Siegel Family Wines

Apesar de já conhecer a Siegel Family Wines anteriormente foi a prova do vinho ícone da vinícola, o Ketran 2013, durante o lançamento do Guia Descorchados 2018, que me fez procurar a vinícola para uma visita. Na minha opinião o Ketran foi uma das maiores surpresas do Descorchados.

A vinícola ainda não possui programa de turismo, acredito que em breve terá. Desta forma, fizemos uma visita pelos vinhedos localizados em Los Lingues junto com a responsável pelo Marketing da bodega, Catalina Siegel Prieto, e depois um almoço e degustação na casa do proprietário da bodega, Alberto Siegel.

Aliás foi ele quem plantou as primeiras vinhas a mais de 30 anos. Alberto era viticultor, e passou a maior parte de sua carreira encarregado dos vinhedos da Vinícola San Pedro. Ele cresceu ali, literalmente, em meio aos vinhedos. Mais tarde estudou agronomia e ganhou experiência trabalhando em algumas vinícolas na Alemanha.

Hoje a Vinícola Siegel tem mais de 700 hectares plantados em vinhedos distribuídos em sete campos localizados estrategicamente desde os pés da Cordilheira dos Andes, em Los Lingues, até zonas mais costeiras como Peralillo e bem perto do oceano Pacífico no Vale do Leyda. Hoje a vinícola busca fazer uma análise profunda do terroir para segmentar seus vinhedos. Exemplo disso é o terroir de Los Ligues, onde encontram-se mais de 60 tipos de solos diferentes.  A vista do alto é realmente belíssima.

 

 

As principais uvas plantadas são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Carménère, Pinot Noir, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Também são encontradas parcelas de Carignan, Petit Verdot, Mouvèdre, Malbec, Viogner e Grenache.

Durante o almoço e degustação provamos 4 vinhos, infelizmente o Ketran 2013 está esgotado na vinícola e não foi possível degustá-lo. Os vinhos degustados foram: Siegel  Reserva Especial Viogner 2017, Siegel Reserva Especial Carmenere 2016, Siegel Single Vineyard Cabernet Sauvignon 2015 e Siegel Unique Selection 2014.

 

 

Destaque para o branco, um Viogner que passa 6 meses em carvalho francês com bom corpo e muita personalidade, apesar de jovem.

O Siegel Unique Selection nesta safra é um corte de 45% Cabernet Sauvignon, 35% Carmenere e 20% Syrah com 14,5% de graduação alcoólica e até 16 meses de estágio em carvalho francês. Vinho potente e perfeito para acompanhar o assado servido no almoço.

 

2 comentários em “Siegel Family Wines

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s