Herdade da Malhadinha Nova – Parte 1

Amigos,
Eu sempre menciono e volto a repetir que o Blog é um canal aberto para que confrades e amigos possam compartilhar suas experiências enológicas.
Há poucos meses o confrade José Eduardo visitou a Herdade da Malhadinha Nova e nos oferece um relato detalhado e muito interessante da experiência de visita. Boa leitura!

No final de junho estive, acompanhado de minha esposa, na Herdade da Malhadinha Nova, em Portugal. Escolhemos esta vinícola não somente pela conveniência de estar localizada no caminho do nosso roteiro, mas também porque já tínhamos visto programas de TV que mostravam detalhes deste produtor que vem ganhando destaque nos últimos anos. Por uma feliz coincidência, poucos dias antes da viagem pude provar alguns vinhos de lá, no evento Vinhos de Portugal, e tive ainda mais certeza de que tinha feito uma boa escolha de roteiro.

A vinícola

Situada em Albernoa, no Baixo Alentejo a duas horas de Lisboa (cerca de 200 km ao sudeste), a Herdade da Malhadinha Nova Country House & Spa é muito mais do que uma vinícola. É uma fazenda que também conta com hotel e restaurantes, além de oferecer uma série de atividades ligadas ou não ao mundo do vinho.

Na chegada ao local, pegamos um pequeno trecho de estrada de terra batida. Já dentro da propriedade, passamos primeiro pelo restaurante, que pode ser frequentado também por quem não for se hospedar na vinícola. O hotel fica a mais 2 km aproximadamente.

Malhadinha 1

O Hotel

No meio da paisagem típica do Alentejo, encontramos um ambiente extremamente acolhedor, que combina muito bem elementos tradicionais da fazenda com toques de modernidade e objetos de design.

O atendimento é impecável e a equipe é super atenciosa. Como eles mesmo dizem: “eles mimam os clientes com detalhes que fazem a diferença”. Com todo este conforto, ficamos com a sensação que nossa reserva de apenas 1 diária foi pouco. Aproveito para agradecer ao Martim Aleixo, Bruno Marques e Zita Diogo pela ótima experiência que nos proporcionaram.

Opções de Atividades

A Herdade oferece diversas atividades, como passeios, Spa e prova de vinhos, entre outras. Nós fizemos a prova dos vinhos, que está incluída na hospedagem, e a prova direto das barricas, guiada pela Enóloga Adjunta, Elisa Costa.

Malhadinha 6.png

São tantas as opções de atividades, que preferi colocar os links e garantir que nenhuma fosse esquecida:

https://www.malhadinhanova.pt/pt/events/
https://www.malhadinhanova.pt/pt/experiencias/actividades/
https://www.malhadinhanova.pt/pt/experiencias/visitas-enoturismo/

O Restaurante

Os hóspedes podem optar por comer no próprio hotel, num deck com vista para a piscina, ou no restaurante, que fica a 1,7 km (a fazenda disponibiliza alguns veículos para o translado dos hóspedes até o restaurante).

Já quem não estiver hospedado, pode ir ao restaurante (é recomendado reservar, mesmo para os hóspedes). Nós almoçamos na varanda do hotel e jantamos no restaurante, que foi uma experiência à parte.

Pedimos dois Jarret de Borrego (pata de bezerro) com risoto de açafrão, alecrim e cebolinhas da horta. Esta carne é cozida por mais de 20 horas e é, sem dúvida, uma de minhas principais indicações em Portugal. Para acompanhar, bebemos o Marias da Malhadinha 2007, que é o principal vinho produzido por eles. Nossa escolha foi tão acertada, que até o sommelier, Andrii Pokryshko, brincou conosco, dizendo que não conseguiria sugerir uma combinação tão boa caso fôssemos jantar lá na noite seguinte.

Um ponto de destaque é que no restaurante é possível pedir safras antigas dos vinhos produzidos por eles.

Os links para o cardápio e carta de vinhos estão abaixo:

https://www.malhadinhanova.pt/pt/hotel/restaurante/menu/

https://www.malhadinhanova.pt/pt/hotel/restaurante/carta-vinhos/

Os vinhos

Trouxemos 7 vinhos para provar com a equipe do blog e amigos e em breve o resultado será divulgado aqui no Blog na continuação deste Post. Mas antes, vale a pena dividir uma curiosidade: os rótulos dos vinhos são desenhados pelos filhos dos proprietários.

Serviço:
Para informações adicionais, o site da vinícola é: https://www.malhadinhanova.pt/pt/

8 comentários em “Herdade da Malhadinha Nova – Parte 1

  1. Ze Eduardo, meu amigo, que experiencia maravilhosa!
    Certamente em minha proxima visita a Portugal incluirei no roteiro com uma parada em Evora hahaha!
    Deu agua na boca aqui de ler seu post… e quando fui olhar o cardapio fiquei ainda mais entusiasmado. Obrigado por compartilhar conosco!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Parabéns pelo post Zé Eduardo
      Estive na vinícola em 2015, e não me hospedei apenas visitamos e degustamos os excelentes vinhos produzidos por eles
      Deu vontade de voltar e me hospedar
      Os vinhos são excelentes
      Abs aos amigos e sucesso para o blog

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário