Roteiro 3 dias em Manaus: O que o Rio Negro e o Vinho tem em comum?

Pessoal, novo Post da Ana Carolina Sitta trazendo curiosidades sobre o Rio Negro e dica de viagens para Manaus. Boa leitura!!

Eu AMO viajar, então, aproveite o o feriado de 7 de Setembro para conhecer Manaus. Confesso que esse não era um roteiro que tinha em mente até pouco tempo atrás, mas uma amiga me indicou e como o tempo era curto (apenas 3 dias) e o valor estava muito bom, topei!

Logo de cara, ainda do avião, me surpreendi com o tamanho da cidade. Além de ser um polo industrial muito forte, a cidade hoje tem um pouco mais de 2 milhões de habitantes.

Manaus está situada na está situada à margem esquerda do Rio Negro. Este é um dos maiores afluentes do Rio Amazonas e o segundo maior rio em volume de água do mundo. Mas o que realmente impressiona nesse rio, é a sua cor. As águas pretas do Rio Negro e de muitos de seus efluentes possuem valores de pH entre 3,8 e 4,9, sendo, portanto, ácidas. Isso ocorre em razão da grande quantidade de substâncias orgânicas dissolvidas oriundas da drenagem dos solos arenosos adjacentes ao rio. Um dos ácidos que dá essa cor ao rio, segundo informações dos locais, é o acido tânico. Esse ácido também aparece, em pequenas quantidades, no vinho quando ele já está em processo de degradação (e não dá mais para beber). Além de oferecer a cor ao rio, o acido tânico também faz bem para a pele (segundo o guia…rs) e vem sendo estudado como forma de tratamento de beleza por algumas empresas, principalmente para os cabelos.

https://www.belezadamulher.me/o-que-sao-acido-tanico-e-extencilline-principais-componentes-da-lisoplastia/

Vou passar aqui algumas dicas de passeios e restaurantes em Manaus.

Lugares para visitar

Mercado Municipal Adolpho Lisboa: Impressiona pela arquitetura. Mas o legal mesmo é ver todas as ervas, temperos e cores dos produtos típicos da Amazônia. Também foi o melhor lugar para comprar artesanato que achei durante a viagem

Teatro Amazonas: Simplesmente lindo. Vale a pena fazer a visita guiada e descobrir um pouco mais sobre a construção do teatro.

Igreja de São Sebastião: Fica perto do museu, na mesma praça e vale a visita

Igreja São Sebastião em Manaus

Praia da Ponta Negra: É uma praia às margens do Rio Negro e você pode tanto aproveitar para nadar como ficar passeando pelo calçadão e aproveitar o pôr do sol.

Museu da Amazônia: além de ter espécies que vivem na Amazônia, tem uma torre de 40 metros, que fica acima da copa das arvores e é possível reservar horários para ver o nascer e o pôr do sol.

Passeios

Nadar com os Botos Cor-de-Rosa: Vale a pena deixar registrado que eles não confinam os botos. Os animais ficam livres no rio e são atraídos com peixe. O IBAMA inclusive só libera esse passeio 4x na semana para que os botos não desaprendam a caçar sozinhos.

Aldeia Indígena: Seguindo pelo Rio Negro, fomos visitar uma aldeia indígena onde os índios fazem uma apresentação de dança.

Vitória Régia: Descemos o rio até o Lago do Janauari. Lá percorremos um caminho rápido dentro de uma parte da salva, por uma plataforma de madeira até chegarmos no lago e avistar as Vitoria Regia (eu fui na época da seca, então não tinham muitas L). Lá também é possível observar alguns jacarés e eu consegui encontrar com alguns macacos. Esse passeio inclui o almoço em um restaurante flutuante, o local é simples, mas a comida é super saborosa.

Manaus

Encontro das Águas: Atração obrigatória em Manaus…rs. O encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões que se “transforma” no Rio Amazonas. As águas frias e barrentas do Rio Solimões (cerca de 17o), fruto do desgelo dos Andes se encontram com as águas quentes (cerca de 28o) e ácidas do Rio Negro. A diferença de temperatura bem como a diferença de PH faz com que as águas não se misturem. É um espetáculo à parte!

Todos esses passeios que descrevi acima fizeram parte de um tour que fechamos com a agência chamado “O Melhor do Rio Negro”. Ele dura um dia inteiro navegando pelo Rio com os passeios e almoço incluso. Apenas a bebida é à parte.

Onde comer

Choupana: Comida típica da Amazônia. Ambiente super gostoso e boa variedade de comidas, principalmente os peixes típicos da região. Para quem vai pedir peixes, minha sugestão é o Chardonnay pois os peixes do Rio são mais gordurosos. Para aqueles como meu irmão que não comem peixe e vão de carne, tem boas opções em Malbec e Cabernet Sauvignon.

Banzeiro: Também comida típica e de longe o melhor peixe que já comi na minha vida! Desde a salada que tinha bacon de Pirarucu (delicioso) até o Tambaqui na Crosta de Castanha que juro, é de comer rezando! Harmoniza muito bem com um bom vinho branco. Alias, gostei bastante da carta de vinhos desse restaurante. A carta de vinhos tem ótimas opções de brancos de Portugal para harmonizar com os peixes. E para os fãs de vinhos sul-americanos há opções da Vina Montes, Lapostolle e Catena Zapata, principalmente em tintos.

Tacacá da Gisela: Fica na mesma praça que o Teatro Amazonas e abre somente à noite. Eu adorei, foi a primeira vez que comi!

Outros

A agência também tinha um dia de passeio para as cachoeiras. Infelizmente não tive tempo de ir, mas confesso que voltaria à Manaus só para fazer isso. Você pode ou ir com a agência ou fechar um guia à parte que te leva e fica com você lá o dia inteiro. A vantagem da segunda opção é que você pode passar quanto tempo quiser em cada um dos locais.

O guia também mencionou de alguns tours de sobrevivência na selva (eu, passo…rs).

Eu fechei minha viagem com a DrykaX Tour. O pacote para duas pessoas incluía as passagens aéreas, hospedagem (Blue Tree), transfer aeroporto-hotel e vice e versa, passeios (o Melhor do Rio Negro + City Tour). O pacote saiu cerca de R$2k p/ pessoa. Achei que valeu bem a pena!

4 comentários em “Roteiro 3 dias em Manaus: O que o Rio Negro e o Vinho tem em comum?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s