Finca Ambrosía

Recentemente provei novamente alguns vinhos da Finca Ambrosía, principalmente o Viña Única Malbec, que já havia me surpreendido há alguns anos na Wine Weekend e manteve o ótimo nível das safras anteriores.

Mas toda essa qualidade não é por acaso. A Finca Ambrosía está localizada em Gualtallary, Tupungato, um dos principais vinhedos do Vale do Uco. Suas condições geológicas fazem dele um terroir único na Argentina. Tem clima frio e altitude, condições ideais para obter vinhos com acidez equilibrada.

IMG-20190302-WA0014

Como resultado do ótimo trabalho nos vinhedos, a Finca Ambrosía consegue uvas de altíssima qualidade e isso lhe permite fornecer o excedente de produção para vinícolas de renome como: Viña Cobos, Nieto Senetiner, Budeguer, Zorzal, Michelini Brothers e Alto de Las Hormigas, entre outras.

História:

Em 2002, um grupo de amigos apaixonados por vinhos decidiu investir na Argentina. Eles compraram o vinhedo que se tornaria a Finca Ambrosía e partiram para realizar a ambição que tinham em comum. Naquela época, a região de Gualtallary, no departamento de Tupungato, no coração do Vale do Uco, começava a atrair a atenção dos vinicultores por suas qualidades de solo e clima. Mais de 13 anos depois, esta região em desenvolvimento é considerada a área ideal para a produção de vinhos Premium em Mendoza. Eles recrutaram um produtor local de vinho para processar a fruta e a única maneira de pagar pelo trabalho era com garrafas obtidas desse processamento. Uma dessas garrafas chamou a atenção de Robert Parker, que o classificou com 95 pontos, uma pontuação notável para a primeira safra.

As principais uvas plantadas pela Finca Ambrosía são Malbec, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Chardonnay, Merlot, Pinot Noir e Sauvignon Blanc. Recentemente, um novo vinhedo foi adquirido para aumentar a capacidade de produção da Finca. Atualmente, os vinhos são comercializados sob a marca Ambrosía dedicada principalmente a produção de vinhos Premium.

Degustação:

Casa Ambrosía Malbec 2017: apesar de ser o vinho de entrada da vinícola é um projeto novo, buscando um vinho mais barato e para consumo mais rápido. Bastante frutado e com bom equilíbrio, expressa bem a qualidade de fruta da vinícola.

Luna Llena Gran Malbec 2017: edição especial que na safra 2017 é Malbec. A colheita é feita à meia-noite de sexta-feira da primeira lua cheia de Março (neste caso 17 de março de 2017) e a uva escolhida n ano é a que apresentar melhores condições nessa noite.

Viña Unica Malbec 2014: corte de 95% Malbec e 5% Cabernet Franc com passagem de 18 meses em carvalho francês (novas e usadas) e 12 meses de guarda em garrafas. Um vinho bastante equilibrado com taninos frutados e notas de mirtilo e canela. Final rico e persistente.

 

Viña Unica Cabernet Sauvignon 2014: corte de 95% Cabernet Sauvignon e 5% Malbec com passagem de 18 meses em carvalho francês (novas e usadas) e 9 meses de guarda em garrafas. Um vinho potente com taninos firmes e notas de chocolate e café. Final prolongado com longa guarda pela frente.

Viña Unica Chardonnay 2014: uvas 100% Chardonnay com passagem de 9 meses em carvalho francês (novas e usadas) e 6 meses de guarda em garrafas. No nariz aromas de frutas brancas e baunilha, em boca é untuoso com final persistente.

 

Precioso Malbec 2015: este é o ícone da bodega. Uvas 100% Malbec com passagem de 18 meses em carvalho francês de primeiro uso e 12 meses de guarda em garrafas. Bastante mineral no nariz e frutado em boca, tem ótima acidez, taninos frutados e largo final.

 

8 comentários em “Finca Ambrosía

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s