Degustação da Quinta da Chocapalha

No dia 16/07 tive a oportunidade de participar da degustação dos vinhos da Quinta da Chocapalha promovida pela Adega Alentejana. O evento beneficente realizado no Rascal do Itaim, um jantar harmonizado com 5 rótulos da vinícola portuguesa, contou com a presença da diretora da vinícola Andrea Tavares e teve toda sua renda doada ao Hospital do Amor.

IMG_20190717_001642_880
Andrea Tavares – Diretora da Quinta da Chocapalha

A vinícola.

A Quinta da Chocapalha está situada nas colinas ensolaradas da Região Demarcada de Lisboa, mais precisamente fica próxima à histórica Aldeia Galega de Merceana, no município de Alenquer, a 45 km da capital portuguesa.

A enóloga é a renomada Sandra Tavares que entre outros vinhos assina a linha da Wine & Soul e é filha dos proprietários da vinícola Alice e Paulo Tavares da Silva. Atualmente  a Quinta da Chocapalha produz 18 rótulos e 150.000 garrafas por ano.

O vídeo abaixo conta um pouco mais da história da vinícola.

E para quem quiser visitar a Quinta da Chocapalha e as vinícolas da região de Lisboa, tem dicas no final do Post.

A Degustação

Na degustação foram apresentados 5 dos 18 rótulos da vinícola, incluído o ícone CH Tinto. Os detalhes dos vinhos provados estão a seguir:

Quinta da Chocapalha Arinto 2017: produzido em castas 100% Arinto, um dos vinhos de entrada da vinícola, com 12,5% de graduação alcoólica e aromas cítricos e minerais. Em boca é fresco e agradável.

Quinta da Chocapalha Branco 2017: corte de Arinto, Verdelho e Viosinho, também da linha de entrada da vinícola, no nariz apresenta aromas cítricos e florais sem grande complexidade. Em boca é agradável e fácil de beber.

Quinta da Chocapalha Tinto 2015: corte de 40% Touriga Nacional, 15% Tinta Roriz, 25% Touriga Franca, 10% Castelão e 10% Alicante Bouschet com passagem de 18 meses em carvalho francês de 2° e 3° uso. Cor púrpura, aromas de frutas negras com notas florais. Em boca tem taninos frutados e final de média persistência. Levou 91 pontos da Wine Enthusiast.

Quinta da Chocapalha Vinha Mãe 2013: este me agradou bastante, corte de 40% Tinta Roriz, 30% Touriga Nacional e 30% Syrah e passagem de 20 meses em carvalho francês. Cor violeta, com aromas de fruta preta madura e algumas notas florais. Na boca, apresenta boa complexidade, com taninos maduros, boa estrutura e um grande potencial para envelhecimento em garrafa. O final de é elegante e longo.

CH by Chocapalha Tinto 2013: Obviamente o melhor da noite. Produzido de uvas 100% Touriga Nacional e passagem de 24 meses em carvalho francês com 14,0% de graduação alcoólica. Cor violeta, aromas fresco de fruta vermelha madura com notas de chocolate e argila. Na boca tem boa estrutura e complexidade com taninos maduros e ótimo equilíbrio. O final é rico, longo e complexo. Levou 93 pontos de Robert Parker nesta safra.

Serviço:
Adega Alentejana – https://www.alentejana.com.br/
Telefone: (11) 5094-5760
Entre Taças e Panelas – Turismo Enológico.
Instagram: @entretaçasepanelas
Facebook: @entretaçasepanelas
Whatsapp: +40 745962087
Telefone: +351 927456880
Anúncios

6 comentários em “Degustação da Quinta da Chocapalha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s