No dia 16/07 tive a oportunidade de participar da degustação dos vinhos da Quinta da Chocapalha promovida pela Adega Alentejana. O evento beneficente realizado no Rascal do Itaim, um jantar harmonizado com 5 rótulos da vinícola portuguesa, contou com a presença da diretora da vinícola Andrea Tavares e teve toda sua renda doada ao Hospital do Amor.

A vinícola.
A Quinta da Chocapalha está situada nas colinas ensolaradas da Região Demarcada de Lisboa, mais precisamente fica próxima à histórica Aldeia Galega de Merceana, no município de Alenquer, a 45 km da capital portuguesa.
A enóloga é a renomada Sandra Tavares que entre outros vinhos assina a linha da Wine & Soul e é filha dos proprietários da vinícola Alice e Paulo Tavares da Silva. Atualmente a Quinta da Chocapalha produz 18 rótulos e 150.000 garrafas por ano.
O vídeo abaixo conta um pouco mais da história da vinícola.
E para quem quiser visitar a Quinta da Chocapalha e as vinícolas da região de Lisboa, tem dicas no final do Post.
A Degustação
Na degustação foram apresentados 5 dos 18 rótulos da vinícola, incluído o ícone CH Tinto. Os detalhes dos vinhos provados estão a seguir:
Quinta da Chocapalha Arinto 2017: produzido em castas 100% Arinto, um dos vinhos de entrada da vinícola, com 12,5% de graduação alcoólica e aromas cítricos e minerais. Em boca é fresco e agradável.
Quinta da Chocapalha Branco 2017: corte de Arinto, Verdelho e Viosinho, também da linha de entrada da vinícola, no nariz apresenta aromas cítricos e florais sem grande complexidade. Em boca é agradável e fácil de beber.
Quinta da Chocapalha Tinto 2015: corte de 40% Touriga Nacional, 15% Tinta Roriz, 25% Touriga Franca, 10% Castelão e 10% Alicante Bouschet com passagem de 18 meses em carvalho francês de 2° e 3° uso. Cor púrpura, aromas de frutas negras com notas florais. Em boca tem taninos frutados e final de média persistência. Levou 91 pontos da Wine Enthusiast.
Quinta da Chocapalha Vinha Mãe 2013: este me agradou bastante, corte de 40% Tinta Roriz, 30% Touriga Nacional e 30% Syrah e passagem de 20 meses em carvalho francês. Cor violeta, com aromas de fruta preta madura e algumas notas florais. Na boca, apresenta boa complexidade, com taninos maduros, boa estrutura e um grande potencial para envelhecimento em garrafa. O final de é elegante e longo.
CH by Chocapalha Tinto 2013: Obviamente o melhor da noite. Produzido de uvas 100% Touriga Nacional e passagem de 24 meses em carvalho francês com 14,0% de graduação alcoólica. Cor violeta, aromas fresco de fruta vermelha madura com notas de chocolate e argila. Na boca tem boa estrutura e complexidade com taninos maduros e ótimo equilíbrio. O final é rico, longo e complexo. Levou 93 pontos de Robert Parker nesta safra.
Que bacana Sitta! Adoro os vinhos portugueses!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Saudades suas, Traste
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vinhos portugueses são tops. Parabéns pelo post.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Excelente artigo, como sempre, Rodrigo! Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não sabia que a Sandra Tavares era a enóloga da Chocapalha. Gosto muito do trabalho dela na Wine & Soul.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Só faz coisa boa. E também já participou do Side Car
CurtirCurtir