Croacia1

 

Na Kontinentalna existem 7 sub-regiões, tendo como prioridade a produção de vinhos brancos através das cepas Grasevina (casta local), Riesling e a Traminac. Nessa região ainda encontramos produções de vinhos tintos com as castas Syrah, Pinot Noir e Zweigelt (mais uma casta local).

Já na região da Primorska acontece o processo inverso, a produção maior de vinhos tintos, podendo encontrar em suas sub-regiões castas locais como a Plavac Mali (que é prima da Zinfandel). Nessa região encontramos vinhos feitos com a Cabernet Sauvignon, Malvasia Nera, Merlot, e a Teran (mesma Refosco da Itália). Os vinhos brancos dessa região são produzidos nas cepas Malvasia Istriana e nas regionais Posip, Bogdanusa e a Marastina.

Croacia5

Na região da península Adriática são mais de 40 vinícolas, com destaques para as mais conceituadas, tais como: Vinicola Grgic Vina, a Matusko Vina e a Korta Katarina. Temos ainda as Zlatan Otok e a Vinícola Tomic. Algumas dessas permitem visitação e degustação mesmo sem agendamento.

A Croácia em 2012 recebeu regulamentação de suas regiões vitivinicultoras e foram criadas 4 regiões com diversas Denominações de Origem. São as regiões: Dalmácia (no Sul da costa); Istria e Kvarner (norte da Costa); Terras Altas (centro do País); e a Eslovânia e Danúbio.

croacia3

Na região da Primoska ou Coastal Croatia, encontra-se uma diversidade muito grande das uvas nativas citadas acima, destacando-se as castas brancas Posip e Grk, que são cultivadas na ilha de Korcula; e, a casta tinta Plavac Mali, que é típica da sub-região da Dalmácia.

A Plavac Mali, uma cepa que dá origem a vinhos tintos com bom corpo e excelente potencial, encorpado e vigoroso, e que muitos achavam que era a mesma Zinfandel, na verdade são uvas distintas.

A Plavac Mali e a Zinfandel não são a mesma cepa (a Zinfandel é originária da Croácia) e, estudos realizados na Universidade de Davis na Califórnia, concluíram que a Plavac Mali é, na verdade, fruto de um cruzamento espontâneo entre a Zinfandel (chamada de Crljenak Kastelanski) e Dobricic sendo portanto consideradas primas.

Outra curiosidade da Croácia fica por conta da Edivo Vina, que fica localizada na Ilha de Drace, onde os vinhos ficam armazenados numa adega subterrânea por dois anos e isso pode ser conferido através de um mergulho.

A Croácia está numa crescente nas suas regiões vitivinícolas, e para esse crescimento tem contado com o apoio da Organização “Roots of Peace”, que ajuda na remoção de minas terrestres que foram deixadas ao longo das diversas guerras travadas na região.

Croacia6

Quer mais um polo de vinhos excelentes para descobrir? A Croácia parece-me um excelente destino.

Ivan Ribeiro do Vale Junior.
Sommelier Profissional e WSET 2.
Advogado.
Membro da Confraria Mês Que Vem Tem Mais.
@ivanrvalejr
@confrariamesquevemtem

2 comentários em “Vinhos de Fora do Circuito Tradicional Parte 4 – Croácia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s