Por Que não Devemos Encher a Taça de Vinho?

Olá amigos,

Aproveitando a oportunidade para desejar a todos um Feliz 2020, um post bem curtinho pra fechar o ano.

Esse assunto surgiu no almoço de família deste Natal e aposto que você já sabe a medida correta pra servir uma taça de vinho, mas talvez não saiba a razão técnica pra isso (assim como muitos garçons de restaurante ainda insistem em servir mais da metade da taça, talvez para ver a garrafa acabar logo, imaginando que o cliente pedirá outra garrafa, tal qual cerveja).

3 Detalhes Fundamentais no Serviço de Vinhos em Restaurantes

Bom, além de uma questão muito importante de etiqueta, a razão pela qual não devemos encher uma taça de vinho é para permitir espaço suficiente para o vinho girar no copo e liberar os aromas do vinho. Se você encher o copo até o topo, sobrará pouco espaço na taça e você não poderá girá-lo sem derramar.

swirling-wine

O processo de cheirar o vinho faz uma grande diferença na quantidade de sabor que você eventualmente sentirá no vinho. Além disso, é também uma parte divertida do processo de beber vinho.

Outro ponto importante é que, geralmente, um vinho pode ficar melhor e mais aromático quando aerado por algum tempo, pois libera os complexos aromas do vinho.  A boas taças de vinho são projetadas para encontrar o equilíbrio certo de vinho e oxigênio para os diferentes tipos de variedades de uvas.

Mas qual a medida indicada para encher a taça? Você pode encher as taças de vinho tinto com até 1/3 do total, as taças de vinho branco com até a metade e vinhos espumantes, como champanhe, com até 3/4 do total da taça.

quanto-servir

Um grande abraço a todos e até 2020!!

8 comentários em “Por Que não Devemos Encher a Taça de Vinho?

  1. Feliz ano novo meu brother! Seu blog já é uma referência no mundo do vinho! Parabéns!! Mas independente da minha quantidade, se a taça for daquelas grossas de vidro, tá bom demais kkkk

    Curtido por 1 pessoa

  2. Como disse o meu querido “mAlan”, seu blog é referência para uma grande parte de enófilos do país. Fiquei positivamente surpreso essa semana quando vi que sua matéria sobre o Preview do Uruguai do Descorchados foi postada e elogiada num dos grupos que faço parte… e não foi postada por mim!
    Parabéns e continue trilhando nesse caminho, levando luz e disseminando conhecimento a todos nós que amamos esse universo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s