Rótulos Personalizados – Parte 1

É preciso muito para se destacar nas prateleiras lotadas de vinhos nos dias de hoje. Assim como outros setores do mercado, as vinícolas estão fazendo o que podem para distinguir seu vinho dos demais.

Desta forma, o design de uma etiqueta de vinho pode aumentar ou diminuir o sucesso de um novo produto introduzido no mercado. Mesmo além da qualidade do próprio vinho, o design de um rótulo desempenha um papel primordial nas decisões de compra dos clientes. É sobre esse fato que muitos designers gráficos concentraram sua atenção em fazer rótulos de vinhos criativos e atraentes que conectam uma garrafa de vinho a seu comprador.

As criações vão desde as novas tecnologias até a pura criatividade em criar algo diferente e único, fugindo de um lugar comum. A seguir alguns exemplos do que podemos ver atualmente:

1. Etiquetas personalizadas.

O rótulo do Boarding Pass Shiraz é um dos designs baseados em temas mais criativos dos últimos anos. A etiqueta frontal é essencialmente um cartão de embarque com os detalhes da viagem substituídos por informações sobre o vinho. A ideia é abranger toda a experiência de viagem aérea em uma garrafa.

Rotulo 1

2. Alusão a esportes.

A Elderton Wines of Australia produziu um vinho em homenagem ao entusiasta do automóvel (e vinho) Neil Ashmead. O Neil Ashmead GTS, ou “Grand Tourer Shiraz”, apresenta uma etiqueta de estilo de corrida com a assinatura de Ashmead. O melhor atributo desta garrafa, no entanto, é a sua tampa de rosca de 6 marchas. A Concha y Toro também possui rótulos ligados ao time inglês de futebol Manchester United.

Rotulo 2

3. Identificação com o comprador.

O Oggau Estate é uma vinícola austríaca que deu ao seu vinho mais do que apenas um sabor, mas uma personalidade ou nove delas, para ser exato. Os Gut Oggau Portrait Wines foram desenhados por Jung von Matt para dar a cada rótulo de vinho Oggau uma assinatura única. Jung von Matt explica: “Assim como todo homem, cada vinho tem seu próprio caráter individual, que vai do jovem ao maduro, do lúdico ao complexo. Nós atribuímos um rosto, uma história e um nome para esses diferentes atributos. Eventualmente, isso levou a um típico clã familiar com os avós, pais e filhos.

Rotulo 3

4. Comunicação dos valores da vinícola .

Um rápido olhar para estas garrafas comunica instantaneamente o valor principal desta vinícola: três gerações de experiência. As garrafas de vinho orgânico Matsu mostram a história deste vinho de avô à neto, mostrando o foco que esta família colocou em sua uva ao longo dessas gerações. Cada rótulo representa um vinho diferente de Matsu, “El Pícaro”, “El Recio” e “El Viejo” – cada um com sua própria personalidade e complexidade.

Rotulo 4

5. Sobreposição de etiquetas.

Quando se trata de rótulos de vinho, geralmente há um limite para o quão espessa a papelada pode ficar antes de começar a se soltar da garrafa ou ter problemas com a umidade. Uma solução recente pode ter superado essa limitação. Ao colocar várias camadas de etiquetas uma sobre a outra, é possível obter uma profundidade extraordinária. Isso obviamente vem com custos extras, mas o impacto pode ser bastante impressionante.

Rotulo 5

6. Rótulos lenticulares.

Impressão lenticular funciona de maneira bastante simples para alcançar alguns efeitos tridimensionais efetivos. A imagem abaixo destaca como ela funciona, com duas imagens separadas divididas em colunas alternadas. Uma camada plástica corrugada na parte superior direciona o olho do espectador para os quadros esquerdo ou direito, revelando uma imagem e, à medida que a perspectiva muda, revelando a segunda imagem. Para os resultados mais eficazes, as diferenças sutis nas duas imagens são melhores.

Na segunda parte deste Post, trarei mais rótulos diferenciados.

Até breve amigos!

Fontes:
https://www.thecoolist.com – 30 Creative and Unusual Wine Label Designs
http://beetlecreative.com – TRENDS & TECHNOLOGY FOR WINE LABELS

16 comentários em “Rótulos Personalizados – Parte 1

  1. A técnica lenticular é show, essa etiqueta “viva” traz efeito bem legal mesmo. Esse desenvolvimento dos diferentes rótulos traz mais frescor ao mundo dos vinhos, palmas para os marketeiros.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s