Novo Método Busca Evitar a Falsificação de Vinhos na China

Amigos,

O assunto falsificação de vinhos tem sido um tema recorrente aqui no blog (alguns links estão abaixo), principalmente dado à proporção alarmante de seu crescimento, em sua maior parte na China.

Mitos e Verdades sobre Vinhos Falsificados

Os Vinhos Mais Falsificados do Mundo

Esse problema dos vinhos falsificados levou uma empresa australiana, chamada YPB, a criar um código QR serial que promete ajudar as vinícolas australianas a acompanhar seus vinhos em seu mercado mais rentável e problemático, a China. E com certeza vinícolas de outros países poderão adotar a mesma tecnologia.

O sistema usa um código QR serializado com um rastreador secreto incorporado chamado ProtectCode, que em tese permite aos produtores de vinho rastrear seus produtos por toda a cadeia de suprimentos usando um scanner portátil.

O consumidor final, por sua vez, poderá usar um smartphone para escanear o código, através de um aplicativo específico, e saber se o vinho é autêntico ou falso, conforme informa o fabricante do sistema.

A China já se tornou o mercado de exportação mais lucrativo da Austrália, e o problema da falsificação tem atormentado empresas como a Treasury Wine Estates e sua principal marca Penfolds. Em novembro de 2018, como relatado pelo dbHK, a polícia da província de Henan, na China, prendeu 11 pessoas e apreendeu mais de 50.000 garrafas de vinho falso engarrafadas como Penfolds da Austrália e Changyu da China.

fakewine4

As exportações australianas de vinho para a China devem aumentar este ano, uma vez que a China reduziu completamente as tarifas de importação de vinhos australianos em janeiro, em conformidade com o Acordo de Livre Comércio dos dois países.

A primeira empresa australiana a trabalhar com o sistema da YPB é a Accolade Wines, a maior empresa de vinhos da Austrália em volume e a controladora de marcas como a Hardy.

6 Tecnologias Anti-Fraude para Vinhos.

A escala exata de vinho falsificado na China, como em qualquer outro lugar, é difícil de avaliar. No entanto, o valor estimado global da fraude e pirataria pode chegar a US$ 2,3 trilhões até 2022, de acordo com um relatório divulgado pela Frontier Economics, uma empresa internacional de pesquisa econômica.

Nos resta torcer para que as novas tecnologias e uma ação eficaz das autoridades possam minimizar estes problemas.

Fonte:
https://www.thedrinksbusiness.com
Anúncios

3 comentários em “Novo Método Busca Evitar a Falsificação de Vinhos na China

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s