Produção Mundial de Vinhos x Consumo Global em 2018

Amigos,

Principalmente para aqueles que como eu, são curiosos com números, apresentamos alguns detalhes da produção e consumo mundial de vinhos relativos ao ano de 2018. Fizemos o mesmo comparativo para o ano de 2017 e o link está abaixo:

Produção Mundial de Vinhos x Consumo Global em 2017

Produção e Consumo Mundial.

Os dados preliminares de 2018 indicam que a produção mundial atingiu 292,3 milhões de hectolitros. Após uma produção historicamente baixa em 2017 devido às condições climáticas, a produção de 2018 (+17% em relação à 2017) pode ser qualificada como a mais alta dos últimos 15 anos.

Um hectolitro representa 100 litros, ou o equivalente a pouco mais de 133 garrafas padrão de 750ml. Transformando em garrafas, a produção mundial foi de aproximadamente 39 bilhões de garrafas.

Ainda segundo a OIV, apenas 3 países produzem quase a metade do vinho do mundo e 6 países bebem a maior parte. Itália, França, Espanha lideraram em 2018 a produção mundial com 148,3 milhões de hectolitros.

Em relação ao consumo mundial, os números ficaram praticamente estáveis em relação à 2017 (queda de 0,2%). Em 2018 foram consumidos 246 milhões de hectolitros contra 246,7 milhões de hectolitros em 2017.

Na lista dos principais consumidores, além da Estados Unidos, França e Itália estão a Alemanha, a China e o Reino Unido. Os dados do ano passado são números prévios que dependem de confirmação.

Entretanto, se consideramos o consumo por habitante, os Estados Unidos não são tão entusiastas da bebida como parece. Em quantidade por habitante, Portugal ocupa o primeiro posto mundial e os Estados Unidos apenas a 19ª posição no ranking. Os portugueses bebem mais de 62,1 litros por pessoa ao ano, mais que o dobro do consumo dos alemães, 10° colocação no ranking, que bebem 28,0 litros por pessoa ao ano.

Produção20181

Principais Importadores e Exportadores.

Ainda segundo a OIV, os principais exportadores de vinho são Espanha, Itália, França, Chile e Austrália que juntos somam cerca de 70% das exportações mundiais com 72,7 milhões de hectolitros. Entretanto, se considerarmos o volume financeiro das exportações, a França representa três vezes mais que a líder em volume, a Espanha.

Produção20187

Já em relação as importações, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos somam cerca de 50% do total com 40,2 milhões de hectolitros. Mas em relação ao volume financeiro das importações, os Estados Unidos representam mais que o dobro da primeira colocada, a Alemanha.

Produção20186

Produção e Consumo no Brasil.

Confirmando o panorama global, o Brasil registrou um acréscimo de quase 6% em sua produção, passando de 3,4 milhão de hectolitros em 2017 para 3,6 milhões de hectolitros em 2018. O país ocupa a 15ª posição no ranking dos maiores produtores do mundo (14ª em 2017), segundo dados da OIV.

Em relação ao consumo de vinhos o Brasil aparece apenas em 23º lugar (17ª em 2017), com aproximadamente 2,2 litros por pessoa ano, cerca de três garrafas.

Como dito no Post do ano passado, em relação ao nosso país, o vinho tem um concorrente muito forte e quase imbatível: a cerveja.

Fontes:
http://www.oiv.int/en/oiv-life/world-wine-production-reached-a-record-2923-mhl-in-2018
Anúncios

10 comentários em “Produção Mundial de Vinhos x Consumo Global em 2018

  1. Também gosto muito de números! Claro que mais de vinho…
    Bela matéria, Rodrigo.
    Fiquei surpreso como a produção da Romênia, Russia, Austria na nossa frente.
    Acho que ainda temos um longo caminho a percorrer mas com espumantes e vinhos brancos dá para incomodar o reinado da cerveja, principalmente para aqueles que andam combatendo o glúten.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sou entusiasta do vinho, cada vez mais, sempre digo que a mais que uma bebida dentro de cada botelha, há uma história que eu sempre me ocupo em conhecer; e de fato, a cerveja é imbatível, pela forma como se toma, “a gelada”, e pelo custo da maioria das porcarias produzidas pela Ambev, mas o espaço para o vinho é muito grande, talvez seu maior entrave seja, o absurdo dos impostos. Gosto de números e o mais interessante mesmo neles é saber como há campo para o crescimento deles.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Muito boa matéria ,amigo ,vamos lutar para aumentar nosso percentual ,Acredito que em alguns anos o preço fica mais acessível e aí ,a gente sobe no ranking 🍷👊🏽👏🏻👏🏻👏🏻

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s