Como Verificar a Data de Produção dos Espumantes “Non-Vintage”

Olá,

Na semana passada um assunto me chamou bastante a atenção e deu origem a esse Post.

Fui comprar algumas garrafas de um determinado champagne não-safrado e um amigo me alertou sobre a importância de verificar a data de “Dégorgement”!!

Na verdade a data de “Dégorgement” é um bom indicativo da data final de produção dos vinhos espumantes e por ela temos uma boa ideia de até quando deveríamos abrir uma determinada garrafa.

Os vinhos espumantes (mesmo os produzidos na região de Champagne) não tem um prazo exato de validade, mas também “ficam velhos” e quando isso ocorre eles perdem qualidade pois perdem algumas características importantes, entre elas o perlage (bolhas). E vamos concordar que um espumante sem as bolhas não é mais um espumante, não é mesmo?

Então, se você tem uma garrafa de espumante há algum tempo guardada, vale a pena revisar sua adega, pois você pode estar perdendo o melhor que ele pode oferecer.

Não existe um tempo exato para abrir um espumante mas, em média, três anos seriam um bom limite para espumantes de boa qualidade (podendo variar de acordo com a safra e de como foram vinificados). Vale ressaltar que alguns rótulos dos produtores renomados (principalmente os espumantes safrados) podem durar bem mais que isso, sem perder as principais características.

Mas como conferir essa data indicativa nos espumantes não-safrados? Muitos deles trazem algum tipo de indicação da data de produção no contra-rótulo.

Não existe uma regra específica para a indicação desta data, varia de acordo com o produtor e muitos deles simplesmente não indicam. A seguir alguns exemplos da datas indicadas no contra-rótulo:

Data de Dégorgement: antes de tudo, este é um dos últimos processos na produção dos espumantes, quando são retiradas as leveduras expelidas por pressão após o o congelamento. Dessa forma podemos considerar como data de início do prazo estimado para consumo.

 

Data de Tiragem: a tiragem é o processo que dá início à segunda fermentação que normalmente dura no mínimo um ano. Dessa forma, o tempo dessa segunda fermentação deverá ser adicionado ao prazo estimado para consumo.

20190808_192622

Mas e quando não há indicação de data alguma? O que pode ser feito é consultar essa data com o produtor através do número de lote que obrigatoriamente está indicado na garrafa, via de regra no contra-rótulo.

Com certeza, saber essa data permitirá que você se programe para abrir seu espumante no melhor momento de evolução!!

Fonte:
Revista Adega

11 comentários em “Como Verificar a Data de Produção dos Espumantes “Non-Vintage”

  1. Gostei do tema escolhido, com dicas úteis para otimizar ao máximo os espumantes que consumimos! Belas dicas ! A falta de referências sobre a data de produção, sempre foi uma coisa que me intrigou ! E muitas vezes foi motivo de indecisão sobre comprar ou não!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Bela matéria Sitta, vou checar as minhas aqui, estava outro dia pensando nisso pois tenho umas champas aqui e normalmente não degusto com tanta frequência e outro dia abri uma francesa de primeira linha, porém não safrada e achei bem caída , provavelmente já tinha passado do ponto… e infelizmente como varios outras que tenho aqui … vou checar …
    Abraço e parabéns pelo blog !

    Curtido por 1 pessoa

  3. Muito oportuna a matéria Rodrigo. Já tinha conhecimento, mas é fundamental propagar essa informação para que os consumidores observem esse dado no momento da compra e até mesmo o solicite ao responsável pela venda, especialmente importadoras. Muitas vezes o espumante poderá estar mais envelhecido e terá outras características não esperadas pelo consumidor e causar frustração. Serve, também, como parâmetro e estimativa para o consumo. Parabéns e forte abraço!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s