Um Novo Vinho Chileno – Parte 3

Amigos,
Nessa próxima parte do artigo, finalizaremos os detalhes do programa de visitas do concurso da Wines of Chile Academy. E pra quem não viu ainda as partes anteriores, os links estão abaixo. Boa leitura a todos!

Um Novo Vinho Chileno – Parte 1

Um Novo Vinho Chileno – Parte 2

Concluindo o Programa de Visitas

Na Quarta-feira, dia 23 de Outubro, após a degustação dirigida na Vinícola Casa Silva, partimos em direção à gigante vinícola Santa Rita, no Vale do Maipo.  Lá fomos recebidos pelo Diretor Comercial para o Brasil, Francisco Vergara e sua equipe, que nos ofereceram um almoço no tradicional restaurante da vinícola, chamado Doña Paula, harmonizado com o Chardonnay e o Carmenere da linha Floresta (que não está no Brasil).

Durante o encontro, conversamos bastante sobre o mercado Brasileiro, suas oportunidades e dificuldades, quando nos foi apresentado o novo lançamento dos vinhos em lata da vinícola, (inclusive um branco desalcoolizado de 10,5% ABV), com a marca Rita.  Terminamos a refeição com sobremesas acompanhadas de um Late Harvest de Sauvignon Blanc, Sémillon e Gewurztraminer muito interessante.

Após o cafezinho, deslocamo-nos para o pátio, onde degustamos mais 4 vinhos de média e alta gamas da vinícola e encerramos com um tour pelo incrível jardim do hotel (Parque Centenário) e da capela gótica, com espécies de plantas advindas do mundo todo.

Por fim, nosso próximo compromisso era na Vinícola Perez Cruz, também no Vale do Maipo e ainda mais distante de Santiago.  Porém, devido ao toque de recolher que estava vigente na Capital, a WoC mudou o local da degustação para o seu escritório, no bairro de Las Condes, exatamente a 50 metros do nosso hotel (Novotel Las Condes).

A degustação foi conduzida por Cristóbal Droppelman, Gerente Comercial, que nos apresentou a linha Limited Edition com 4 vinhos, outros 3 de mais alta gama e 1 rosé.  Cristóbal ressaltou a importância do mercado brasileiro para a vinícola e o modelo de distribuição que adotaram, com importadores regionais.  De fato, os vinhos da Perez Cruz são bastante conhecidos e muito apreciados pelo público Brasileiro.  Saldo do dia, provamos mais 25 vinhos.

No dia seguinte, partimos cedo para o Vale de Casablanca, em direção a vinícola Casas del Bosque, uma vinícola nova, muito bem gerida e onde se dá uma importância muito grande à experiência do consumidor.  Após um tour pela Bodega, terminamos na sala de degustações, onde os vinhos são provados com delicados Amuse-bouché, que valorizam muito a experiência da degustação.  Depois, nos dirigimos ao restaurante da vinícola, chamado Casa Mirador e onde se encontra a bonita árvore que ilustra o logotipo da vinícola.  O almoço acontece no estilo menu degustação, com os pratos idealizados para ressaltar a harmonização com os vinhos oferecidos.  Tivemos o prazer de conversar e entendermos mais sobre a vinícola com o Diretor Comercial para o Brasil, Diego Salazar e o enólogo Alberto Guolo, que compartilharam várias das experiências e inovações que vêm implementando.

Ao final do almoço, regressamos para Santiago e no dia seguinte nos encontramos com o Sommelier e Presidente da Associação Nacional de Sommeliers de Chile (ASCL), Ricardo Grellet, que ministrou uma Masterclass sobre o Chile Vitivinícola e conduziu a degustação de mais 11 vinhos.  Na semana toda, provamos cerca de 90 vinhos Chilenos que nos deram uma noção muito clara e objetiva da atual fase da vitivinicultura Chilena.

Na próxima parte, abordaremos os itens que mais nos marcaram nos vinhos provados e o que tem mudado na vitivinicultura chilena. O link está abaixo:

Um Novo Vinho Chileno – Parte 4

Carlos Eduardo Mazon
Consultor Independente de Vinhos
Sommelier ABS-SP | WSET 3 | EVP | FWS

3 comentários em “Um Novo Vinho Chileno – Parte 3

  1. Oi Dri, esses ainda não provei. Trouxe pra casa, mas não os degustei ainda. O feedback geral que ouço de vinhos em lata é que têm boa qualidade e são descompromissados, o que não é ruim. Abraço grande.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s