Olá,
Todos sabem da minha paixão pelos vinhos e vinícolas do Uruguai. A Artesana era uma das vinícolas que eu gostaria de conhecer há algum tempo e, finalmente, no último dia 23 de janeiro tive a oportunidade de visitar essa charmosa bodega localizada à cerca de 40 minutos do centro de Montevidéu.
A vinícola
A vinícola possuiu raízes americanas, o que explica sua forte ligação com a uva Zinfandel. Foi criada com o objetivo de exportar vinhos finos para os Estados Unidos, mas o sucesso no mercado local foi tão grande que a maior parte de sua produção anual de 50.000 garrafas é vendida no próprio Uruguai. Ainda assim, uma parcela é exportada para Brasil, Estados Unidos, Europa e Hong Kong.
A Artesana realiza um trabalho meticuloso nos vinhedos para obter uvas da mais alta qualidade. O objetivo desse trabalho é diminuir o rendimento da produção de uva, alcançando assim a qualidade desejada, sem irrigação e com um manejo integrado das culturas. Entre as principais uvas plantadas estão: as variedades tintas Tannat, Zinfandel, Merlot e Cabernet Franc e as brancas Chardonnay e Petit Manseng.
O grande diferencial da visita à Artesana, comparando a outras vinícolas, é a comida. O seu Chef trabalhou no mais famoso hotel cassino do Uruguai, em Punta del Este. A cozinha é aventureira (especialmente para o Uruguai), especializada nos ingredientes locais mais frescos e no uso criativo de subprodutos do vinho. Ao contrário de outras vinícolas com um restaurante em Montevidéu, o Artesana nunca aceita reservas de grandes grupos. Eles limitam os visitantes a um máximo de dez pessoas, para garantir que você estará almoçando em perfeita serenidade.
A Degustação
Aproveitamos a oportunidade para provar alguns vinhos da Artesana, produzidos sob a assinatura das enólogas Analía Lazaneo e Valentina Gatti. Foram algumas novidades da vinícola e outros velhos conhecidos. Os comentários estão a seguir:
Zinfandel 2019: um dos vinhos da linha jovem da bodega, sem passagem por carvalho. Agradou bastante.
Tannat 2018: opção interessante na faixa de preço. Também não tem passagem por carvalho e é da mesma linha jovem.
Tannat Reserva 2018: ótimo 100% Tannat com passagem de 15 meses em barricas novas e de segundo uso de carvalho francês e americano. Vinho robusto, levemente herbáceo com notas de caramelo e cacau. Final potente e prolongado.
Tannat – Zinfandel Reserva 2017: corte de 80% Tannat e 20% Zinfandel com passagem de 12 meses em carvalho francês e americano. Produção de apenas 4.633 garrafas e 13,9% de graduação alcoólica. Vinho elegante e frutado, com aromas de frutas negras e caramelo, macio em boca com final aveludado.
Cabernet Franc – Merlot Reserva 2018: corte de 60% Cabernet Franc e 40% Merlot fermentados e envelhecidos separadamente em carvalho francês e americano. Após o corte final o vinho passa um mês em tanques de aço-inoxidável. Vinho elegante, com aromas de frutas vermelhas e boa complexidade em boca.
Turismo
A Artesana oferece de quarta a domingo opções de visitas guiadas pelos vinhedos e vinícola com degustação dos principais vinhos da bodega e almoço de 6 passos.
Para saber mais, basta clicar no link a seguir: Opções de Turismo Enológico.
Linda a vinícola Sitta! Bom saber que a gastronomia é de qualidade! Ótima dica amigo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
https://loja.wineloversjf.com.br/buscar?q=Artesana+
Use o cupom de desconto VAOCUBO e viva essa fantástica experiência com os vinhos da Artesana
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mais uma bela dica de enoturismo, Rodrigo. Fiquei bastante curioso com os vinhos e a culinária. Olha que cultivar Zinfandel é um desafio. Abraço e parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mazon
Precisamos marcar uma viagem ao Uruguai. Também quero conhecer outras vinícolas depois das dicas do Ortega
CurtirCurtir
Sitta vale a pena conhecer a Spinoglio também, vinicola boutique. Também sou apaixonado pelo Uruguai.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tentei contato com eles mas não obtive retorno. Uma pena porque eu queria muito visitar.
CurtirCurtir
Uma pequena observação: O Tannat Reserva 2018, é criança de 12 meses de carvalho francês e americano, foram produzidas 5.860 garrafas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sitta, o site da Wine Lovers é o http://www.winelovers.com.br?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim
Mas o site pra comprar o vinho com desconto não é esse.
É o que está aqui nos comentários
CurtirCurtir
Top!!
Usem o cupom de desconto VAOCUBO na https://loja.wineloversjf.com.br/buscar?q=Artesana
CurtirCurtir