Ornellaia Vendemmia d’Artista – História e Degustação Vertical Safras 2010 a 2015.

Amigos,

No dia 24/06 realizamos mais um evento do Blog!!

Desta vez o tema escolhido foi novamente uma degustação vertical do ícone de Bolgheri – Ornellaia, mas com os rótulos especiais do projeto Vendemmia d’Artista, safras 2010 a 2015. Esse projeto tem toda sua renda destinada a projetos sociais como explicaremos mais detalhadamente a seguir, mas já foi abordado aqui no Blog no Post abaixo:

Ornellaia e seu Espetacular Marketing

IMG_20190725_010218_454

O Projeto

Ornellaia Vendemmia d’Artista celebra o caráter único de cada nova safra de Ornellaia. Todos os anos, desde o lançamento do Ornellaia 2006 em maio de 2009, um artista contemporâneo cria uma obra de arte e uma série de rótulos de edição limitada inspirados na palavra-chave escolhida pelo Enólogo para descrever o caráter da nova safra.

Vendimmia

O projeto Vendemmia d’Artista inclui uma etiqueta criada pelo Artista para uma garrafa em cada caixa de madeira de Ornellaia (contendo 6 x garrafas de 750ml) e uma edição limitada de 111 garrafas sendo 100 magnums duplos (3L), 10 Imperials (6L) e 1 Salmanazar (9L), cada uma individualmente numerada e pessoalmente assinada pelo artista.

il_progetto

Anualmente essas garrafas são leiloadas e o dinheiro arrecadado é destinado a projetos de caridade em apoio às Artes.

A partir de 2019, o projeto Ornellaia Vendemmia d’Artista arrecada fundos para apoiar o crescimento do programa Mind’s Eye. Este programa, criado pelo departamento de educação do Guggenheim, ajuda pessoas cegas ou com baixa visão a experimentarem a arte em todos os sentidos. Quando todos os sentidos são invocados, as possibilidades se expandem para criar impressões imaginativas, conexões emocionais e memórias duradouras.

Mind’s Eye Programs

Degustação Vertical

Não faz muito, organizamos uma degustação vertical com safras mais antigas e nele descrevemos os cortes de todas as safras até a atual. Então, para quem tiver curiosidade de saber as composições das safras, envelhecimento e curiosidades sobre a produção desse vinhaço, o link está abaixo:

Ornellaia – Curiosidades e Degustação Vertical

Os vinhos foram servidos em dois flights após uma breve sequência de champanhe, branco e tinto. No primeiro flight servimos as safras 2010, 2011 e 2012 e no segundo flight as safras 2013, 2014 e 2015. Para fechar o evento mais um Ripasso e um Sauternes.

Ornellaia 2010 (La Celebraioze): eleito o melhor da vertical pelo consenso geral. Um vinho espetacular com grande potencial de evolução. Complexo em nariz e boca, notas de chocolate, alcaçuz, café e cravo, taninos aveludados e final prolongado. Vale provar novamente daqui a 5 ou 10 anos.

Ornellaia 2011 (L’Infinito): apesar das quase 3 horas de decanter demorou um pouco mais para abrir em taça. Um pouco mais herbáceo que os demais melhorou muito quanto acompanhado do prato principal. Final firme com notas de mentol.

Ornellaia 2012 (L’Incanto): na minha opinião o terceiro melhor da noite. Também decantado por cerca de 3 horas estava mais pronto que o 2011 e mais equilibrado também. Vinho com taninos macios e notas de frutas vermelhas e especiarias. Final longo e balanceado.

 

Ornellaia 2013 (L’Eleganza): não muito diferente das safras 2011 e 2012 mas ainda precisa de mais alguns anos em adega. Quem tiver a safra recomendo guardar por alguns bons anos na adega.

Ornellaia 2014 (L’Essenza): de longe o mais fraco, mostra que a safra 2014 deixou a desejar em Bolgheri. Aliás o corte foge completamente do usual com mais de 20% de Petit Verdot (3 a 4% nas outras safras). Eu já havia provado o Sassicaia 2014 que também esteve abaixo das demais safras provadas em outra degustação vertical.

Ornellaia 2015 (Il Carisma): apesar de ser o mais jovem foi o segundo melhor da noite e com mais alguns anos provavelmente seria o primeiro. Além de uma safra espetacular comprova uma clara tendência de vinhos mais prontos. Harmonioso no nariz, potente e estruturado em boca com final firme e concentrado.

 

E para quem estiver interessado, o próximo evento do Blog será uma vertical de 11 safras do Don Melchor – Concha y Toro. Para maiores informações consultem nossas redes sociais.

Anúncios

4 comentários em “Ornellaia Vendemmia d’Artista – História e Degustação Vertical Safras 2010 a 2015.

  1. Sitta, me lembro de um Post seu onde comentamos que o Villa Antinori 2014 estava decepcionante. Quando estive na Europa no ano passado fui aconselhada por várias casas especializadas em vinhos a não comprar vinhos Toscanos da safra 2014, mesmo, os super Toscanos! Parece que definitivamente foi um ano ruim por lá.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s