Amigos,
O confrade Daniel Dalzochio teve a oportunidade de participar do evento acima, que foi com certeza um dos maiores eventos de vinhos já realizado no Brasil. Dada a importância do evento, o convidei a relatar essa maravilhosa experiência. Boa leitura!
A maior vertical de Opus One do mundo (até hoje), com todas as 37 safras existentes foi arquitetada por Flavio Souza, da loja Wines Life, de Brasília e aconteceu no estrelado restaurante Tangará Jean-Georges, em São Paulo.
A divulgação oficial do evento foi no dia 07 de novembro de 2018 e apesar do valor individual do evento, a bagatela de R$24.000,00, as 12 vagas foram vendidas em menos de dois dias. O valor do evento dava direito à degustação vertical com hospedagem de dois dias incluída, bem como os pratos servidos nas 3 etapas da degustação: o jantar do dia 15 de fevereiro e o almoço e jantar do dia 16.
O evento contou com a presença do CEO da vinícola, David Pearson e o VPM Laurent Delassus que, em tradução simultânea, optaram por contar a história da vinícola desde os dias atuais, iniciando com a safra 2015, voltando no tempo até a fundação da vinícola, com a safra 1979.
História da Opus One.
A joint venture entre Robert Mondavi e o barão Philippe de Rothschild tinha como objetivo produzir um único vinho de qualidade superior: um corte bordalês produzido em Napa Valley, tendo início em 1º de abril de 1980 e previsão de acabar em 31 de março de 1990, com renovação automática a cada 5 anos e duração de até 50 anos, inicialmente na Robert Mondavi Winery.
As primeiras safras foram produzidas pelo jovem Tim, filho de Mondavi e o veterano Lucien Sionneau, enólogo da Mouton Rotschild, que aposentou-se em 1984 e foi substituído por Patrick Léon, que trabalhou ao lado de Tim, de 1985 a 2000.
Genevieve Janssens chegou em 1989 e passou dois anos trabalhando na colheita de Mouton, antes de envolver-se mais ativamente no Opus One, com Tim e Patrick, de 1991 a 1997.
Em 1991 a vinificação foi transferida para sua instalação atual, em Oakville. Foi aí que aumentou-se o tempo de fermentação para 33 dias, o mais longo da época.
Em 2000 entra Michel Silacci. Tim foi afastando-se e por outro lado houve uma aproximação do novo vinicultor de Mouton, Philippe Dhalluin.
Em 2005 os ativos de Mondavi foram comprados pelo grupo Constellation Brands, e a outra metade da empresa segue com os descendentes de Philippe de Rothschild.
Curiosidades:
– Mondavi e Rothschild se conheceram em 1970 no Hawaii e o negócio da joint venture aconteceu numa conversa que durou 1 hora e meia.
– O nome Opus One surgiu da paixão por música clássica, onde Opus significa “obra” em latim e One refere-se ao vinho único pensado por Mondavi e Rothschild.
– Opus One foi o primeiro vinho americano a custar mais de USD 100.
– O tempo de fermentação chegou a 44 dias na safra 2000 e depois foi reduzido para 18 dias na safra 2012, buscando maior elegância nos vinhos.
– O tempo médio de envelhecimento em barricas novas de carvalho francês é de aproximadamente 18 meses.
Degustação vertical harmonizada
Como Welcome Drink, foi servido o espumante Maria Valduga.
Para abrir o primeiro flight das safras 2002 à 2015, foi escolhido o Champagne Krug 2003, que estava espetacular e harmonizou muito bem com o atum. Os tintos desse flight estavam todos muito jovens, porém, facilmente bebíveis. Apresentaram aromas a frutas negras e vermelhas maduras, especiarias doces, mostrando potência em boca, álcool alto, com taninos pronunciados, finíssimos e final longo. Destaque para as safras 2003, 2012 e 2014. Fechamos o flight com o magistral Chateau d’Yquem 1988.
No segundo dia, o almoço iniciou com Champagne Cristal 2008 e seguiu com os tintos das safras de 1991 à 2001. A safra 2001 surpreendeu, levando nota máxima, juntamente com a excepcional 1997. Fechamos com Yquem 1990, que estava espetacular.
No último jantar, abrimos com Salon 2006 e 2002, seguindo com os tintos das safras 1979 à 1990. Num perfil mais evoluído, com taninos polimerizados e álcool baixo, tivemos uma única safra que não atingiu as expectativas, a turva 1984. Por outro lado, três safras levaram pontuação máxima, 1979, 1981 e 1983. Mais uma vez fechamos com Yquem 1990, para deleite de todos.
Por Daniel Dalzochio
DJ e Winelover
Serviço:
Site:
https://wineslife.com.br/
https://opusone.wineslife.com.br/
https://loja.wineslife.com.br/
Instagram:@wineslife_
Excepcional matéria e experiência. Parabéns Dalzochio
CurtirCurtido por 2 pessoas
Essa é para poucos! Parabéns aos que participaram.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Show. Muito bacana. Pena que é pra poucos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que experiência incrível, obrigado por compartilhar! Abraço Daniel e Rodrigo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Baita privilégio, Dalzochio! Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fantástico!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Experiência única Daniel, parabéns pela oportunidade e por ter compartilhado conosco. Saúde! 🍾🥂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que experiência fantástica! 👏🏻👏🏻👏🏻
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que maravilhosa oportunidade! Parabéns e agradeço por compartilhar!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns, Dalzochio! Kicked some serious asses, hahahhaha! Fantástico.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fantástica experiência!! Parabéns, Daniel!! Evento ímpar. Saúde. Abraços.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Certamente uma ventura inolvidável.
Parabéns, Dalzochio!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Espetacular experiência do confrade e amigo Daniel Dalzochio, Abraços
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que ótima oportunidade Daniel. Certamente você terá outras raridades como essa.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns Dalzochio, baita experiência!
Tinham dois confrades nosso da Bahia também na degustação: Leon Bahia e Marcos Vale.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bahia muito bem representada
CurtirCurtir