As Uvas Mais Benéficas à Saúde

O resveratrol é um tipo de antioxidante encontrado naturalmente na casca da uva, amendoim, mirtilo, amoras e suco de uva vermelha. Como o vinho tinto é produzido a partir de uvas e sua pele, ele é uma boa fonte de resveratrol. Já o vinho branco é produzido a partir de uvas, mas a pele é removida durante a produção, por isso não é uma boa fonte de resveratrol.

IMG-20181205-WA0080

O resultados dos benefícios do resveratrol ainda são controversos visto que a maioria das pesquisas foi feita com camundongos, mas linhas de pesquisa indicam que esse antioxidante pode prevenir doenças cardíacas e a disfunção erétil. Entretanto, de acordo com MayoClinic.com, a dose diária de resveratrol necessária em seres humanos, para haver um benefício para a saúde, baseado nos estudos com animais, somente poderia ser encontrada em 100 a 1.000 garrafas de vinho tinto.

Então qual uva é melhor?

Um estudo publicado em 1995 no “American Journal of Enology e Viticulture” comparou vários vinhos de todo o mundo e descobriu que os vinhos Pinot Noir tinham o maior teor de resveratrol, independentemente do país de origem.

A quantidade de resveratrol nos vinhos não depende apenas do tipo de uva, mas também da região. O estudo de 1995 mencionado acima descobriu que os vinhos de regiões mais frias, como Ontário e a região de Bordeaux, na França, tinham concentrações mais altas de resveratrol em comparação com vinhos de regiões mais quentes, como Califórnia, Austrália, Espanha e América do Sul. Em particular, vinhos Cabernet Sauvignon de regiões mais frias, vinhos italianos produzidos com Sangiovese, o Syrah australiano e vinhos de Bordeaux tinham altas concentrações.

Mas e a Tannat?

Existe uma grande confusão entre resveratrol e outros tipos de polifenol que também trazem benefícios à saúde. Aliás, impressionante o número de publicações com erros grosseiros, entre elas uma da Sonoma (sonoma.com.br) que fala que a uva Pinot Noir é a que tem a menor quantidade de resveratrol.

IMG-20190204-WA0000

A procianidina é um polifenol que pode fornecer benefícios cardiovasculares, uma vez que inibe coágulos sanguíneos e inflamações, e relaxa e dilata os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo do sangue. A procianidina é o polifenol mais potente para melhorar a saúde cardiovascular e é maior na uva Tannat, de acordo com pesquisadores de um estudo publicado na revista “Nature” em 2006. Comparando diversos tipos de vinhos, eles descobriram que os vinhos madiranos do sudoeste da França são os mais altos em procianidina, provavelmente porque são feitos principalmente de uvas Tannat.

Fontes:
https://www.livestrong.com/article/150470-the-best-wines-for-resveratrol/
https://www.livestrong.com/article/403835-the-best-red-wine-for-health-benefits/
Anúncios

11 comentários em “As Uvas Mais Benéficas à Saúde

  1. Sitta, nesses estudos haja controvérsia, como você mesmo falou tem tanta matéria equivocada, cada estudo vem um resultado diferente.
    Outras matérias falam: vinho faz bem pra saúde, aí vem outra que diz que o álcool que contém no vinho faz mal.
    Conclusão minha: vamos continuar degustando com moderação. Kkkkk
    Forte abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Tem matérias no Blog explicando os cuidados que devemos ter ao consumir álcool. Resta torcer para os benefícios de fato superarem os eventuais prejuízos. Saúde

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s