A RJ Viñedos ou Raul Joffré e Hijas foi fundada em 1998, quando Raúl Jofré decidiu adquirir seu primeiro vinhedo, impulsionado por suas duas maiores paixões, os vinhos que ele aprendeu a amar desde pequeno graças a seu avô, cuja família foi vinicultora na França no século XIX, e suas filhas , pensando em criar um modo de vida diferente para compartilhar com “suas 4 estrelas”, como geralmente se refere a elas.
A história começa no século XIX, os bisavós de Raúl eram viticultores no sul da França. Em 1918, seu avô emigrou para a Argentina, Raúl foi seu primeiro neto masculino e graças a essa relação, ele aprendeu a amar o fascinante mundo do vinho desde cedo. Raúl teve uma vida empresarial bem sucedida na área internacional e em 1996 iniciou o retorno às raízes da família. Em 1998, ele decidiu fundar Bodega RJ Viñedos, em Mendoza, com a convicção de criar uma vinícola familiar dedicada à elaboração de vinhos de alta qualidade para compartilhar com suas filhas, a outra paixão cativante de sua vida.
A RJ Viñedos administra 120 hectares em diferentes vinhedos. Eles estão localizados principalmente na província de Mendoza, e em menor escala na província de Salta.
Minha relação com a bodega começou há muitos anos atrás. Um dos vinhos que provei na minha primeira viagem à Buenos Aires era da RJ. Depois, em Puerto Iguazu, provei algumas safras do seus vinhos ícones, o RJ Distinto e o RJ Malbec e essa relação se consolidou ainda mais. Esses vinhos, inclusive, estão listados como alguns dos melhores vinhos do evento da vinoteca Oda, cujo link está a seguir: Melhores Vinhos da 4ª Oda Al Vino.
Visita e Degustação.
A RJ Vinedos é uma vinícola pequena e aconchegante e a visita pela bodega é muito interessante. Além dos processos produtivos também visitamos a reserva da família e fomos agraciados com duas garrafas devidamente assinadas pelo Sr. Raúl, como recordação, dos meus vinhos favoritos da vinícola: os ícones RJ Distinto e RJ Malbec de safras anteriores.
Durante a degustação e ainda acompanhados pelo Sr. Raul provamos alguns dos principais vinhos da vinícola, além de alguns lançamentos. Iniciamos com o Pasión 4 Chardonnay – Chenin 2018, um corte de 55% Chardonnay e 45% Chenin sem passagem por carvalho, conferindo ao vinho um frescor com notas de frutas cítricas e notas minerais. Na sequência provamos o lançamento da linha Expressiones de Terroir, o Rose Bonarda 2018, que foi a grande surpresa da degustação.
Na sequência, provamos o Joffré e Hijas Gran Malbec 2017, produzido com uvas 100% Malbec e com 50% do vinho passando 9 meses em carvalho. Depois foi a vez do ótimo Blend de Selección 2 Cabernet 2016, um corte de 60% Cabernet Sauvignon e 40% Cabernet Franc com passagem de 12 meses em carvalho francês e americano de segundo e terceiro uso, trazendo um vinho de médio corpo e muito equilibrado com frutas vermelhas no aroma e palato e um final levemente herbáceo.
O próximo vinho foi novamente um Malbec, dessa vez da linha Premium, o Joffré e Hijas Premium Malbec 2015, produzido com uvas 100% Malbec do vale do Uco e com passagem de 12 meses em carvalho (95% francês e 5% americano, sendo 50% novo). Fechamos a degustação com o meu favorito da vinícola, o RJ Distinto 2013, um corte de 60% Malbec, 30% Cabernet Sauvignon e 10% Merlot com passagem de 18 meses em 90% de carvalho francês e 10% de carvalho americano, novo e de segundo uso. Um vinho potente e aveludado, pronto para abrir, mesmo apesar de jovem e com final longo e marcante. Está entre os 3 melhores vinhos que provei nessa viagem à Mendoza.
Durante toda a visita e degustação, ficou claro que a missão de produzir vinhos de Alta Gama é seguida por todos da equipe. Pretendo voltar em breve!
Ótimo post. Fã desta bodega. Grande abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Os vinhos deles são muito bons. Obrigada por me apresentar. Abs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vinhos RJ também conhecidos como “papa Confrarias”, conforme palavras do Confrade Alan…e assino embaixo!
CurtirCurtir
Com certeza minha próxima visita ao Uruguai terá esta bodega no roteiro. Valeu a dica!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tati.
Essa fica em Mendoza mas vale muito a pena conferir
CurtirCurtir
Os vinhos deles são impressionantes, apareceu em confraria, ou leva, ou fica entre os primeiros, não sabia que era tão jovem a vinícola.
Bela matéria Sitta.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Uma visita que vale muito a pena. Vinhos de alta gama e incríveis! Belíssima matéria, Rodrigo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não consegui localizar onde encontro o RJ Distinto aqui no Brasil. Alguém pode me ajudar?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Euzébio
Só encontrei em Puerto Iguazu, na fronteira
CurtirCurtir