Vinhos: Uma Ponte para a Amizade

Amigos,
O próximo Post foi escrito pelo confrade Fernando Procópio. Ele me fez lembrar de uma frase que escrevi naquela que foi, na minha opinião, a postagem mais marcante do Blog, há cerca de dois anos, quando meu pai faleceu.
Convido vocês a refletirem sobre o poder do vinho de unir pessoas e fortalecer amizades! Boa Leitura!!

“Uma boa companhia vale mais que 10 anos em garrafa!”

Ao ler o post de comemoração do aniversário de dois anos do VaoCubo (link no final da página) e relembrar a transformação que se passou na vida de nosso amigo Rodrigo Sitta, fiquei pensando em várias nuances que nós, amantes do vinho, temos em comum. Mas, uma em particular me chama a atenção.

Compartilhar… Uma palavra que está tão em voga.

Nós, que pertencemos a essa turma que tanto valoriza o vinho, sabemos bem o que é isso e o valor que tem.

É bem curioso esse prazer que temos de oferecer aos amigos os nossos melhores vinhos. E o que sinto ao meu redor é o mesmo sentimento. O mundo hoje está repleto de mesquinharia, de atitudes de esperteza, de quem quer levar vantagem. Isso está presente nas relações pessoais e – arre! – de trabalho. As pessoas negociam para vencer, para “se dar bem”. Há pouco espaço para o “ganha-ganha”, tão propalado pelas consultorias de gestão. Há muito pouco interesse pelas consequências das ações que se tomam no trabalho ou mesmo na vida privada. É claro que há exceções, normalmente nas verdadeiras amizades.

Nesse outro mundo a que pertencemos – o mundo do vinho – reina uma postura totalmente diferente: todos querem oferecer o que há de melhor em suas adegas. Ninguém se pergunta se os demais componentes do encontro para o qual se está levando sua garrafa possuem a mesma condição ou o mesmo nível de rótulos. A satisfação está em satisfazer os confrades e até, quem sabe, surpreendê-los com aquele vinho que irá “causar”. Mas, não há competição. Há, sim, prazer em doar. Ninguém me parece frustrado por não ter sido quem ofereceu o melhor do jantar. O sentimento é de usufruir os melhores, ainda que outros os tenham trazido. Pouco importa quem.

 

Nesses anos todos, provei vinhos que nunca poderia adquirir, graças ao desmedido desprendimento de amigos. Sou eternamente grato a eles. Ao mesmo tempo, regalei outros, em outros círculos, que tenho certeza de que seus participantes não estariam em condições de experimentar.

Screenshot_20190623-192458

É claro que já tive algumas (pouquíssimas) decepções, em que se procurou buscar uma forma de nivelar o valor das garrafas aportadas, mas isso sempre fracassou. Esse tipo de atitude logo acaba em desfazimento do grupo, porque não está de acordo com a essência do compartilhamento.

Esse altruísmo de nossas rodas tem um efeito mágico: quanto mais você se doa, mais o seu grupo vai elevando o nível de conhecimento enológico. Com o transcorrer dos anos, todos evoluem: seus amigos passam a apreciar vinhos melhores e, consequentemente, o retorno vem em conhecimento e inestimáveis surpresas para todos.

Essa é – creio eu – a razão pela qual tantas grandes amizades nascem em torno dessa bebida sem igual. Portanto, aproveitemos e brindemos: saúde, amigos!

Fernando Procópio
Apreciador de Vinhos

 

Links dos Posts citados:
2° Aniversário do Blog – Um Agradecimento ao Vinho!
Quantos anos devemos guardar um vinho? Uma pequena lição que aprendi.

29 comentários em “Vinhos: Uma Ponte para a Amizade

  1. Caro Procópio, como sempre você expressa de forma emocionante em palavras muito singelas, a verdadeira importância de nossas vidas. É uma homenagem às amizades.
    Sou muito grato ao vinho, por ter extendido tanto minha rede de amigos, e você foi um dos grandes presentes!!!
    Forte abraço Comendador!!!

    Curtido por 2 pessoas

    1. Nilton, meu caríssimo amigo. Você é um exemplo de desprendimento, que reflete muito bem a alma generosa que você carrega. Um privilégio conhecê-lo e pertencer ao seu círculo de amizades.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Disse tudo Fernando Procópio. Realmente, qual seria a graça de abrir aquele vinho especial sem os amigos para partilhar?
    Vamos continuar vivendo nossas experiências de vinho assim.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Caro Comendador Procópio,
    Belíssimo texto, reflete a essência do que é o vinho, por ele, e em torno de nasceram e nascem a cada dia grandes amizades, que mesmo de longe estamos muito próximos.
    Forte abraço, meu caro amigo.

    Curtido por 2 pessoas

  4. Sensacional, Procópio! Digo com toda certeza, não fosse por amigos generosos e sensíveis, não teria provado nem 1/3 do que já provei. Da Bahia, passando por Brasília, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais e por aí vai… Sou eternamente grato e guardo na memória uma lista de retribuição. Um dia ainda quero retribuir um a um. Um abraço e parabéns pela sensibilidade.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Esse é o espírito de todos nós, Chuck. Também tenho que agradecer a uns tantos amigos por terem me propiciado conhecer vinhos incríveis. E – claro – a maior satisfação é reunir amigos, falar sobre vinhos e também jogar conversa fora.

      Curtir

  5. Querido Procópio: em sábias palavras você exprimiu um sentimento maravilhoso que permeia a grande maioria das relações no Mondovino que conhecemos! Obrigado amigo por trazer com tanta clareza aquilo que sentimos quando partilhamos uma botelha de vinho com um amigo! Abração querido!

    Curtido por 2 pessoas

  6. Belas palavras, Procópio. Em um mundo em que o individualismo e a competitividade parecem cada vez maiores, é bom lembrar a verdadeira essência do vinho: a partilha, os bons momentos e as amizades. Posso dizer que a grande maioria das minhas maiores amizades nasceu em torno de uma garrafa de vinho – em alguns casos são mais de 15 anos de amizade verdadeira, muitas garrafas, experiências e risadas compartilhadas.
    Um abraço e espero em breve poder compartilhar boas garrafas com essa turma aí.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Daniel, você ainda compartilha um item a mais em relação a nós outros: sabedoria. Estaremos aguardando a sua vinda para provarmos bons vinhos por aqui. Abração e obrigado!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário