Os Vinhos de Karim Mussi

Olá,

Acredito que você já tenha ouvido falar do enólogo Karim Mussi. Na minha opinião, trata-se de um dos melhores dessa nova e talentosa geração de enólogos que trabalham na Argentina.

Meu primeiro contato com seus vinhos aconteceu durante minha primeira viagem a Mendoza, graças a pessoa responsável por organizar nosso roteiro de viagem, Emiliana Martinez (contato no final do Post). Estávamos em quatro casais e era aniversário de um dos integrantes do grupo. Ela organizou um jantar exclusivo na Cave Ave Maria Puríssima, uma das propriedades de Karim.

Posso dizer que foi amor a primeira vista, provamos os melhores rótulos produzidos por ele e saímos encantados. A partir daí, tive diversas oportunidades de provar seus vinhos e de encontrá-lo pessoalmente (sempre muito atencioso). O último encontro foi na Enocultura, há pouco mais de um mês, e me levou a escrever este Post.

Sobre Karim:

Karim Mussi Saffie é um enólogo e empresário por vocação e aperfeiçoamento. Ele preside a Bodega Altocedro desde 1999 e a Bodega Alandes desde 2012. Além de dirigir suas vinícolas, Karim também dirige um projeto seu em Salta, o Abras, no vale de Cafayate, atua como consultor de alguns enólogos, e também como conselheiro em projetos emergentes nas áreas vinícolas mais promissoras da Argentina.

Mussi, de ascendência libanesa, mas nascido no Chile, mudou-se para a Argentina com sua família muito pequeno e cresceu ao lado do negócio de seu pai, comerciante de suco e vinho a granel. Ele começou a fazer vinho há vinte anos com uvas das vinhas de sua família na renomada região vinícola de La Consulta, no Vale do Uco. Mais recentemente, ele expandiu seu portfólio de vinhos para incluir outra região importante, Cafayate, que faz parte do Vale Calchaquí.

Entre seus principais empreendimentos estão as Bodegas Alandes, Altocedro e Qaramy e os projetos Abras, The Phoenician e Los Poetas. Além disso faz parte do renomado projeto Alpasión, que faz muito sucesso e produz vinhos excelentes.

Alguns dos Vinhos de Karim:

Como disse anteriormente, já provei diversos vinhos de Karim mas, recentemente, fizemos uma degustação de cinco de seus rótulos na Enocultura, onde ele explicou pessoalmente cada um dos cinco:

Malbec 2017, Bodega Alandes: o vinho foi produzido com uvas de 6 vinhedos diferentes: Los Arboles, Los Chacayes, Vista Flores, Campo los Andes e 2 vinhedos de La Consulta, 100% Malbec com 14,3% de graduação alcoólica, aromas de frutas silvestres e especiarias. Em boca é frutado, de corpo médio e final marcante.

El Turco 2018, The Phoenician: corte de 70% Malbec, 10% Cabernet Sauvignon, 10% Tempranillo, 10% outras uvas. Vinho jovem, aromático e fácil de beber.

Paradoux Blend Semillón-Sauvignon Blanc 2ème Édition, Bodega Alandes: o melhor da degustação, um vinho branco fora da curva. Anteriormente era safrado mas à partir desta segunda edição trata-se de um blend de safras. Produção de somente 1.560 garrafas em um corte de 66% Semillón e 34% Sauvignon Blanc, fermentado e envelhecido “sur lie” por 14 meses em carvalho francês e 13,7% de graduação alcoólica.

Paradoux Blend Red 4ème Édition, Bodega Alandes: assim como o branco, passou a ser um blend de safras após a primeira edição. Corte de 20% Cabernet Sauvignon, 20% Cabernet Franc, 20% Malbec, 20% Merlot e 20% Petit Verdot com passagem de 12 meses em carvalho francês e 14,1% de graduação alcoólica.

Gran Cabernet Franc 2016, Bodega Alandes: no mesmo padrão de qualidade dos grandes varietais CF produzidos na Argentina. O vinho é 100% Cabernet Franc com passagem de 18 meses em carvalho francês com 14,4% de graduação alcoólica. Aromas florais com notas herbáceas, em boca é sedoso com taninos macios e final prolongado.

Contato para roteiros em Mendoza:
Emiliana Martinez
Email: emilianamartinez55@gmail.com
Whatsapp: +54 9 261 3434417
Karim Mussi Winemaker
https://karimmussi.com

 

6 comentários em “Os Vinhos de Karim Mussi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s