Marco Luigi Vinhos Finos

Olá,
Apesar de muitas vezes termos falado de vinhos nacionais no Blog, ainda faltava algo mais completo como visitas à vinícolas. Isso finalmente foi possível com a viagem da Ana Sitta, responsável pelo Marketing do Blog ao Sul do país no início deste mês.
A primeira visitada foi a Marco Luigi Vinhos Finos e abaixo trazemos todos os detalhes. Boa leitura!

Aproveitei que tinha alguns dias de férias para visitar a família e amigos no sul do país. Então deu aquela vontade de aproveitar a viagem para voltar ao Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves/RS. Afinal, existem muitas vinícolas boas aqui no Brasil que também vale a pena conhecer e essa seria a oportunidade perfeita para começarmos a falar delas aqui no blog.

A primeira vinícola que fomos conhecer, e uma das melhores do Brasil na minha opinião, foi a Marco Luigi. Lá, fomos muito bem recebidos pelo Seu Victor, neto do fundador da vinícola e responsável pelo cultivo das uvas e pelo Leonardo, filho do Seu Victor e enólogo da Marco Luigi. Foram horas de ótima conversa e excelentes vinhos na companhia dos dois que nos contaram a história da família e da vinícola aqui no Brasil. Infelizmente, um único post não seria o suficiente para resumir tudo, então fica desde já o convite para vocês – leitores do blog – irem conhecer pessoalmente!

Vinhos vinícola Marco Luigi

Fundada aqui no Brasil em 1875 por uma família de imigrantes do norte da Itália, a Marco Luigi, sempre teve o intuito de prezar mais pela qualidade do que pela quantidade dos vinhos produzidos, e por isso, até hoje a vinícola é considerada como uma vinícola boutique. Todos as garrafas são numeradas e a produção é inferior a 15.000 unidades em cada variedade.

Mas essa qualidade que eles tanto prezam começa no vinhedo. Os vinhos são produzidos com 100% de uvas plantadas e colhidas em vinhedos próprios. Durante a visita o Leonardo nos explicou que eles não usam nenhum tipo de herbicida na plantação, que prezam pelo respeito e cuidado com o solo, o que cria um microclima próprio para o cultivo e exige um acompanhamento diário para garantir que as uvas serão colhidas no melhor momento para produzir o melhor vinho possível. Além disso eles aproveitam 100% da uva. O que resta da produção, volta para o solo como adubo. Eles também têm um sistema de coleta de água da chuva para garantir a irrigação do vinhedo durante todo o ano. Sei que pode parecer clichê, mas toda essa dedicação ao terroir e as uvas pode realmente ser percebido nos vinhos que são de excelente qualidade.

Dentro da propriedade eles ainda mantem a primeira casa construída pela família quando chegaram ao Brasil. Foi incrível ouvir o Seu Victor contando as histórias de como eles produziam os vinhos naquela época e o carinho e orgulho que o Leonardo sente por essa história.

A cave deles também foi uma das mais bonitas que vimos. Toda esculpida na pedra e aproveitando o relevo do terreno, ela mantém a temperatura ideal para armazenar os vinhos e é onde ficam armazenados os espumantes “10 Anos”, que tem como principal diferencial o tempo de curada em contado com as leveduras, que permite uma estrutura fantástica com características únicas e inconfundíveis. A 2ª fermentação na garrafa ocorre nas caves subterrâneas da Vinícola por uma período de obviamente 10 anos. São produzidos com uvas Chardonnay e Pinot Noir pelo tradicional método Champenoise. Degustamos o Marco Luigi Brut 2005 e, sinceramente, foi o melhor espumante que provei nessa viagem. Gostei tanto, aliás, que sai de lá com algumas garrafas…rs

Lá também ficam armazenados os vinhos Reserva da Família, que são alguns exemplares de safras excepcionais, para que eles possam acompanhar a evolução das safras. Esses vinhos não contém rótulo, apenas uma etiqueta marcando a uva e a safra, o que torna ele ainda mais interessante. Inclusive, experimentamos um Merlot 2001 e excepcional realmente é a palavra para descrever esse vinho!

Também provamos o Malbec No.1 2015, um dos top da vinícola, também com qualidade excelente. De cor violeta profundo, produção de apenas 7.521 garrafas e 18 meses de envelhecimento em carvalho, é um vinho muito frutado, com aromas de frutas negras, notas florais e de especiarias. Em boca é um vinho complexo de grande estrutura e largo final.

Resumindo, essa vinícola é parada obrigatória para quem visita a região do Vale dos Vinhedos. Quem não puder ir até a região, pode comprar os vinhos pela loja online deles clicando aqui ou pelo telefone (54) 2621-1111 ou (54) 9207-9349. Leitores do blog tem 10% de desconto usando o código “vaocubo” nas compras feitas exclusivamente pelo telefone (o desconto é válido até 14/09/2019).

Ainda vou escrever mais dois posts sobre as visitas, espero que gostem!

Serviço:
Loja Online: https://loja.marcoluigi.com.br/Home/
Visita e Degustação: Não precisa agendar com antecedência, o custo é de R$30 com degustação de 5 produtos entre vinhos e espumantes.
Endereço: Vale dos Vinhedos, s/nº 8º Distrito – Bento Gonçalves – RS
Durante nossa estadia em Bento Gonçalves, ficamos em um AirBnB muito bem localizado (cerca de 15 minutos de carro do Vale dos Vinhedos e do centro da cidade) e bastante aconchegante. Para quem se interessar, estou deixando o link aqui.
Anúncios

6 comentários em “Marco Luigi Vinhos Finos

    1. É incrível os achados que se tem neste País. Imagine a safra do espumante 2005, o espetáculo que deve estar. E o Merlot 2001, e a Cave, a história da familia. Tudo impressiona positivamente. Uma bela descrição do que temos espalhado por este Sul do País
      Parabéns pela oportunidade.

      Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s