A Maior Vertical de Don Melchor da História

Amigos,

Realizamos, neste último final de semana aqui em São Paulo, a maior degustação vertical do mundo (até hoje) do ícone chileno da Concha y Toro, Don Melchor. O evento, que foi realizado em duas etapas, contou com todas as 30 safras de 1987 a 2016.

Tudo começou com a ideia ambiciosa do confrade Daniel Dalzochio, de comemorar seu aniversário com uma degustação vertical deste vinho mítico. A partir dai, ele conseguiu a maior parte das safras, que foram somadas às garrafas cedidas pelos participantes da degustação (eu, por exemplo, colaborei com a safra 1993). Em meados de setembro, reunimos todas as safras.

IMG-20191013-WA0005

Obviamente não foi fácil (nem tão pouco barato), mas ele conseguiu comprar as safras mais antigas na própria Concha y Toro e concretizar este sonho de realizar a maior degustação vertical deste vinho.

História do Vinho e Curiosidades:

Quando o desenvolvimento vitivinícola estava se iniciando no Chile, o destacado empresário chileno, Melchor de Concha y Toro, encomendou cepas nobres da região de Bordeaux, na França, e plantou as suas primeiras parreiras no Vale do Maipo, perto de Santiago. Com este gesto visionário, foram fundados os primeiros alicerces da Vinícola Concha y Toro em 1883.

O vinho Don Melchor começou a ser idealizado em 1984, graças à iniciativa de Don Eduardo Guilisasti Tagle, que pediu a seu filho Rafael e ao enólogo da época, Goetz Von Gersdorff, que visitassem em Bordeaux, na França, o reconhecido mestre francês Emile Peynaud, considerado o pai da enologia moderna, para lhe apresentar os Cabernet Sauvignon procedentes do vinhedo de Puente Alto.

Peynaud reconheceu imediatamente a excelência dos vinhos provenientes deste terroir e sugeriu o nome de seu colaborador mais próximo, Jacques Boissenot, assessor de famosas vinícolas francesas, para liderar o ambicioso projeto de criar um dos primeiros vinhos ícones do Chile.

A primeira colheita foi realizada em 1987 e, desde essa primeira safra, corte final do Don Melchor foi elaborado em conjunto com o destacado assessor francês Jacques Boissenot. Atualmente é seu filho, Eric Boissenot, quem dá continuidade a seu legado e assessora Enrique Tirado nesse processo.

O nome dado ao vinho foi o do fundador da vinícola, Don Melchor e em 1988 é lançado ao mercado a primeira safra (1987).

A partir de 1992 (com a safra 1988), o vinho passou a receber inúmeras indicações de especialistas como um dos melhores vinhos do mundo.

Em 1997, Enrique Tirado, foi designado como enólogo exclusivo do Don Melchor, com o objetivo de manter o altíssimo padrão de qualidade do vinho.

Dados técnicos de todas as safras:

Safras DM

A Degustação:

A degustação, que aconteceu em um restaurante em São Paulo, foi realizada em duas etapas (dois jantares) com 15 safras em cada.

No primeiro dia, provamos as safras 2002 a 2016. Além dos tintos, o welcome drink foi o espumante Victoria Geisse Extra Brut 2013 e a sobremesa foi acompanhada pelo Porto Krohn Vintage 1967.

As safras até 2012 já mostraram boa evolução e excelente resultado em taça. A safra 2013 estava bem abaixo das demais. Na minha opinião, as safras 2014 a 2016 estavam ainda bastante jovens, mostrando que precisam de alguns anos em garrafa e destoando um pouco das demais safras, ainda que a safra 2015 tenha sido votada como uma das melhores por alguns amigos. As melhores safras da noite foram, respectivamente a 2006, 2002 e 2005.

Na segunda noite, com as safras 1987 a 2001, a abertura foi com o champagne Perrier Jouet Gran Brut e a sobremesa foi novamente acompanhada pelo Porto Vintage Krohn só que desta vez da safra 1965.

Todas as safras estavam perfeitas e foi bastante difícil escolher as três melhores. Apenas duas delas, 1991 e 1992 não receberam votos com uma das 3 primeiras da noite. No final, as mais votadas respectivamente foram 1987, 1989 e 1995.

Parabéns Daniel, pela iniciativa e pelo aniversário, e obrigado a todos que fizeram história juntos. Uma degustação que ficará guardada na memória.

Bons vinhos a todos!

Fonte:
http://www.donmelchor.com/pt/historia/

 

 

 

6 comentários em “A Maior Vertical de Don Melchor da História

  1. Uma belíssima noite e um evento para eternizar, uma grande proposta e desafio do amigo Daniel Dalzochio, que se esmerou no trabalho de garimpo destas belas botelhas. Aos participantes a oportunidade de vivenciar uma experiência única.. Saúde a todos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s