Vinhos Brancos – Minha Opinião e os 10 Melhores da América do Sul.

Olá,

Na próxima terça-feira vou participar de uma confraria só de vinhos brancos e a proximidade do evento me levou a escrever sobre esse assunto.

Ainda tenho muitos amigos que não apreciam os vinhos brancos, sempre considerando como um vinho de piscina ou como um “welcome drink”, eu também já tive algumas restrições.

Mas tudo mudou quando passei a adotar uma regrinha básica: gastar o mesmo valor na garrafa de um vinho branco do que eu gasto com um bom vinho tinto e de fato provar vinhos mais bem elaborados e de guarda. Existe um grande preconceito no mercado em achar que vinho branco tende a ser vinho barato. Apenas vale ressaltar que o vinho tinto traz mais benefícios a saúde do que o branco.

Assim como nos tintos você precisa achar suas uvas favoritas nos brancos, afinal de contas não é tudo igual. Eu, por exemplo, prefiro os brancos mais encorpados e com passagem em carvalho, normalmente bem representados nos Chardonnay e Viognier, mas também sou um grande apreciador da casta Torrontes. Já os muito cítricos me agradam menos.

Voltando ao assunto das confrarias, muitas vezes o vinho branco levado no evento foi eleito um dos melhores da noite frente a grandes tintos.

Falando um pouco sobre a América do Sul, acho que o Uruguai e a Argentina tem se sobressaído na produção dos brancos mas o Chile e Brasil também tem bons vinhos.

Então preparei uma lista com os 10 melhores vinhos brancos da América do Sul para quem quiser se especializar um pouco mais no assunto. As safras seguem apenas como sugestão pois da maioria deles já provei mais de uma safra.

Top 10 Vinhos Brancos – América do Sul.

1. Cru D’Exception Chardonnay 2010, Família Deicas, Uruguai – sugiro decantar por 30 minutos.

2. Prelúdio Blanco 2013, Família Deicas, Uruguai.

3. Maria Carmen 2012, Casa Bianchi, Argentina.

4. Apartado Gran Chardonnay 2013, Rutini Wines, Argentina.

5. Bouza Cocó 2015, Bodega Bouza – Uruguai.

 

6. Adrianna Vineyard White Bones Chardonnay 2015, Catena Zapata, Argentina.

7. Old Vines Semillón 2016, Riccitelli Wines, Argentina.

8. Bramare Marchiori Chardonnay 2014, Vina Cobos, Argentina.

9. Ida C 2015, Clos de Chacras, Argentina.

10. Sol de Sol 2012, Vina Aquitana, Chile

 

Em breve trago uma nova lista com sugestão de vinhos brancos!!

25 comentários em “Vinhos Brancos – Minha Opinião e os 10 Melhores da América do Sul.

  1. Lista só com cachorro grande, e pode estender até os 20 melhores que preenche fácil!
    Beber um branco que sabe envelhecer é uma incrível experiência, desmistificando um pouco a ideia q são vinhos apenas para consumo imediato.
    Ótimo tema!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Blz Sitta, fico feliz q começou a apreciar vinhos brancos. Eu particularmente gosto muito. Interessante quando puder fazer lista com outras castas q são utilizadas em outros países como a Sauvigon Blanc, Encruzado, Alvarinho, Chenin Blanc…. e por aí vai. Seu blog esta cada vez melhor. Parabéns!!🍾🎉

    Curtido por 1 pessoa

  3. Gosto de vinhos brancos envelhecidos.
    Ótimo tema Sitta.
    O melhor que provei até hoje foi o Dessimis 2006 entre as safras 2006 / 2007 / 2012. Italiano de casta Pinot Grigio.
    Parabéns pelo post!!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Grande lista, Sitta!! Como muitos já mencionaram aqui, essa lista poderia se estender perfeitamente aos 25 / 30 vinhos de grande gama. O Prelúdio e o Deicas são excepecionais. Comk degustei muito mais o Prelúdio, elego ele o melhor da América do Sul e um dos melhores de toda a América!! O Sol de Sol não entraria na minha lista. Mas, temos o Lagrima Canella e o Angelica Alta, e tantos outros brancos fora da curva na América do Sul!! Parabéns amigo!! Forte abraço e sucesso sempre!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário