Família Deicas – Degustação e Novidades

Olá,

Acredito que não novidade para ninguém por aqui o meu apreço pela Família Deicas. Com certeza estamos falando de uma das melhores vinícolas uruguaias e que produz alguns dos principais vinhos do país. São inúmeros rótulos de qualidade como a linha Cru D’Exception, o Massimo Deicas, o Prelúdio (branco e tinto) e os vinhos de Museu da linha Don Pascual, por exemplo. Difícil até de eleger um favorito.

Na minha última visita ao Uruguai, semana passada, durante uma passagem na vinícola para comprar alguns vinhos, fui convidado pelo Santiago Deicas, enólogo e proprietário da vinícola, para provar alguns vinhos entre lançamentos, novas safras e velhos conhecidos. A degustação foi tão especial que decidi escrever por aqui para compartilhar minhas impressões e as novidades da Deicas.

Vale ressaltar que a vinícola tem a assessoria de Paul Hobbs e Santiago Deicas foi escolhido como enólogo revelação do Uruguai pelo Guia Descorchados 2020. O link desta publicação está a seguir: Guia Descorchados 2020 – Preview do Uruguai.

A degustação aconteceu no salão principal da bodega, onde são realizados os almoços e degustações de turismo, sob a supervisão do gerente da área, Wilson Torres. Para mais informações sobre a bodega e suas experiências turísticas vale acessar o link a seguir que contém informações mais detalhadas: Família Deicas.

Iniciamos a degustação com duas novidades: o vinho laranja Bizarra Extravaganza 2018 e o vinho de ânforas Bizarra Extravaganza 2019, ambos da nova linha de vinhos naturais da Vinos Bizarra, um projeto independente que tem Santiago Deicas como um dos sócios. O primeiro me impressionou bastante e foi o melhor vinho laranja que provei. É produzido com uvas 100% Viognier de uma fazenda sustentável da região de Juanicó com 14 % de graduação alcoólica e “Vegan Friendly”. O segundo é 100% Tannat produzido com uvas de vinhedos sustentáveis da região de Progreso e 13,5% de graduação alcoólica.

Na sequência, provamos um velho conhecido em sua nova safra: Massimo Deicas Tannat 2016, o ícone da vinícola. Esse 100% Tannat teve sua “crianza” alterada a partir da safra de 2018 (ainda não lançada) onde passou a ser: 30% em aço inoxidável, 30% em ânfora de argila e 40% em carvalho francês sendo que 20% são de barricas novas. Particularmente achei a safra 2015 mais pronta e recomendo guardar alguns anos esse 2016, apesar de um vinho espetacular.

20200123_132330

Na etapa seguinte foi a vez dos Prelúdios. Iniciamos com o Prelúdio Blanco 2019, nova safra desse que é, na minha opinião, o segundo melhor branco do Uruguai, atrás apenas do Cru D’Exception Chardonnay. Nessa safra o vinho é produzido sob a consultoria de Paul Hobbs, um dos mais renomados enólogos do mundo e tem uma novidade, 30% de vinho base Chardonnay de espumante (sem passagem por carvalho) e 3% de Viognier  somados aos 67% de Chardonnay com passagem de 6 a 8 meses em carvalho francês e 13,5% de graduação alcoólica.

20200123_133859

Depois, o ponto alto da degustação, uma vertical com as safras 1999, 2005 e 2015 (atual) do Prelúdio Tinto. 

Safra 1999: neste lote 50 o corte é 45% Tannat, 40% Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, 9% Merlot e 6% Petit Verdot com passagem de 32 meses em carvalho francês e 13,0% de graduação alcoólica. Absolutamente perfeito após 20 anos de estiba, aromas secundários e terciários de couro, cacau e chocolate e macio e sedoso em boca. Final longo e estruturado.

Safra 2005: a minha favorita desse vinho, corte de 40% Tannat, 24% Cabernet Sauvignon, 20% Cabernet Franc, 12% Merlot, 2% Petit Verdot e 2% Marselan com passagem de 22 meses em carvalho francês. Aromas de frutas vermelhas, tabaco e baunilha. Em boca está vivíssimo e radiante com final longo e aveludado.

Safra 2015: corte de Tannat, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Petit Verdot, Marselan e Syrah com passagem de 24 a 30 meses em carvalho francês e 13,5% de graduação alcoólica. Impressionantemente pronto pra abrir, mesmo jovem fez bonito frente as safras mais antigas. Tem potencial para se tornar uma das melhores safras da história desse vinho.

E para fechar a degustação provamos mais dois vinhos da linha Single Vineyard que também são novidades: Sierra de Mahoma, San José Single Vineyard 2018 e Garzón, Maldonado Single Vineyard 2018. O primeiro é de um vinhedo próximo ao oceano Atlântico que sofre forte influência marítima, corte de Tannat, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon sem passagem por barrica de carvalho. O segundo também vem de vinhedo próximo ao Atlântico, corte de Merlot – Marselan e Merlot – Tannat co-fermentados e Petit Verdot sem passagem por madeira desde a safra de 2016 e guarda em ânforas à partir de 2018.

A Família Deicas é, sem dúvida alguma, um dos principais produtores do Uruguai e passagem obrigatória para os amantes do enoturismo.

Serviço:

Bodega Familia Deicas


https://www.instagram.com/bodegafamiliadeicas/

 

8 comentários em “Família Deicas – Degustação e Novidades

  1. Belíssimo artigo, Rodrigo! Muito interessantes as novidades da Deicas. Mais ainda por serem uma das Bodegas mais tradicionais do Uruguai e ve-los produzindo esses novos experimentos só enriquecem o portfolio e a marca. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu até pouco tempo conhecia nada de Uruguai e de 1 ano pra comecei junto com os amigos a degustar alguns. Sem dúvida que são realmente vinhos muito bons e eles estão de parabéns, a matéria já vai dando ótimas dicas do que eu pretendo visitar no segundo semestre, e pessoalmente não posso deixar de ir lá. Sempre esclarecedor e objetivo, parabens pela matéria ..

      Curtido por 1 pessoa

  2. Excelente matéria, Sitta
    De fato, a vinícola é um show, com vinhos pra lá de especiais.
    E o Cru D’Exception Chardonnay foi um dos melhores – senão o melhor – vinho dessa uva do Novo Mundo que provei.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s