Herdade da Malhadinha Nova – Parte 2

Amigos,

Há poucos dias, o confrade José Eduardo Soares, relatou aqui no Blog sua incrível experiência de visita ao complexo turístico da Herdade da Malhadinha Nova em Portugal (link a seguir).

Herdade da Malhadinha Nova – Parte 1

Durante sua visita, ele comprou sete dos principais vinhos da Malhadinha Nova. Depois, organizou uma degustação que aconteceu na última sexta-feira para que pudéssemos conhecer um pouco mais da vinícola e seus ótimos vinhos.

Então, trago aqui minhas impressões, para que os amigos possam deixar o radar ligado para eventuais oportunidades de compra destes vinhos e quem sabe, uma visita à vinícola.

A Degustação:

Dividimos a degustação em 2 flights de três vinhos cada: o primeiro com brancos e rosé e o segundo com os tintos.

IMG-20190929-WA0270

Um dos principais vinhos da vinícola, Menino Antonio, foi degustado anteriormente, durante a comemoração de aniversário do confrade Antonio Nunes.

Malhadinha Branco 2017: um excelente branco para iniciar a degustação, corte de 49% Arinto, 23% Viognier, 23% Alvarinho e 5% Chardonnay com estágio de 9 meses em carvalho francês e 13,5% de graduação alcoólica. Mais expressivo no nariz do que em boca, com notas florais e de ervas. Em boca é levemente amanteigado com final médio. Nota 3,8 estrelas.

Malhadinha Rosé 2017: corte de Touriga Nacional, Tinta Miúda e Baga com estágio de 10 meses em carvalho francês e 12,5% de graduação alcoólica. Um pouco mais leve que os brancos. Nota 3,6 estrelas.

Arinto by Joachim Koerper 2016: sensacional branco feito com exclusividade para o restaurante do Chef Joachim Koeper. Produção de somente 1.151 garrafas, 100% arinto com estágio de 8 meses em carvalho francês e 14,0% de graduação alcoólica. Nariz expressivo com frutas brancas e amarelas, em boca é untuoso com notas de baunilha e mel. Final longo e frutado. Nota 4,2 estrelas.

Malhadinha Tinto 2015: vinho produzido através da pisa a pé, corte de Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Syrah e Tinta Miúda com estágio de 14 meses em carvalho francês e 15,0% de graduação alcoólica. Aromas de frutas silvestres e pimenta branca, em boca é elegante e equilibrado com final médio. Nota 3,9 estrelas.

Aragonez da Peceguina 2016: uvas 100% Aragonez com estágio de 18 meses em carvalho francês e 14,0% de graduação alcoólica. Aromas de café e chocolate amargo, em boca é estruturado com taninos firmes e final potente. Nota 4,1 estrelas.

Syrah da Peceguina 2015: uvas 100% Syrah com estágio de 18 meses em carvalho francês e 15,0% de graduação alcoólica. Aromas de frutas vermelhas, cacau, baunilha e chocolate, em boca é firme e potente com taninos marcantes e final prolongado. Nota 4,2 estrelas.

Menino Antonio 2012: Provado anteriormente, numa sequência que pode ter desfavorecido a avaliação. Uvas 100% Alicante Bouschet com estágio de 18 meses em carvalho francês e 14,5% de graduação alcoólica. Aromas de frutas negras e alcaçuz, notas tostadas e muito frescor. Em boca é musculoso e estruturado, mas ao mesmo tempo sofisticado com final persistente. Nota 4,2 estrelas.

IMG-20190929-WA0262

Vale ressaltar que os vinhos Malhadinha Branco, Rosé e Tinto são produzidos todos os anos, mas seu corte pode variar. Já os varietais são produzidos apenas nas melhores safras.

Muito obrigado José Eduardo por esta excelente experiência.

 

Anúncios

8 comentários em “Herdade da Malhadinha Nova – Parte 2

  1. Vinhos maravilhosos, bem feitos, equilibrados e difíceis de encontrar. Tive a honra e o privilégio de provar esses vinhos, inclusive o Antonio, e posso dizer que as notas dadas a cada vinho se parecem muito com as minhas. Belo post, Sitta!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s