Malbec Argentino – O Vinho Ícone da Catena Zapata.

Amigos.
O próximo Post é a primeira colaboração do Confrade Rodrigo Rezende para o Blog. Ele ficou encantado como o novo rótulo de um dos vinhos ícones da Bodega Catena Zapata, o Malbec Argentino, e resolveu pesquisar sobre a criação do rótulo e consequentemente sobre o vinho. O resultado é o ótimo texto a seguir:

O vinho:

Um século de tradição em viticultura da uva Malbec está por trás desse 100% varietal da casta, cuja bodega familiar carrega a tradição de maior nome da história da viticultura mendocina. Este vinho tem como responsável um dos enólogos mais premiados na Argentina, Alejandro Vigil.

Malbec Argentino

Estou falando do Malbec Argentino, que teve como safra de estréia o ano de 2005. As uvas eram provenientes dos vinhedos Nicasia (La Consulta) e Adrianna (Gualtallary), ambos no Vale do Uco, e essa tradição se manteve até 2013. Já na safra 2015, as uvas são provenientes do vinhedo Nicasia e do Angelica, com vinhas de 1930 (Lunlunta, Maipú). Ele é fermentado em barricas de 225 a 500 l de carvalho francês novo por 30 dias e posteriormente é envelhecido por 18 meses em barricas novas de carvalho francês. .

Particularmente nesta safra, o trabalho artístico do rótulo viria para emoldurar um belíssimo vinho, que é magnificamente trabalho por Vigil. Entretanto, esse histórico rótulo, de certa forma (e positivamente) chega a ofuscar um pouco do brilho desse belíssimo puro sangue Malbec.

O Rótulo:

Criado por Adrianna Catena, o rótulo homenageia a casta Malbec: suas raízes na França e posterior ascensão na Argentina. A obra de arte foi feita por Rick Shaefer e o design por Stranger & Stranger. O rótulo retrata quatro figuras femininas que incorporam diferentes marcos na história da casta.

Rotulo Catena

A primeira mulher, que simboliza o nascimento da Malbec, é Eleanor da Aquitânia, Rainha da Inglaterra e antiga Rainha da França, que não escondia sua predileção por vinhos elaborados com esta uva. A segunda mulher é a imigrante Ana Mosceta, que imigrou do Marche, na Itália, para a Argentina ainda criança e se casou com Nicola Catena, simbolizando o movimento dos colonos da Europa para o Novo Mundo, sendo que as flechas simbolizam o sofrimento dos imigrantes recém-chegados. Em 1902 eles plantaram juntos os primeiros vinhedos de Malbec. A terceira mulher representa a filoxera, praga que dizimou videiras européias no final do século XIX. A última mulher, representando o presente, é Adrianna Catena, que dá nome ao vinhedo mais famoso de Catena, plantado por Nicolás Catena Zapata em Gualtallary com o objetivo de encontrar o local mais apropriado para cultivar videiras em Mendoza.

E para finalizar, um belíssimo vídeo!

Rodrigo Rezende
Sommelier ISG 1
Uberaba-MG

24 comentários em “Malbec Argentino – O Vinho Ícone da Catena Zapata.

  1. Belo artigo Rodrigo! O rótulo é um dos( senão o mais )bonitos que conheço. Uma verdadeira obra de arte! Tenho uma garrafa dessas adegada, mas pretendo deixar em guarda por mais 4-5 anos! Quem sabe no meu aniversário de 65 anos irei degustá-lo! Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Obrigado a todos pelos comentários, mas o mérito é do Sitta. O blog dele cresce vertiginosamente e já está nos tred topics do Google em muitos assuntos relacionados ao vinho. Parabéns xará!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Belo rótulo!! Bastante emblemático relatando a história da malbec. Vinhos tops. E menção especial ao Alejandro Vigil..um mestre na elaboração de vinhos!!!! Tanto na Catena como na El enemigo!!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Marcante esse rótulo, Rodrigo! Belo e simbólico. Me trouxe fascínio que até esqueci de desejar o conteúdo da garrafa! Kkkk
    Será que chega no Descorchados Rj?
    Parabéns pela matéria. 😘

    Curtido por 1 pessoa

  5. Tem ainda (poucas hectareas) de malbecs mais antigos que 1902 na “Primera Zona” de Mendoza (Agrelo, Perdriel, Lunlunta, Maipú). O alto Vale de Uco que viro famosa so tem planta nova (96% è de 2000 pra frente).

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário